Naná conquista primeiro título profissional de simples aos 15 anos

Foto: Rafael Pignataro

São João da Boa Vista (SP) – Uma semana depois de conquistar o título de duplas do ITF W35 de São Paulo, disputado no clube Paineiras, a juvenil Nauhany Silva repetiu a dose e faturou neste domingo seu primeiro torneio de simples como profissional. A paulista de 15 anos foi campeã do Torneio Internacional Feminino de Tênis – Ano VIII, torneio de nível W15 que aconteceu nas quadras de saibro da Sociedade Esportiva Sanjoanense, superando na final a chilena Antonia Vergara, número 533 do mundo e terceira principal inscrita da competição, por 6/4 e 6/3, em 1h31 de partida.

“Estou muito feliz, a sensação [de ganhar primeiro título] é muito boa. Foi uma semana difícil, com jogos muito duros, e acho que em todos eu consegui me superar, colocar meu coração e me entregar cada vez mais em quadra. Agora, espero ganhar mais, evoluir sempre e pegar experiência”, afirmou Naná.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Ela também não esqueceu de agradecer o apoio constante do público de São João em todas as suas partidas. “Foi muito importante, desde a primeira rodada, quando eu estava perdendo por 1/4 no terceiro set lá na quadra coberta. Vou guardar esta semana para o resto da minha vida”, completou a sensação brasileira.

Aos 15 anos e 6 meses, Nauhany Silva se torna a brasileira mais jovem a ganhar um título profissional desde Beatriz Haddad Maia no ITF de Goiânia em 2011. Naquela ocasião, Bia tinha 15 anos e 5 meses de idade e vinha de um vice-campeonato em São Paulo, também no Clube Paineiras.

Nauhany obterá o mais alto ranking profissional de sua carreira já nesta segunda-feira, quando entram os pontos da campanha em São Paulo na semana passada, e subirá 23 posições, chegando ao 772º lugar, 15 acima de seu recorde pessoal anterior. Com mais 15 pontos obtidos em São João, ficará próxima à 670ª posição na próxima lista.

Antes cotada para jogar o WTA 125 do Rio de Janeiro nesta semana, Naná não participará do evento carioca, mas deve estar em Florianópolis para a disputa de outro torneio da série 125, que acontece entre os dias 20 e 26 de outubro.

O Torneio Internacional Feminino de Tênis – Ano VIII é realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte e tem o patrocínio do Banco Itaú. A competição tem como sede a Sociedade Esportiva Sanjoanense e recebe as chancelas da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Paulista de Tênis. A realização é do Instituto Esperança do Amanhã.

Subscribe
Notificar
guest
66 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás

Sem a menor sombra de dúvida será o 1o de muitos! Zero surpresa para mim esse título dela. Naná tem um baita talento! Parabéns!!

Adalberto
Adalberto
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Zero surpresa prá você, mas é uma baita alegria prá mim ver essa criança ganhar seu primeiro torneio no Dia das Crianças, kk…
Claro que tem muito talento, mas é impossível não destacar a insistência e consistência do pai, Paulinho, que colocou uma raquete de tênis no berço dela, quando ela nasceu!
Assim como o pai da Vênus e Serena (que ganhou seu primeiro ITF aos 14 anos), o Paulinho já tá iniciando os trabalhos com a irmã de 2 aninhos da Naná!
Ou seja, com raras excessões, os heróis são forjados no berço pelos pais!
Que venha dezena, centena de títulos!
VQV Naná! VQV Paulinho!

Antonio
Antonio
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

“Sem a menor sombra de dúvida” foi um pouco forçado né… tem potencial, mas ainda está longe de ser realidade.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Antonio

Esse nada entende de tênis nem de português!

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás

Qual a idade da Bia quando ganhou o seu 1o título? Alguém saberia me informar?

Luiz Fernando
Luiz Fernando
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

15 anos e 05 meses. Está no texto da matéria.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fernando

Foi acrescentado. Não havia essa informação, por isso perguntei!

peppeu
peppeu
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Sempre esteve no texto.

Marcos
Marcos
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Olá, está no post. 15 anos e 5 meses.

