Melbourne (Austrália) – A norte-americana Emma Navarro segue sofrendo, mas também avançando na chave do Australian Open e já está nas oitavas de final. Assim como em seus dois primeiros jogos, neste sábado ela também precisou de três sets para derrotar a tunisiana Ons Jabeur, marcando placar final de 6/4, 3/6 e 6/4, depois de 2h03 de batalha.
Pela primeira vez classificada para as oitavas no Melbourne Park, a norte-americana cabeça de chave 8 terá agora pela frente outra estreante nesta fase na competição. Ela enfrentará a russa Daria Kasatkina, que precisou de 10 participações para chegar na segunda semana, batendo a cazaque Yulia Putintseva com parciais de 7/5 e 6/1, em apenas 79 minutos.
Kasatkina chega para o duelo que vale um lugar nas quartas com muito menos tempo de quadra que a rival, gastando 3h44 para superar as três primeiras rodadas. Do outro lado, Navarro gastou 3h20 apenas para superar a estreia, acumulando 7h34. Será a primeira vez que a russa e a norte-americana irão medir forças pelo circuito profissional.
Jogo de altos e baixos contra Jabeur
A vitória de Navarro foi construída com bastante oscilação. Ela começou arrasadora e venceu os cinco primeiros games da partida, perdeu os quatro seguintes e só não perdeu o primeiro set porque voltou a quebrar Jabeur no décimo game. Na segunda parcial, foi a tunisiana que anotou dois breaks seguidos na largada, levou um de volta no quarto game, mas anotou outro no nono e empatou o jogo.
O terceiro set teve menos quebras, e a definição se deu entre o quarto e o sétimo games. Navarro salvou dois break-points para fazer 2/2 e logo depois iniciou uma sequência de três quebras, duas a seu favor e uma contra. Sem novos break-points para qualquer um dos lados desde então, a norte-americana administrou a vantagem e ficou com a vaga nas oitavas.
Putintseva se “rende” após sair atrás
Já o duelo entre Kasatkina e Putintseva foi marcado por dois sets completamente distintos, com muita disputa no primeiro, que poderia ter ido para qualquer um dos lados, e domínio da russa no segundo, em que a rival cazaque baixou muito o nível depois de ficar atrás no placar e não conseguiu mais impor resistência, se tornando presa fácil.
Depois de começar melhor, abrindo 3/0 na parcial inicial, Putintseva perdeu a quebra de vantagem no quinto game e amargou uma nova quebra no 11º. Os 51 minutos de disputa no primeiro set viraram apenas 29 no segundo, com Kasatkina quebrando Putintseva em todos os seus games de serviço. A russa só não anotou “pneu”, porque foi quebrada sacando em 5/0 para o jogo.
Vai dar daria