REGRAS DO TÊNIS

As regras do tênis são supervisionadas pelo Comitê de Regras da Federação Internacional. Recomendações de alteração são submetidas ao Conselho Diretivo que, se aprovadas, levam a discussão para a Assembleia Geral Anual, que é a autoridade máxima sobre o tema.

O Equipamento

Quadra
A quadra deve ser um retângulo de 23,77m de comprimento por 8,23m de largura, para jogos de simples, ou 10,97m de largura para jogos de duplas.

Deve estar dividida ao meio por uma rede suspensa através de uma corda ou cabo metálico, com diâmetro máximo de 0,8m, cujas extremidades devem ser amarradas ou passar sobre dois postes, os quais não podem ter secção com mais de 15 cm quadrados ou 15 cm de diâmetro.

Os centros dos postes devem ficar a 91,4cm do lado de fora da quadra e a altura dos postes deve ser tal que o topo da corda, ou cabo metálico, fique a 1,07m do solo. Quando uma quadra serve para os jogos de simples e de duplas, deverá estar provida com dois postes de sustentação da rede (paus de simples), com uma altura de 1,07m e de não mais de 7,5cm de largura ou de diâmetro, cujos centros deverão estar colocados a 91,4cm para fora da quadra de simples.

Consideram-se instalações permanentes de uma quadra não apenas a rede, postes de rede, paus de simples, cabos da rede, cintas ou fitas, mas também paredes ou telas de fundo e lateral, arquibancadas, cadeiras de árbitros – e até mesmo árbitros e pegadores de bola, desde que estejam em seus respectivos lugares.

A linha central de saque e a marca que divide a quadra ao fundo devem ter largura de 5 cm. As demais linhas podem ter 2,5 cm ou 5 cm, exceto a linha da base, cuja largura máxima permitida é de 10 cm.

Importante: as linhas são parte integrante da quadra e portando têm de estar dentro das medidas citadas no primeiro parágrafo. Devem ser pintadas todas da mesma cor e de forma que contraste com a cor do piso.

Rede
A altura da rede, no centro, deverá ser de 91,4cm, sendo que a rede deve ser uma malha suficientemente pequena para evitar que a bola a atravesse. Para manter essa altura, usa-se uma fita de não menos do que 5 cm e não mais do que 6 cm – e de cor branca.

Recuos
Em torneios homologados pela Federação Internacional de Tênis (Grand Slam, Copa Davis ou Federation Cup), deve haver um espaço atrás da linha de fundo não menor do que 6,4m e, dos lados, não menor do que 3,66m.

A ATP exige que as quadras tenham mínimo de 36,58m de comprimento total e 18,29m de largura total. Em ginásios, exige-se 20,11m de largura e 40,23m de comprimento. Para quadras recreativas, a ITF recomenda o espaço mínimo no fundo de quadra de 5,48m e de 3,05m nas laterais.

Teto
A altura mínima para quadras cobertas exigida pela ATP e WTA é de 12,19m, permitindo-se exceções sob aprovação prévia. Para a ITF, a altura recomendada é de 9,14m.

Bola
A bola deve ter superfície externa uniforme, de cor branca ou amarela. Se houver qualquer junta, não deve haver costura. Pode ou não ter pressurização.

Com o novo regulamento, que permite três tipos de bola (conforme o piso da quadra), o diâmetro mínimo é de 6,54 cm e o máximo é de 7,30 cm. O peso deve variar entre 56g e 59,4 g. O quique da bola deve ter de 122cm a 151cm.

A bola mais veloz deve ser usada em pisos mais lentos; a bola média pode ser utilizada nos de média lentidão, média ou média rapidez; a bola lenta é apropriada para superfícies velozes. A classificação dos pisos é feita pela ITF.

Todos os testes para pulo, tamanho e deformação devem ser feitos segundo os regulamentos da Federação Internacional.

Cada torneio decide se haverá troca de bolas durante uma partida e, se houver, qual a frequência, assim como quantas bolas colocará em jogo (2, 3, 4 ou 6 são permitidas).

Não se pode trocar as bolas no início de um tiebreak, devendo-se postergar para o primeiro game do set seguinte.

Se uma bola se romper durante um ponto, o ponto será repetido. Se a bola murchar durante um lance, o ponto não será repetido.

