Fortaleza (CE) – O Rei e Rainha da Quadra, atração principal do Brasil Open Beach Tennis Series presented by TotalEnergies – Etapa Fortaleza, começou em grande estilo nesta sexta-feira (7), na Arena Carmel. Os primeiros vencedores do formato foram Giovanni “Gigio” Cariani e Pedro Santos, no masculino, e Greta Giusti e Anna Clara Merola, no feminino, que estrearam com vitórias empolgantes diante de um público animado.
O formato Rei e Rainha da Quadra tem um formato inovador com quatro atletas por naipe disputam partidas em rodízio, com duplas alternadas a cada rodada. Os confrontos são em melhor de três sets, sendo o terceiro um super tiebreak até 10 pontos. Ao final da competição, o(a) atleta com melhor desempenho individual será coroado(a) Rei ou Rainha da Quadra.
Resultados da estreia
No feminino, a italiana Greta Giusti, número 11 do mundo, e Anna Clara Merola venceram Beatriz Valério e Marília Câmara por duplo 6/0. Apesar do placar elástico, a partida foi marcada por disputas intensas, com nove games decididos em 40 iguais.
“Foi uma boa estreia, entramos focadas desde o início. É sempre especial jogar em Fortaleza. É a primeira vez que participo desse formato e estou gostando muito”, destacou Greta Giusti. “Estou muito feliz com o convite e por jogar ao lado da Greta. A energia do público é incrível”, completou Anna Clara Merola.
No masculino, o paranaense Giovanni “Gigio” Cariani, número 5 do mundo, e o brasiliense Pedro Santos superaram o ex-número 1 do mundo, o italiano Alessandro Calbucci, e o cearense Pedro Silva (Pepê) por 6/3 e 7/5, em um confronto equilibrado e de alto nível técnico.
“O formato é muito bacana. Jogamos entre amigos, de forma leve, mas com muita competitividade. É uma grande festa para o público”, disse Cariani. “Foi uma experiência incrível. Estou aprendendo muito e acho que fiz meu melhor jogo do ano”, afirmou Pedro Santos.
A programação do Rei e Rainha da Quadra segue neste sábado, a partir das 15h, com o confronto entre Anna Merola e Beatriz Valério contra Greta Giusti e Marília Câmara. Na sequência, às 16h30, entram em quadra Alessandro Calbucci e Giovanni Cariani diante de Pedro Santos e Pedro Silva (Pepê). As partidas terão entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal PlayBT no YouTube.
A etapa de Fortaleza do Brasil Open Beach Tennis Series presented by TotalEnergies teve início na quinta-feira, com as categorias amadoras e clínicas de beach tennis para crianças de projetos sociais e convidados, reforçando o compromisso do evento com o desenvolvimento e a inclusão no esporte.
Resultados desta sexta-feira (7):
Anna Merola/Greta Giusti d. Beatriz Valério/Marília Câmara – 6/0 6/0
Giovanni Cariani/Pedro Santos d. Alessandro Calbucci/Pedro Silva – 6/3 7/5
Programação do Rei e Rainha da Quadra:
*Transmissão ao vivo pelo canal PlayBT no YouTube
Sábado – 8 de novembro
15h
Anna Merola/Beatriz Valério vs. Greta Giusti/Marília Câmara
16h30
Alessandro Calbucci/Giovanni Cariani vs. Pedro Santos/Pedro Silva
Domingo – 9 de novembro
12h
Anna Merola/Marília Câmara vs. Beatriz Valério/Greta Giusti
13h30
Giovanni Cariani/Pedro Silva vs. Alessando Calbucci/Pedro Santos
Brasil Open Beach Tennis Series presented by TotalEnergies
Realização: ASBRA – Associação Brasileira para Criação e Desenvolvimento de Modalidades Esportivas
Patrocínio Máster: TotalEnergies (via Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte / Governo Federal)
Copatrocínio: Drop Shot, JOFEGE, RAM e SegurPro
Projeto “Brasil Open Beach Tennis Series” Processo Nº: 71000.078055/2023-78, SLI Nº 2303295 aprovado através do Ministério do Esporte, nos termos do Decreto nº 6.180, de 03 de agosto de 2007.