Andre Borges
Andre Borges
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Está na matéria

Paulo
Paulo
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Ontem tu tava falando mal da Bia. E a informação também estava no texto ontem …

Jesus Reginaldo
Jesus Reginaldo
1 mês atrás
Responder para  Paulo

Kkkkkkkkkkkkkkkk.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Paulo

Jamais faria isso!

João Manoel de Almeida
João Manoel de Almeida
1 mês atrás
Responder para  Paulo

15 anos e 05 meses

Elizeu
Elizeu
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Está escrito na matéria. 15 anos e 5 meses.

Ronaldo Lira
Ronaldo Lira
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Essa geração Tik Tok, que vê video em velocidade 20x, nem para Lê a matéria completa . . .

Ney
Ney
1 mês atrás

Parabéns a nossa menina de ouro, Naná! Senti falta da informação do ranking da adversária na matéria. Ficou confuso também que “ Com a campanha desta semana, ela obterá o mais alto ranking de sua jovem carreira nesta segunda-feira”, sendo que, na sequência, a matéria menciona que os pontos da semana só serão computados na semana seguinte.

Ney
Ney
1 mês atrás
Responder para  Matheus Dalcim

Obrigado pelo esclarecimento, Matheus. É que a forma como o texto mencionava, que copiei, não estava clara. Agora está. Abs

Tito
Tito
1 mês atrás

Quanta alegria ao ver o sucesso de alguém tão jovem. Foi um presente de Nossa Senhora Aparecida para os brasileiros e brasileiras neste dia Dela. Parabéns Naná

Luiz Doederlein
Luiz Doederlein
1 mês atrás
Responder para  Tito

A guria se mata treinando, sua equipe conduz tudo muito bem, e a santa é que leva a glória. Bah!

Elenilson
Elenilson
1 mês atrás
Responder para  Tito

Bem menos. Nada a ver esta forçada de barra juntando religião (que deveria ser sem nacionalismo, como é o que prega o cristianismo) com ufanismo de plantão.

Kario
Kario
1 mês atrás

Muito feliz com esse primeiro título da Naná – primeiro de muitos!!! Agora vamos torcer pro Ribeiro vencer o brazuca-terminator e trazer outro título pra nós.

Leonel
Leonel
1 mês atrás

Vai tirar um peso das costas e dar muita moral. Essa dificuldade inicial dela por.ficar muito nervosa já vai estabilizando devido os resultados chegando e a confiança também. Deve jogar uns 2 ou 3 ITFs 15 e já com ranking vai prós maiores 35 e 50,70. Dentro de 1 ano vai.estar fazendo bonito nos challenger 125 feminino ou mais.e com.certeza 2026 vai jogar alguns wta 250 seja no Brasil ou fora. Naná no controle.dos nervos e mental cada vez melhor com.tecnica já apurando já deu alegria pra nós neste título.como se agora em.diante é nosso Fonseca no feminino. Vamos torcer e acompanha-la.

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás

Grande Naná. O 1o de muitos.

Juscelino
Juscelino
1 mês atrás

Naná, superando as expectativas.
O Brasil, estamos bem representados.
Parabéns, Naná.

Pedro Luciano
Pedro Luciano
1 mês atrás

Que forehand potente tem essa menina. Já dizia aqui em casa Naná é fera no tênis e estará entre as melhores do mundo. Com todo respeito a Victória Barros

Fukuha
Fukuha
1 mês atrás

Vi ela jogar o ITF no Paineiras, realmente se trata de um talento, assim como JF , a potencia dos seus golpes impressionam tanto esquerda como direita e até deixadinhas, saques fortes , vi que era o mais fortes entre as meninas do torneio, agora precisa ser lapidada com bons patrocínios, já que vem da periferia paulista graças ao empenho de seu pai, mas que tem boa formação familiar, gostaria que nosso mestre Dalcim opinasse sobre minha opinião e visão da talentosa Naná

Kario
Kario
1 mês atrás

Que brazuca-terminator, nada. Deu Ribeiro, campeão do ift do Rj. Parabéns.

Rodrigues
Rodrigues
1 mês atrás

Alguém sabe informar a razão de não jogar o W125 do RJ ?