Para competições de tenistas de até 10 anos de idade, são regulamentadas quatro tipos de bola (duas vermelhas, uma laranja e uma verde), que variam de peso, tamanho e quique.

Raquete

A raquete de tênis tem de conter um aro e cordas, sendo que o aro tem um cabeça, uma empunhadura e eventualmente uma garganta unindo essas partes.

O comprimento máximo permitido é de 73,7cm (ou 29 polegadas), incluindo o cabo, e a largura máxima permitida é de 39,4cm de largura (15,5 polegadas).

A superfície encordoada não deve exceder 39,4cm (15,5 polegadas) em comprimento e 29,21cm (11,5 polegadas) na largura. Essa superfície deve ser plana e ocupada por cordas entrelaçadas.

Não é permitido haver mais de um padrão de cordas na face de uma raquete. O padrão deve ser uniforme e não pode ser menos denso no centro do que em outras áreas. As cordas não podem ter diferentes espessuras.

O aro e o cabo devem estar livres de objetos agregados. Os únicos dispositivos permitidos são os para limitar ou prevenir desgastes, para reduzir vibração ou aqueles para diminuir ou aumentar o peso.

O aro, cabo e cordas não podem conter qualquer dispositivo que permita mudar o formato da raquete ou a distribuição de peso durante a disputa de um ponto.

As regras do Jogo

Sorteio
A definição de quem executará o primeiro saque do jogo deve ser feita por qualquer forma de sorteio. O vencedor do sorteio pode:
– optar por iniciar o jogo como sacador ou recebedor, cabendo ao adversário escolher qual lado da quadra irá iniciar o jogo.
– optar pelo lado da quadra que irá iniciar o jogo, cabendo ao adversário escolher ser o primeiro sacador ou o primeiro recebedor.
– ceder a escolha ao adversário.

Importante: caso o jogo seja interrompido ainda no aquecimento, o vencedor do sorteio tem direito a alterar sua escolha quando voltarem à quadra.

Saque
O jogador que inicia o ponto é o “sacador”. Seu adversário, que deve estar do lado oposto da rede, é chamado “recebedor”. Os dois trocarão de funções a cada game.

O sacador deve iniciar qualquer game obrigatoriamente do lado direito da quadra, entre a marca que divide a linha de fundo e a linha que delimita o jogo de simples (jogos individuais) ou de duplas (jogos de duplas). O recebedor também se posicionará no lado direito de sua quadra, não tendo local obrigatório para ficar.

O saque inicia-se com o lançamento da bola ao ar pelo sacador, em qualquer direção. Nesse exato momento ele deve estar atrás da linha de base, com os pés no chão e no espaço entre a marca central e a lateral de simples (se o jogo for individual) ou de duplas.

Se qualquer um dos pés tocar a linha de base ou a linha imaginária que divide a quadra antes do contato da bola com a raquete, será chamado um ‘foot fault’.

O sacador não pode andar ou correr atrás da bola antes do seu lançamento, exceto pequenos movimentos de pé para se ajustar ao alcance da bola. Após o lançamento, ele poderá tirar os dois pés do chão, desde que não provoque o ‘foot fault’.

O saque é considerado executado no instante em que o sacador iniciar o movimento da raquete em direção à bola. O sacador poderá desistir do golpe após o lançamento da bola, desde que não mova sua raquete para a frente.

O sacador deve golpear a bola antes que ela toque o solo. Um jogador que só tenha um braço poderá utilizar sua raquete para projetar a bola.

Um jogador não pode lançar mais do que uma bola para executar um saque, com a intenção de confundir o adversário.

Após executar o primeiro saque do lado direito de sua quadra, o próximo ponto será iniciado pelo lado esquerdo e assim alternadamente até que se complete o game. Se houver engano nessa ordem, o ponto terá validade, mas o posicionamento correto deve ser assumido assim que se constatar o erro.

A bola que foi sacada deve passar sobre a rede, sem tocá-la, e atingir o lado contrário dentro da área diretamente oposta e delimitada como “área de saque”. O recebedor não pode responder o saque antes que a bola quique no quadrado de saque.

