Belgrado (Sérvia) – O canadense Denis Shapovalov continua fazendo bonito no ATP 250 de Belgrado e vai fechar a temporada em alta. Depois de perder o segundo semestre de 2023 por lesão e voltar em 2024 fora do top 100, ele parece estar se reencontrando. Nesta quinta-feira, o ex-top 10 garantiu sua primeira semifinal no circuito desde outubro de 2022.
Para retornar às semifinais de um torneio ATP depois de mais de um ano, Shapovalov superou o australiano Christopher O’Connell em sets diretos, marcando duplo 6/2 em apenas 71 minutos de partida, na qual converteu quatro dos seis break-point que teve e se salvou nas duas vezes em que seu saque foi ameaçado.
Com a campanha desta semana, em que saiu do qualificatório, o canhoto canadense está recuperando mais 15 posições, subindo para o 63º lugar. Ele pode subir mais se seguir avançando. Seu próximo adversário será o tcheco Jiri Lehecka, cabeça de chave número 4, que venceu o quali eslovaco Lukas Klein de virada, com parciais de 3/6, 7/6 (7-3) e 6/3.
Será a segunda vez que os dois medirão forças, a primeira desde 2022, quando Lehecka derrotou Shapovalov em sets diretos na primeira rodada do ATP 500 de Roterdã.
Do outro lado da chave, dois tenistas da casa irão se enfrentar na semi, garantindo um sérvio já na decisão. Laslo Djere e Mamad Medjedovic aproveitaram muito bem os convites que receberam e estão a um passo de chegar na decisão.
Djere foi o primeiro a carimbar o passaporte rumo à semi, deixando pelo caminho o húngaro Fabian Marozsan em sets diretos, com o placar final de 6/4 e 6/2. Mais tarde, Medjedovic surpreendeu o argentino Francisco Cerúndolo, terceiro favorito, marcando parciais de 6/4 e 6/2. Será o quarto embate entre os dois sérvios, Djere venceu dois e perdeu o outro com desistência.