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Rodrigues

Acreditamos que a equipe vai poupar ela porque já na outra semana sem.W125 de Florianópolis. Concordo em.poupar porque nessa idade ganhar o primeiro itf na raça, técnica e coração foi alucinante pra garota. Deixar a poeira abaixar, adrenalina a mil e festejar pq o título de hoje pra ela é quase ganhar um Slam. Parabéns a Naná e que venham mais títulos pra gente ficar mal acostumados pq itf 15 ano que vem vai já não servirá mais. Haja pressão.b9a sorte a menina se ouro. Quanto a vaga nos torneios de grupo BJK e outros Naná saiu na frente. Eu diria que hoje o grupo seria Bia, Pigossi(titulares) e Carol, Naná, Candiotto e Victoria reservas. Grupo vai ficar forte após os 17.anos das juvenis em 2027.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás
Responder para  Leonel

A Luisa Stefani ficaria fora do grupo???

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Luisa representa na dupla. As que eu citei deverão ser nas partidas de simples.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Leonel

Não há como discordar de você! Até porque ela é muitíssimo bem orientada pelo Léo Azevedo, que sabe tudo de tênis e não tem pressa, como já declarou em entrevistas anteriores. E em Florianópolis terá maos tempo para treinar e descansar desse torneio de agora.

cazuza
cazuza
1 mês atrás
Responder para  Rodrigues

saúde mental, vai descansar uma semana e volta no outro w125 que vem na semana sequinte. menina esperta ta seguindo os passos do J.fonseca. boa sorte.

Paulo
Paulo
1 mês atrás
Responder para  Rodrigues

Porque ela não tinha ranking ainda e só poderia participar mediante convite, porém na idade dela a ITF limita apenas três convites por ano e faltava apenas um pra atingir o limite e ela optou ou aceitou primeiro o de Florianópolis. Foi um boa decisão. Se ela fosse pro Rio talvez pulasse esse W15 ou ficaria muito desgastante sair da final e correr pra outro torneio em outro estado. Agora ela vai ter uma semana pra se preparar com calma pro W125 de Florianópolis.

HARES
HARES
1 mês atrás

Parabéns Naná!! Belíssima vitória!
Que seja a 1ª de muitas que haverão de vir!!

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás

Menina de ouro

Paulo
Paulo
1 mês atrás

Fantástico, incrível. Parabéns nana. Que seja o primeiro de muitos e, parabéns ao time dela por poupa-la do torneio no RJ. Precisa assimilar e descansar. Sucesso.

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  Paulo

Sim, verdade. Nesta idade precisa preservar mesmo. Falta 3 anos para sair da idade junior.

Leandro Schulai
Leandro Schulai
1 mês atrás

Confesso que achava que a Victoria Barros deslancharia primeiro, mas me enganei. A duas vão dar trabalho ao circuito!

Gostei mto do posicionamento do time de dosar os torneios e tira-la do RJ. Sábia decisão de quem tá pensando lá na frente.

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Leandro Schulai

Agora vai gostar do profissional e diminui a vontade de jogar junior. De certa forma ela e Victoria passam a ser uma das favoritas aos Slams nos torneios juvenis e mais títulos por vir. Ano que vem muitas juvenis sairão do ranking por idade e aí vai abrir caminho pra Nana e Victoria ganharem Slam. Lógico que Naná com títulos em itf vai estar mais firme mental/emocional. Bora lá.

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  Leandro Schulai

Apesar de achar desnecessário falar da Victoria Barros toda vez que elogiamos a Nauhany, eu particularmente acho que as duas estão em um nível muito parecido. Porém o nível na Europa é muito alto e por isso pode demorar um pouco mais para a Victoria vencer o primeiro profissional jogando lá. Semana passada ela disputou um torneio profissional e jogou muito bem, sendo derrotada por uma ex top 20 ou 30 em recuperação. Não foi dominada, se saiu muito bem. Não podemos afirmar que se a Victoria estivesse aqui ela venceria este torneio ou que se a Nauhany estivesse lá venceria aquele torneio. Não sabemos se a Nauhany venceria hoje uma top 5 juvenil ou se a Victoria também venceria.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Muito bom! Concordo com você.