O saque também será considerado faltoso se a bola atingir qualquer instalação permanente, que não seja a rede, cinta ou fita, antes de atingir o solo. Isso vale para os paus de simples, o poste que segura a rede ou o trecho de fita e rede que fica entre o pau de simples e o poste de rede num jogo de simples.

Se errar a primeira tentativa de saque por qualquer um dos motivos anteriormente citados, o sacador terá direito a uma segunda tentativa, valendo para esse novo saque todas as regras já citadas. Se errar também esse segundo saque, o sacador perde o ponto (dupla falta).

O sacador não deve sacar até que o recebedor esteja pronto, mas essa preparação deve acontecer dentro de um tempo razoável. Se o recebedor tentar devolver o saque, ele será considerado como se estivesse pronto. Se o recebedor avisar que não está pronto, o eventual saque executado não poderá ser dado como ‘falta’ e deverá ser repetido.

O let
Acontece um “let” quando houver qualquer tipo de interferência não prevista na disputa de um ponto ou na execução de um saque. Exemplos: invasão de uma bola vinda de outra quadra, a bola do sacador ou do pegador cair involuntariamente no chão, um papel voar sobre a quadra etc.

O “let” força a repetição do saque ou da jogada inteira. O “let” pode ser solicitado tanto pelo juiz como por qualquer um dos jogadores.

Se um “let” é solicitado durante a execução de um saque, somente o saque deve ser repetido (assim, se o “let” ocorrer no segundo saque, o sacador deve repetir apenas o segundo saque). Se o “let” é chamado durante a disputa de um ponto, deve-se então começar do zero, ou seja, a partir do primeiro saque.

Se uma bola em jogo tornar-se irregular, com perda de pressão por exemplo, deverá ser chamado um “let” e o sacador terá direito novamente ao primeiro saque.

Durante a execução de um saque, há “let” quando a bola sacada resvala a rede, cinta ou fita e: 1. cai na área correta; 2. toca o recebedor antes de tocar o solo; 3. toca a raquete do recebedor antes de tocar o solo.

Também se chama um “let” quando o recebedor não está pronto para receber o saque e o sacador inicia seu movimento.

Importante: em determinados torneios, desde que previamente informado aos jogadores, é permitida a exclusão do “let” no primeiro e no segundo saque, ou seja, o ponto terá sequência mesmo que a bola resvale a rede ou toque a fita que sustenta a rede mas desde que caia no quadrado correto.

Ordem de Serviço

Ordem de serviço
O tenista que saca no primeiro game vira obrigatoriamente recebedor no segundo game e assim o jogo deve prosseguir, alternadamente, até o seu fim.

Se houver um engano e um jogador servir fora de ordem, o erro deve ser corrigido imediatamente assim que for descoberto, independente do placar, mantendo-se como válidos todos os pontos disputados antes da constatação do erro.

Se o erro for descoberto após uma falha do primeiro saque do game, o ponto deve ser anulado e a ordem correta restabelecida. Se o engano for descoberto após a conclusão de um game, a ordem do saque ficará permanentemente alterada até o fim do jogo.

A troca de lado
Os jogadores devem trocar de lado ao fim do primeiro game do jogo e em seguida após cada dois games, ou seja, toda vez que a soma do placar for ímpar (1/0, 2/1, 3/2, 4/1, 6/1 etc.). Como exemplo: se o primeiro set terminar em 6/1 ou 6/3, troca-se o lado e joga-se apenas o primeiro game do segundo set (1/0), trocando-se em seguida novamente o lado.

Se houver engano nessa sequência, os jogadores devem tomar suas posições corretas tão logo seja descoberto o erro e assim se continuar com a sequência original.

Bola em jogo
Considera-se que a bola está em jogo a partir do momento em que a mesma é golpeada no saque. Ela continuará em jogo até que o ponto seja definido, a menos que um erro ou um “let” seja chamado pelos jogadores ou árbitros.

Se houver erro de um jogador, mas seu oponente continuar a disputa do ponto, ele não poderá reclamar da falha após o encerramento do ponto. A marcação do erro tem de ser imediata, seja pelos jogadores ou pelos árbitros.

