Atenas (Grécia) – Postulante à última vaga no ATP Finals, Lorenzo Musetti está a uma vitória da classificação para Turim. O italiano garantiu vaga na final do 250 de Atenas depois de superar nesta sexta-feira o norte-americano Sebastian Korda por 6/0, 5/7 e 7/5 em 2h20 de partida.
Musetti chegou a salvar um match-point na partida, quando perdia o último set por 5/4. O italiano de 23 anos e número 9 do mundo já entrou no torneio em Atenas sabendo que precisaria do título para ultrapassar o canadense Félix Auger-Aliassime e voltar ao top 8.
A decisão em Atenas será contra Novak Djokovic, principal cabeça de chave e número 5 do mundo, a partir do meio-dia (de Brasília) deste sábado. O sérvio tem ampla vantagem no histórico de confrontos, com 8 vitórias e apenas uma derrota, sofrida no Masters 1000 de Monte Carlo em 2023. Vencedor de cem títulos de ATP, Djokovic disputará sua 144ª final da carreira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Esta será a oitava final de ATP na carreira de Musetti, que tem dois títulos em 2022 em Nápoles e Hamburgo. Na atual temporada, o italiano foi vice em Monte Carlo e Chengdu. Ele também alcançou o melhor ranking da carreira, na sexta posição, em junho.
ANOTHER Musetti escape 😱
The Italian saves a match point to beat Korda 6-0 5-7 7-5 and reach the Athens final — Turin hopes ALIVE 🇮🇹#HellenicChampionship pic.twitter.com/XjspiQOJzU
— Tennis TV (@TennisTV) November 7, 2025
“Não tenho tido muita sorte nas finais nas últimas temporadas. Já são três anos que perco finais. Espero que a história mude a partir de amanhã. Vou jogar por dois objetivos. Um é ganhar o título aqui. O outro vocês provavelmente já sabem. Estou ansioso para jogar esta partida contra uma lenda”, disse Musetti na entrevista em quadra.
A semifinal em Atenas começou tranquila para Musetti, que não enfrentou break-points no primeiro set e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço. O italiano esteve próximo de uma classificação em sets diretos, já que chegou a liderar a segunda parcial por 4/3 e saque, mas Korda buscou o empate no oitavo game e voltou a quebrar no fim do set. Já na parcial decisiva, que teve só uma quebra de serviço, o norte-americano esteve a um ponto da vitória no 5/4, mas Musetti manteve o serviço e quebrou na sequência para chegar à vitória.
“Acho que ambos jogamos uma partida fantástica”, avaliou o italiano. “O nível foi aumentando e a adrenalina estava intensa. Estou muito feliz com a atitude que mostrei na quadra e com o espírito que tento demonstrar todos os dias. Chegar à final aqui é muito importante e já estou focado no jogo de amanhã”.













Sentindo cheiro de título para o Musetti em Atenas.
Sim, mais um que vai tirar título de Djokovic.
Não vi essas 2 semi ,mas pelos melhores momentos parece que foram grandes jogos porque vimos lances muito bons,com técnica ótima e boas habilidades agora Musetti x Corda foi um espetáculo, segundo e terceiro set. Musetti agora joga pelo finals, mas pra isso precisa derrubar Djokovic para cravar seu lugar no finals.
Difícil. Musetti é muito superestimado. Ainda que o Novak só tenha saque hoje em dia, o italiano não tem grandes armas para incomodar o sérvio
Uma final espetacular digna de um Grand Slam em Atenas!!!
Menos e um AT 250 quase 125
Musetti não parece que joga com uma raquete e sim com um pincel! É muita habilidade pra um tenista só! Apesar da freguesia, acho que dessa vez ele é favorito contra o Djoko!
Pelo menos teremos uma final divertida de assistir. Musetti é um grande jogador e está buscando a vaga no finals. Mas não tem nível pra encurralar Djoko numa quadra indoor. No saibro seria outra história. Djoko deve vencer em 2 sets.