Riad (Arábia Saudita) – Depois de vencer uma semifinal duríssima nesta sexta-feira, Aryna Sabalenka acredita que o duelo com Amanda Anisimova foi uma ótima preparação para enfrentar Elena Rybakina. Em busca de um título inédito no WTA Finals, a número 1 do mundo volta à quadra neste sábado, às 13h (de Brasília), para disputar a final em Riad.
Vinda de um confronto entre duas jogadoras de estilo agressivo e golpes mais retos, Sabalenka sente que viverá um cenário semelhante diante da cazaque, especialmente pelas condições rápidas do torneio. “Vai ser outro jogo de muita potência”, disse a bielorrussa após a vitória por 6/3, 3/6 e 6/3. “Sinto que o jogo de hoje foi uma grande preparação para enfrentar a Elena. Estou animada para deixar tudo o que tenho em quadra na última partida da temporada e lutar por esse lindo troféu. Vou com tudo amanhã e vou lutar por cada ponto”.
Assim como havia acontecido na final do US Open em setembro, Sabalenka voltou a superar Anisimova e diminuiu a vantagem no histórico de confrontos para 6 a 5 a favor da norte-americana. Apesar da intensidade da partida, a número 1 destacou o nível elevado apresentado por ambas. “Sinceramente, eu não me importaria se tivesse perdido este jogo, porque acho que fizemos uma partida incrível e as duas mereciam estar na final”, afirmou. “Foi uma batalha espetacular e estou muito feliz por ter conseguido a vitória”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Sabalenka também explicou o momento em que sentiu ter virado o jogo a seu favor, já no terceiro set. “Lembro do primeiro ponto em 3/3, foi um rali físico muito duro e eu pensei: ‘Ok, ela está sem fôlego, preciso continuar pressionando, fazê-la trabalhar por cada ponto’. Acho que aquele game foi o ponto-chave, essa mentalidade fez toda a diferença. Tentei apenas fazê-la jogar uma bola a mais, e isso funcionou. Consegui a quebra e aquele game me deu muita energia, força e confiança para confirmar o saque”.
O resultado encerra a melhor temporada da carreira de Anisimova, que chegou às finais de Wimbledon e do US Open e conquistou os WTA 1000 de Doha e Pequim. A norte-americana de 24 anos disputou o Finals pela primeira vez e venceu todas as quatro campeãs de Grand Slam de 2025. “Disse à Amanda que ela deveria se orgulhar da temporada que fez”, afirmou Sabalenka. “Ela jogou um tênis incrível o ano todo, e isso é só o começo. Sei que agora ela deve estar decepcionada, mas muitas coisas boas ainda virão no caminho dela”.