Perda de ponto

Um jogador perde um ponto se:
1. Enquanto sacador, cometa erro nas duas tentativas de saque;
2. Não consegue retornar a bola antes que a bola quique pela segunda vez do seu lado da quadra;
3. O recebedor devolve o saque antes que a bola quique no quadrado de saque;
4. Como recebedor, a bola sacada tocar qualquer coisa que vista ou carregue, antes de tocar o solo;
5. Não conseguir rebater a bola acima da rede;
6. Rebater a bola contra seu próprio lado da quadra, ou fazer com que ela atinja uma instalação permanente ou acertar qualquer objeto fora das linhas que delimitam a quadra do seu oponente;
7. Ao golpear, deliberadamente carregar ou conduzir a bola em sua raquete ou tocar a bola com sua raquete mais do que uma vez;
8. Tocar com a raquete (na sua mão ou não) ou com qualquer coisa que o jogador vista ou carregue a rede, poste, paus de simples, cabo, fita ou faixa ou o solo dentro da quadra do seu oponente, enquanto a bola estiver em jogo;
9. Golpear a bola antes que ela tenha passado a rede;
10. Atirar sua raquete e atingir a bola;
11. Mudar, material e deliberadamente, o formato de sua raquete durante o ponto.
12. A bola em jogo tocar no jogador ou em qualquer coisa que ele vista ou carregue, exceto sua raquete;
13. Em duplas, quando os dois parceiros toquem na bola na tentativa de rebater.
14. Saltar sobre a rede antes que o ponto esteja totalmente concluído.

Obstrução do adversário
O jogador perderá o ponto se cometer qualquer ato que prejudique seu adversário na execução de um golpe. Se o ato for involuntário, o ponto deve ser repetido.

No caso de um jogador ser obstruído de executar um golpe por qualquer coisa fora do seu controle, exceto uma instalação fixa da quadra, um “let” deve ser chamado. É o caso, por exemplo, de um jogador ser obstruído por um pegador de bolas.

Bola boa
A linha é considerada parte integrante da quadra e assim qualquer bola que toque a linha, ainda que no seu último limite, tem de ser considerada boa.

A bola também é considerada válida se tocar qualquer instalação fixa (tudo que não for rede, postes, cinta, fita, paus de simples e cabo de rede) depois de ter tocado no chão. Se a bola tocar nessas mesmas instalações fixas antes de tocar o solo adversário, quem golpeou a bola perde o ponto.

A bola também é considerada boa nos seguintes casos:
1. Toque a rede, postes, paus de simples, cabo ou fita, desde que ela passe sobre qualquer um deles, e atinge o solo dentro da área válida da quadra;
2. A bola sacada ou devolvida atinja o solo dentro da quadra apropriada, pula de volta sobre a rede e o jogador de quem é a vez de golpear estende-se sobre a rede e toca a bola, desde que nem ele, nem qualquer de suas roupas ou raquete, toque a rede, poste, paus de simples, cabo ou fita ou o solo dentro da quadra do adversário, e que o golpe de qualquer forma seja bom;
3. A bola retorne por fora da quadra ou paus de simples – seja acima ou abaixo do nível do topo da rede -, mesmo que ela toque os postes (em duplas) ou paus de simples, desde que ela atinja o solo dentro da quadra do adversário;
4. A raquete do jogador passe sobre a rede, após ele ter golpeado a bola, desde que o contato com a bola tenha sido executado do seu lado da quadra;
5. A bola golpeada atinja outra bola que esteja no solo da quadra adversária; por essa razão recomenda-se que os jogadores peçam a retirada de outras bolas que estejam na quadra antes de o ponto ser iniciado.

Observe que, num jogo individual que utilize uma quadra com marcação de duplas – e equipada com paus de simples -, os postes que seguram a rede e aquela parte restante da rede, cabo e fita do lado de fora dos paus de simples são considerados “instalações fixas” e assim não são integrantes do jogo de simples.

Já uma devolução que passe por baixo do cabo de rede, entre os paus de simples e o adjacente poste de duplas, sem tocar o cabo nem a rede ou poste de duplas, e cai dentro da área de jogo, é uma boa devolução.

A CONTAGEM

A contagem no tênis se divide em “game” e “set”. Conforme o tipo de torneio, são necessários no mínimo seis games para se completar um set. Em torneios com sistema de “set profissional”, o set é único e o mínimo é de oito games.