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Ronildo me parece que a Victoria chegou numa semi final naqueles torneios itf15 na Tunísia.

Rogério
Rogério
1 mês atrás

Que fique registrado para a história como o primeiro título. Parabéns Naná!

Anderson
Anderson
1 mês atrás

Parabéns, menina!

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás

Parabéns para Nauhany. Eles decidiram não jogar no Rio de Janeiro. Achei uma boa atitude. Precisa preservar a atleta juvenil. Já provou o que pode fazer. É necessário trabalhar com muito carinho o estado psicológico. Inclusive a Nauhany pode entrar muito tensa no próximo torneio, seja qual for ele e pode não jogar tão bem como jogou neste. O mais importante é que aos 15 anos venceu tenistas bem mais experientes e isso contará bastante para cristalizar sua confiança no futuro.

Sergio
Sergio
1 mês atrás

Excelente tenista a Nana. Parabéns. Grande futuro junto com a Victória Barros.

Tadeu
Tadeu
1 mês atrás

O futuro do Tênis Brasileiro está em João Fonseca. Se este quiser. Ao restante é torcer para estar no Top100. Me desculpem…

João
João
1 mês atrás
Responder para  Tadeu

Eu não sei quem você é, o que você faz, que idade tem, sua relação com o tênis, etc, mas me parece (o que não passa de um direito de expressão meu num chat público) um comentário bem tacanho num momento de celebração.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Tadeu

Teu lugar não é aqui!!!

Maurício
Maurício
1 mês atrás
Responder para  Tadeu

Não merece desculpa, sempre depende do atleta.
Ainda bem, pq se dependesse de quem diz que (torce) estaríamos muito pior do que estamos, pq torcem nas vitórias, nas derrotas todo mundo é técnico, comentárista é só críticam os atletas.
E a Naná e Victoria Barros, tem muito potencial, o esforço delas que vai determinar aonde podem chegar

Críticar é fácil. Mas apoiar…

Haroldo
Haroldo
1 mês atrás

Um fds positivo para o tênis brasileiro. Dois títulos de simples e um de duplas. Mas melhor ainda esse da Nauhany. Joga muito. E a equipe preservando o talento. Step-by-step. Parabéns e sucesso garota

Maurício
Maurício
1 mês atrás

Parabéns Naná, grande conquista, merece muito, família humilde e trabalhadora, merece todo sucesso do mundo
Na torcida pela Naná, Paulinho e equipe

Tom França
Tom França
1 mês atrás

Gostei muito dos comentários que citam a Victória Barros, pois ambas seguem circuitos diferentes, onde acredito que o europeu é mais complicado. Mas isso não torw o mérito da Naná. Se mantiverem o foco, certamente nos darão muitas alegrias, em um país tão extenso e ao mesmo tempo tão carente de grandes jogadores dessa modalidade de esporte.

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  Tom França

Sim Tom França. E ainda há outras meninas aparecendo e outras com mais idade que podem elevar o nível.

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Eduarda Gomes, Natália tourinho e outras.

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  Leonel

Daqui a pouco o Brasil vira uma República Tcheca no tênis feminino kkkk

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Acho que não vira não. Lá o tênis deve ser tão seguido quanto o vôlei e futebol no Brasil. Outro nível de paixão. Nosso tênis concorre com o tênis de mesa, burica, Squash kkk

Zeca
Zeca
1 mês atrás

Tirem o wisky com metanol do redator! 15 anos e 6 meses da Naná é mais que 15 anos e 5 meses da Bia. Faz isso não!

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Zeca

15 anos e 6 meses é mais “velho” do que 15 anos e 5 meses, não? Portanto, Naná é a mais jovem DESDE Bia, como enfatiza o texto.

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
1 mês atrás

Booooa naná, nossa futura top one

Marco Aurelio
Marco Aurelio
1 mês atrás

Naná!!!! Que alegria você nos deu!!! Continue com sua excelência em tudo, menina, com seu time, com seu Pai e Família, com sua bela personalidade e resiliência. Go, go, go Nauhany Silva do Brasil!!!!!

Danilo
Danilo
1 mês atrás

Parabéns Naná

Neto
Neto
1 mês atrás

Que excelente!!
Parabéns, Naná!!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.