Xangai (China) – Vice-campeão do Masters 1000 de Xangai neste domingo, Arthur Rinderknech fez um discurso emocionado após a decisão contra o primo Valentin Vacherot. O francês número 54 do mundo revelou que chegou a cogitar abandonar o circuito profissional ainda nesta temporada e agradeceu ao compatriota Lucas Pouille, ex-top 10 e seu atual treinador, por ter sido peça fundamental em sua recuperação emocional e técnica.
“Começamos [a trabalhar juntos] há cinco meses, quando eu estava abaixo do fundo do poço. Pensei em parar de jogar tênis em alguns momentos, porque eu já não via mais sentido. Ele acreditou em mim, me deu uma chance e confiou em mim. Agora estamos no top 30. Espero que seja só o começo. Não tenho palavras para agradecer”, declarou Rinderknech na cerimônia de premiação.
O francês também reservou uma menção especial a para filha de Pouille, de apenas quatro anos. “Quero agradecer também à Rose. Ela me deu um amuleto da sorte e acho que funcionou muito bem. Merci, Rose”, disse, arrancando risos do público na cerimônia de premiação.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Diante das arquibancadas lotadas do Qizhong Stadium, Rinderknech ainda fez questão de agradecer à torcida chinesa. “Quero agradecer a todos pelo apoio durante toda a semana. Foi incrível jogar na quadra central, uma das mais bonitas do mundo. Aproveitei cada segundo. Foi quente, úmido, suei o que tinha e o que não tinha, mas dei tudo de mim em cada jogo”, comentou.
Apesar da derrota na final, o vice-campeão valorizou seu desempenho. “Hoje não fui bem o suficiente para vencer, mas deixei tudo em quadra e isso é o que importa. Aproveitei muito esta batalha. Obrigado aos fãs chineses e à população de Xangai.”
Em um momento especial do discurso, Rinderknech também mandou uma mensagem ao primo e rival na decisão. “Para o Valentin, meu querido primo: você deu tudo. Estou muito feliz por você e espero que venham outras muitas conquistas”, completou o francês, aplaudido em pé pelo público.
“I am so happy for you.”@arthurrinder‘s heartfelt congratulations to cousin @val_vacherot.@SH_RolexMasters | #RolexShanghaiMasters pic.twitter.com/ylw8eHznPq
— ATP Tour (@atptour) October 12, 2025