Para se vencer um jogo podem ser necessário dois sets (jogos em melhor de três sets) ou três sets (melhor de cinco sets).

Game
Se um jogador vence seu primeiro ponto no game, sua contagem é de 15; ao vencer o segundo ponto, chega a 30; no terceiro, vai a 40; no quarto ponto chega ao game, a menos que a contagem anterior esteja empatada por 40-40, ou seja, cada jogador tenha vencido três pontos.

Assim torna-se necessário ganhar dois pontos consecutivos para a vitória naquele game, tantas quantas forem as igualdades necessárias à conclusão do game.

No sistema chamado “No-Ad” (sem vantagem), que entrou em experimento em janeiro de 1999 e é utilizado nos jogos profissionais de duplas, o game que chegar a 40-40 só terá mais um ponto para definir o vencedor do game. O recebedor (simples ou dupla) escolherá qual a metade que quer tentar a devolução do saque (direita ou esquerda) e aquele que ganhar o ponto vencerá automaticamente o game. Isso vale para simples e duplas. No caso de duplas mistas, se o homem estiver sacando, terá de sacar contra o outro homem, assim como a mulher sacará contra a adversária, obedecendo-se então o lado em que o recebedor esteja localizado.

Set
Vence o set o jogador que primeiramente somar seis games vencidos, desde que com a diferença mínima de dois games. Em caso de igualdade por cinco games a cinco, o placar se estende até sete. No caso de empate por seis a seis, disputa-se o tiebreak (desempate), a menos que o regulamento determine a disputa de “set longo”, ou seja, que os jogadores disputem tantos games quanto necessários até que se tenha a diferença de dois games (o “set longo” foi extinto do circuito profissional em janeiro de 2022).

Tiebreak tradicional
O tiebreak é um game especial, em que os pontos são contados de forma diferente dos games tradicionais, ou seja, cada lance vale um ponto. Vence o tiebreak o jogador que primeiramente ganhar sete pontos, desde que tenha a diferença mínima de dois pontos.

O jogador que recebeu no game anterior fará o primeiro saque do tiebreak, passando em seguida o direito de saque para o adversário, que o fará por dois pontos, havendo então a troca sempre que o placar tiver soma ímpar.

Note que o lado do saque obedece ao placar: se a soma for par, saca-se no lado da igualdade; se a soma dos pontos for ímpar, no lado da vantagem.

Os jogadores devem trocar de lado a cada seis pontos disputados. Ao final do tiebreak, será sacador do primeiro game do set seguinte aquele que recebeu o primeiro ponto do tiebreak (pode-se também definir isso de forma simples: quem começou a sacar no set anterior, será agora obrigatoriamente o recebedor no primeiro game do set seguinte).

Para as duplas, a rotação de serviços segue o mesmo princípio, ou seja, um sacador só pode ser repetido depois de todos os outros três jogadores o terem feito.

Se houver engano e for iniciado um tiebreak quando o correto seria o set longo (ou vice-versa), o erro só pode ser corrigido antes de se iniciar o segundo ponto, considerando-se como válido o primeiro ponto. Se o erro não for percebido, termina-se o set com o tiebreak. O mesmo se aplica para enganos na ordem de saque e recebimento.

Supertiebreak ou match-tiebreak
A partir do ano de 2001, a Federação Internacional instituiu o supertiebreak, que poderá substituir o terceiro set e passou a ser utilizado num eventual empate por 6-6 no quinto set em janeiro de 2022. Esse set decisivo é jogado da mesma forma que o tiebreak tradicional, com exceção da contagem, que vai até dez pontos, desde que haja diferença mínima de dois pontos.

No circuito profissional, o nome utilizado é match-tiebreak e tem sido acionado em eventos de duplas.

Observe-se que, para os jogos de simples, o supertiebreak exige que a ordem de saque seja mantida mas, para as duplas, a ordem pode ser mudada, como se fosse iniciado um novo set.

Recomenda-se descanso de 2 minutos antes de se iniciar o supertiebreak.

Não deve haver troca de bolas no match-tiebreak, mesmo que a contagem dos games assim o exija.

