Nova York (EUA) – Um novo Rafa espanhol pinta no circuito? Esta é a empolgação da imprensa espanhola depois que Rafael Jódar conquistou neste sábado o título juvenil do US Open. O tenista de 1,90m e 17 anos teve uma campanha espetacular, superando os três principais cabeças de chave.
Nascido em Madri, Jódar é o 12º do ranking juvenil e derrotou sucessivamente Kaylan Bigun, segundo favorito, e Rei Sakamoto, cabeça 3, antes de superar numa emocionante decisão o principal favorito e atual campeão juvenil de Wimbledon, o norueguês Budkov Kjaer, por 2/6, 6/2 e 7/6 (10-1 no tiebreak).
O garoto se torna o 14º espanhol a conquistar um Grand Slam, mas segundo o diário Marca ele ainda não se decidiu pela carreira profissional, já que estuda a possibilidade de ir para a universidade nos Estados Unidos.
Britânica de 15 anos surpreende
Quem também dá esperanças em seu país é a britânica Mika Stojsavljevic. Ainda aos 15 anos, ela se tornou a primeira jogadora de seu país a ganhar o juvenil do US Open desde Heather Watson, há 15 anos. Na final deste sábado, superou a japonesa Wakana Sonobe, por duplo 6/4.
Stojsavljevic no entanto não é exatamente uma novidade para quem a segue de perto. Na temporada passada, ainda aos 14, ela atingiu as quartas de final juvenis em Wimbledon.
Campeões de duplas
Nas decisões de duplas, Sakamoto se juntou ao tcheco Maxim Mrva para ganhar o título sobre e o suíço Flynn Thomas e o também tcheco Denis Petak, por 7/5 e 7/6 (7-1), enquanto o título feminino ficou para a parceria formada pela marroquina Malak El Allami e a norueguesa Emily Sartz-Lunde, que venceram na final a tcheca Julie Pastikova e a alemã Julia Stusek, por 6/2, 4/6 e 10-6.
A britânica de tenros 15 anos já é campeã de um Slam, juvenil, of course! Victoria tem qie se apressar…
Vitória antes de ser tenista é gente, precisa ser criança, adolescente e depois adulta. Ela precisa fazer o que a deixa feliz. Se a consequência disso tudo for ser uma tenista profissional, só o tempo e o nivel de “querer” dela em que dirá.
Isso mesmo.
A menina precisa se profissionalizar imediatamente. Já o rafa não sei…talvez seja melhor seguir o tênis universitário nos eua
Tênis universitário para aqueles medianos que precisam se garantir com um título universitário. Jogadores feras devem seguir direto profissional. Vai ser feliz ganhando títulos e muita grana e aí ele poderá pagar qualquer universidade quando ele bem.entender.
Parabéns a todos os juvenis pelas conquistas. Isso é um grande prêmio para o esforço feito, um bom sinal de que está no caminho certo e uma ótima motivação para seguir em busca dos objetivos. Porém, sucesso no juvenil não é garantia de sucesso no profissional. A própria matéria cita o exemplo da britânica Heather Watson, que conquistou o US Open juvenil mas não conseguiu repetir o sucesso na carreira profissional, além de vários outros casos.