Viena (Áustria) – Agendado para a próxima semana, o ATP 500 de Viena está repleto de atrações. Além de três top 10 inscritos na chave, o evento marcará também a despedida do austríaco Dominic Thiem, que jogará em casa o último torneio da carreira. Aos 31 anos de idade, o ex-número 3 do mundo anunciou sua aposentadoria em maio, após lutar contra diversos problemas físicos nas últimas temporadas.
A estreia, e possivelmente a última partida de Thiem, será contra o italiano Luciano Darderi, atual 44º colocado no ranking, em duelo ainda com data e horário a definir. O ídolo local já venceu uma vez o torneio, em 2019. Ele faz parte de um seleto grupo de anfitriões que já triunfaram na capital austríaca, ao lado de Horst Skoff (1988) e Jurgen Melzer (2009 e 2010). Além deles, Thomas Muster (1988, 1993 e 1995), o próprio Skoff (1990) e Andreas Haider-Maurer (2010) também chegaram à decisão e ficaram com o vice-campeonato.
Quem avançar do duelo entre Thiem e Darderi terá pela frente o japonês Kei Nishikori, convidado da organização, ou o canhoto britânico Jack Draper, sétimo pré-classificado. Num eventual duelo de quartas de final, o nome mais cotado é o do búlgaro Grigor Dimitrov, cabeça 3, que medirá forças com o chinês Zhizhen Zhang e depois pode cruzar com o tcheco Tomas Machac ou o húngaro Fabian Marozsan.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ainda na parte de cima da chave está o alemão Alexander Zverev, principal cabeça de chave da competição, que abre campanha diante do convidado local Joel Schwaerzler e depois encara um norte-americana, seja Alex Michelsen ou Marcos Giron. No mesmo setor aparece o francês Gael Monfils, que estreia contra um jogador vindo do qualificatório e depois enfrenta quem vencer o duelo italiano entre Lorenzo Sonego e Lorenzo Musetti.
Australianos e americanos encabeçam a chave de baixo
No outro quadrante dois australianos e dois norte-americanos pintam como os quatro cabeças de chave. O principal deles é Alex de Minaur, que terá uma estreia complicada contra o alemão Jan-Lennard Struff. O vencedor encara na sequência o italiano Flavio Cobolli ou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina.
Nas quartas de final, o ascendente Alexei Popyrin, campeão do Masters 1000 do Canadá em agosto e oitavo favorito, encara um qualifier e depois cruza com o sérvio Miomir Kecmanovic ou argentino Mariano Navone.
Já o cabeça 5 Frances Tiafoe desafia o britânico Cameron Norrie por uma vaga nas oitavas de final, quando pode cruzar com o italiano Matteo Berrettini, que enfrenta um atleta vindo da fase prévia. Por fim, o também norte-americano Tommy Paul, quarto pré-inscrito, estreia contra o compatriota Brandon Nakashima. Na sequência do torneio, deve enfrentar o russo Karen Khachanov ou um qualificado.
Vamos thiem ,nishikori, Nakashima