REGRAS ESPECIAIS

Jogo contínuo
O jogo de tênis deve ser contínuo – desde o primeiro saque até o término da partida, de acordo com os seguintes procedimentos regulamentares:
1. O recebedor deve estar pronto para o saque assim que o sacador estiver pronto para sacar;
2. O tempo máximo permitido na troca de lados é de 90 segundos, entre o término do ponto e o primeiro saque seguinte;
3. Não há parada de descanso após o primeiro game de cada set ou na troca de lados de um tiebreak, devendo os jogadores trocar de lados e reiniciar o jogo imediatamente;
4. O tempo máximo de descanso ao final de cada set não deve exceder 2 minutos;
5. Em jogos profissionais, não pode haver intervalo maior do que 25 segundos entre um ponto e outro do mesmo game;
6. O jogo não pode ser suspenso, retardado ou interrompido com o propósito de permitir a um jogador recuperar suas forças, respiração ou condição física. Cabe ao árbitro determinar suspensão de até três minutos em caso de problema físico ou contusão acidental;
7. Se, por circunstâncias fora do controle do jogador, sua roupa, calçado ou equipamento (excluindo raquete) se danificar de forma tal que seja impossível ou indispensável para ele jogar, o árbitro pode suspender a partida enquanto se corrige o problema;
8. Somente o árbitro pode suspender ou retardar um jogo, a qualquer momento, desde que necessário e apropriado;
9. O período de aquecimento que antecede um jogo pode variar, mas nunca exceder cinco minutos;
10. Havendo violação do princípio de que o jogo deve ser contínuo, o árbitro pode, após dar a devida advertência, desqualificar o infrator.
11. O tenista não pode deixar a quadra sem autorização do árbitro. Caso isso aconteça, caberá ao árbitro averiguar as condições em que isso ocorreu e determinar ou não a desclassificação.
12. Se previamente anunciado, o torneio pode permitir descanso de até 10 minutos após o terceiro set (em jogos de cinco sets) ou do segundo set (em jogos de três sets).

Suspensão e adiamento
O juiz de cadeira pode suspender temporariamente uma partida por falta de luz, más condições do piso ou pelas condições climáticas. Apenas o árbitro geral tem o poder de adiar a partida até o dia seguinte.

Até o adiamento ser anunciado, os jogadores devem permanecer prontos para continuar a partida.

Uma vez suspensa a partida, o juiz de cadeira deve anotar a hora, o placar (set, game e pontos), quem era o sacador, lado em que os jogadores estavam e deve guardar as bolas que estavam em jogo, que terão de ser as mesmas no reinício da partida.

Se a suspensão for ocasionada por falta de luz, o adiamento deve ser feito ao se concluir um set ou após ter sido jogado um número par de games no set.

Se a partida tiver interrupção de zero a 15 minutos, não existe novo aquecimento; se parar de 15 a 30 minutos, o reaquecimento será de três minutos; se a parada exceder 30 minutos, haverá novo aquecimento de cinco minutos.

Instruções
A partir de julho de 2022, passou a ser permitido que o tenista profissional receba instruções de sua equipe durante qualquer momento de jogo, desde que estejam do mesmo lado da quadra e sejam feitas fora da disputa de um ponto.

Troca de bolas
Nos casos em que as bolas devam ser trocadas após um especificado número de games e acontecer de as bolas não serem trocadas no momento correto, o erro deve ser corrigido quando o jogador, ou o parceiro de duplas, que deveria ter sacado com as bolas novas estiver novamente com o direito do saque. Depois disso, as bolas devem ser trocadas de modo que o número de games entre trocas seja originalmente acordado.

Publicidade
São permitidas publicidades na rede, desde que se localizem a 91,4cm do poste da rede e não atrapalhem visão ou as condições de jogo dos tenistas.

Se forem colocados anúncios, ou qualquer tipo de material, no fundo ou na lateral da quadra, eles não poderão interferir na condição de visibilidade dos jogadores.

São permitidas publicidades na superfície da quadra, desde que fiquem fora das linhas de demarcação e não interferia na visibilidade dos jogadores. Nenhuma publicidade é permitida na superfície da quadra, dentro dos limites da área de jogo.

O papel dos árbitros
Conforme a regra 29 do tênis internacional, em uma partida onde exista um juiz designado, a palavra do juiz é a final.

