TenisBrasil completa 27 anos sob a marca de inovações constantes

José Nilton Dalcim

Colocado no ar no dia 12 de outubro de 1998, o site TenisBrasil completa neste domingo seu 27º aniversário de atuação ininterrupta. A primeira edição foi ao ar numa segunda-feira e pelos sete primeiros meses a atualização foi semanal. A partir de Roland Garros de 1999, quando Gustavo Kuerten pela primeira vez viu chance de chegar ao número 1, o noticiário se tornou diário.

Nesse longo período, demos cobertura a 107 torneios de nível Grand Slam, contando desde as façanhas memoráveis de Gustavo Kuerten na virada do século, com mais dois troféus em Paris e o Masters de Lisboa em 2000, como toda a saga do Big 3, a exuberância de rainhas como Serena Williams e Ashleigh Barty e destacando o que de melhor surgiu no tênis brasileiro, sempre sua prioridade.

Cobrimos carreiras de ponta a ponta de fenômenos como Roger Federer, Rafael Nadal, Serena e Venus Williams, Maria Sharapova, Justine Henin e os irmãos Bob e Mike Bryan, para ficar em poucos e fundamentais nomes que despontaram nessas quase três décadas. Tempos de pioneirismo. Sequer existia o Google brasileiro, empresa fundada aqui em 2005.

Quando entramos no ar, Pete Sampras havia tirado pouco antes a liderança do ranking do chileno Marcelo Ríos. E vimos outros 15 nomes assumirem a ponta do ranking, como Carlos Moyá, Yevgeny Kafelnikov, Patrick Rafter, Marat Safin, Lleyton Hewitt e Andy Murray.

Foi no exato dia 12 de outubro de 1998 que Lindsay Davenport tirou Martins Hingis da ponta e desde então vimos mais 20 trocas de liderança, com personagens inesquecíveis como Jennifer Capriati, Kim Clijsters, Ana Ivanovic, Victoria Azarenka e Simona Halep.

Guga era o 24º do mundo naquela segunda-feira, tendo perdido posições por não ter defendido seu título de 1997 em Paris, enquanto Fernando Meligeni figurava no 51º, pouco antes de seu grande momento em 1999 amplamente coberto por TenisBrasil. E já despontava André Sá, 121º aos 21 anos, que teria seu auge em 2002. A lista de garotos com futuro incluia Flavio Saretta, Marcos Daniel, Ricardo Mello e Júlio Silva.

Nesses quase 10 mil dias de cobertura diária, que jamais foi interrompida, nem mesmo nos duros tempos da pandemia de Covic, TenisBrasil produziu perto de 300 mil notícias. Foi pioneiro ao transmitir torneios via áudio, em 2006, mesmo ano em que nasceu o Blog do Tênis, ou em mostrar jogos ao vivo, a partir de 2008, com produção própria.

Pouco antes, usou o Dia do Tênis, comemorado em 9 de junho, numa campanha nacional por aulas de tênis gratuitas, ao mesmo tempo lançou o Guia de Quadra Públicas, que segue ativo e crescendo.

Lançou o “Bate Bola”, programa semanal ao vivo, em 2011, muito antes da popularização do YouTube. O Podcast, em 2019, substituiu o Bate Bola e já tem 239 edições inéditas. Durante a paralisação de 2020, criou ‘vaquinha’ virtual para ajudar mais de 100 professores de tênis que tiveram seus ganhos interrompidos.

Em 2023, o site fez grande mudança técnica e editorial, criando novos espaços e aumentando significativamente a interação com os leitores.

A parceria com o portal UOL, o maior e mais importante do país, segue desde julho de 1999.

Subscribe
Notificar
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Kario
Kario
1 hora atrás

Meus sinceros parabéns a todos os envolvidos nessa viagem q já dura 27 anos. É um bom tempo. Que venham mais 27!

Paulo A.
Paulo A.
1 hora atrás

Parabéns ao melhor site de tênis do Brasil e a sua valorosa equipe. Este site já faz parte da minha vida há décadas também.
E que venham mais anos de sucesso para coroar o excelente momento do tênis brasileiro.

André Aguiar
André Aguiar
1 hora atrás

27 anos…quase 10 mil dias de cobertura diária, perto de 300 mil notícias. Se existisse um Hall da Fama do jornalismo esportivo brasileiro, TenisBrasil certamente seria membro destacado.
Parabéns ao Dalcim e a toda equipe!

Joaz Magalhães
Joaz Magalhães
1 hora atrás

Um super parabéns a toda equipe do Tênis Brasil! Todos os dias antes mesmo de ver as notícias do dia ou dos esportes vejo primeiro as do Tênis Brasil. Que venham ainda muitos anos desta fantástica cobertura do tênis

Rafael Stuart
Rafael Stuart
14 minutos atrás

Parabéns a todos.
Melhor site de informações do tênis.
Só uma ressalva, gostava muito quando tinhas os comentários do Facebook sincronizado.
Saudades do cabelo de boneca, depois da atualização ele sumiu.
Enfim Parabéns mesmo e que continuem com todo este sucesso.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.