Atualizado às 17h34, após o título de Ignacio Carou e Murkel Dellien nas duplas
Rio de Janeiro (RJ) – O título de simples do ITF M25 do Rio de Janeiro ficou para o Brasil. Neste domingo, o gaúcho Eduardo Ribeiro se consagrou campeão nas quadras de saibro da Rio Tennis Academy, ao derrotar mais um favorito, desta vez o boliviano Murkiel Dellien, 269º colocado na ATP e cabeça de chave 3, por 5/7, 6/2 e 6/1, após 2h17, em um dia quente e de sol forte nas Laranjeiras.
Ribeiro, que ficou dois meses e meio afastado por uma ruptura no músculo adutor da perna, volta a saborear uma conquista que não vinha desde agosto de 2023 e fatura seu segundo título M25 na carreira, o primeiro desde 2022. Ao todo, o tenista de 27 anos levanta seu quinto troféu de simples como profissional.
“Estou muito feliz. Vinha trabalhando duro e de um período meio conturbado. Quero agradecer à minha família e equipe. Fiz umas finais há uns anos, mas título fazia um tempo que não ganhava. Agora é desfrutar, aproveitar, seguir em frente e continuar trabalhando que vem mais”, destacou o tenista que chegou a ter vantagem de 4 a 1 no primeiro set, cedeu a virada, mas saiu vitorioso.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Comecei muito bem, dominando total. Abri uma distância boa, mas ele cresceu e eu dei uma relaxada. Mas quero agradecer o Narciso [seu treinador] por me manter firme e positivo no jogo. Depois ele [Dellien] caiu fisicamente e eu consegui aproveitar”, apontou o tenista.
Ao longo da semana, os jogadores tiveram que encarar diferentes condições climáticas na capital fluminense, intercalando sol, frio e chuva. Por causa disso, os jogos foram transferidos para quadra coberta na quinta-feira, mas finalizou com um dia de céu aberto e muito calor neste domingo.
“Consegui me adaptar, lidar com as circunstâncias na semana. Nada melhor terminar com o título nesse sol, esse visual aqui, já que na semana não conseguimos ver o Cristo pelo mau tempo, mas hoje um diazão, me deu uma força para levantar esse caneco”, frisou Ribeiro.
Gaúcho de Santa Cruz do Sul e radicado em Itajaí (SC), Eduardo Ribeiro já foi 317 do mundo e ocupa hoje a 610ª posição no ranking da ATP. Embora ele sofra uma considerável queda na atualização desta segunda-feira, aparecendo na 667ª posição, ele tem tudo para escalar a lista masculina e aparecer entre os 550 melhores quando os 25 pontos desta semanas forem contabilizados, no dia 20 de outubro.
Uruguaio e boliviano são campeões nas duplas
Também neste domingo foram definidos os campeões da chave de duplas. Em jogo atrasado devido ao mau tempo, a parceria nacional de Carlos Lino e Leonardo Storck, ambos de 16 anos, acabaram derrotados pelo uruguaio Ignacio Carou e o boliviano Murkel Dellien, principais candidatos ao título, com uma virada por 3/6, 6/2 e 10-7.
Com a vitória, Carou e Dellien foram automaticamente declarados campeões, uma vez que Paulo Saraiva precisou se retirar da competição ao lado de Christian Oliveira, impossibilitando a disputa do título. Eles já estavam classificados para a final desde sexta-feira, contando com a desistência dos argentinos Tomas Martinez e Lorenzo Rodriguez.
Parabéns, muito bom. Que retorno seja melhor hoje, pois o top 400 está logo ali. Sucesso Dudu Riba
Esse torneio foi meio mal organizado? Eu fui lá e naõ entendi algumas coisas. So as quadras 1 e 4 estavam sendo usadas (talvez a partir de sexta), mesmo com os jogos totalmente atrasados por causa das chuvas. E na sexta o jogo da quadra 4 foi interrompido no começo (esqueci quem estava jogando), mas a quadra foi utilizada por sócios (acho). Uma doideira. Ficou simples e duplas expremidas tanto no sabado quanto no domingo (q nem era pra ter jogo, a final estava programada pra sábado.