Caso haja um árbitro geral no torneio, poderá haver uma apelação em questões de dúvida sobre as regras do jogo (mas não sobre questões de fato, como uma dúvida sobre bola fora). Em qualquer caso, a decisão do árbitro geral é a final.

Os juízes de linha, de saque ou de “foot fault” têm decisões finais sobre as marcações que indicar, exceto se o juiz de cadeira concluir que houve erro flagrante.

O juiz de cadeira tem o direito de mudar a decisão de um assistente ou ordenar a repetição do ponto, desde que o faça imediatamente após o lance que originou a dúvida. O assistente do juiz deverá sinalizar ao juiz quando não for capaz de dar uma decisão; caberá exclusivamente ao juiz de cadeira dar uma decisão ou determinar a repetição do ponto.

O assistente poderá alterar uma decisão, desde que o faça imediatamente após a marcação incorreta.

Checagem de marca de bola no piso só poderá ser feito pelo árbitro em quadras de saibro e só acontecerá caso o árbitro tenha dúvida sobre a marcação. Ele pode pedir auxílio do juiz de linha sobre qual marca foi deixada pela bola em questão, mas somente ele pode checar a marca. Sua decisão é final. Caso a marca não esteja clara, prevalecerá a chamada original. Um tenista jamais poderá passar para o outro lado da quadra para checar uma marca.

Nos torneios onde haja revisão eletrônica, o tenista pode requisitar a checagem após qualquer lance, desde que o faça imediatamente. Embora seja raro, o árbitro pode requisitar por sua conta uma revisão caso considere que sua visibilidade foi prejudicada. Também pode recusar uma revisão que considere sem motivo ou fora do prazo. Caso não seja possível usar o recurso eletrônico, prevalecerá a chamada original. Cada tenista ou dupla pode ter três pedidos de revisão sem sucesso por set e mais um durante um eventual tiebreak. No caso de um match-tiebreak, são concedidos mais três pedidos.

O JOGO DE DUPLAS

A maior parte das regras do jogo de simples vale para o jogo de duplas. Observe a seguir as diferenças.

Quadra – A área útil da quadra para a partida de duplas aumenta e passa a ter 10,97m de largura (1,37m mais larga que a de simples). A área de serviço não muda; o pau de simples deve ser retirado e o poste que sustenta a rede passa a ser o referencial.

Saque – Cada dupla decide a ordem de saque que irá adotar. Uma vez iniciada essa ordem, ela não pode mais ser alterada até o final do set. O parceiro do jogador que sacou no primeiro game fará o saque no terceiro game; o parceiro do tenista que sacou no segundo game fará o saque no quarto game.

Se houver um engano, e um tenista sacar fora da sua vez, a troca para o ordem correta deve ser feita assim que se perceber o erro, mas todos os pontos registrados serão mantidos. Se o game tiver sido completado antes de se perceber o engano, a ordem ficará alterada até o final do set.

O saque será faltoso se tocar o parceiro do sacador, ou qualquer coisa que ele vista ou carregue. Se a bola sacada tocar o parceiro do recebedor, ou qualquer coisa que ele vista ou carregue, o sacador vence o ponto.

Devolução – O mesmo se aplica à ordem de recebimento do saque. Cada parceria decide quem vai receber no lado da igualdade e quem irá receber no lado da vantagem. Uma vez iniciado o set, essa ordem não pode ser alterada até o final desse set.

Se a ordem de recebimento for alterada por engano durante um game, ela deve permanecer dessa forma até o final do game; todavia, os parceiros devem assumir a posição original imediatamente no game de devolução seguinte.

Posição – O parceiro do sacador pode se posicionar em qualquer lugar do seu lado da rede, até mesmo fora da quadra.

Bola em jogo – A bola só pode ser golpeada uma vez por cada dupla, através de qualquer um dos parceiros. Se a bola em jogo tocar o parceiro, ou qualquer coisa que ele vista ou carregue, do tenista que golpeou a bola antes de cruzar a rede, o ponto será do adversário.

Se a bola sacada tocar o parceiro do recebedor, ou qualquer coisa que ele vista ou carregue, o sacador vence o ponto.

Um jogador não pode atuar sozinho contra uma dupla. Não pode também substituir o parceiro após a definição da chave, a menos que o regulamento