Bruxelas (Bélgica) – Eliminado na estreia do ATP 250 de Bruxelas, João Fonseca lamentou as oportunidades perdidas na partida desta terça-feira contra o holandês Botic van de Zandschulp, 86º do ranking. O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil esteve com quebra acima nos dois sets, mas permitiu a reação do experiente rival de 30 anos.
“Comecei muito sólido, sacando super bem, mas perdi muitas oportunidades. Nesse nível, não pode acontecer, ainda mais nessa superfície em que as coisas acontecem muito rápido. Hesitei muito e acabei falhando bastante”, disse Fonseca, por meio de sua assessoria, após a derrota por 7/5 e 7/6 (7-2) para Botic em 2h02 de partida.
“Vamos seguir trabalhando, para não perder mais essas chances que eu tive no primeiro e no segundo set”, acrescentou o atual 45º do ranking. Ele chegou a liderar o set inicial por 4/2, mas permitiu o empate no oitavo game e voltou a ser quebrado no último game da parcial. Já no segundo, teve 5/3 e um set-point, que desviou na fita e saiu. No game seguinte, sofreu uma nova quebra de serviço e viu o holandês dominar o tiebreak.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Cabeça 7 em Bruxelas, Fonseca estava sem atuar desde a Laver Cup, há pouco mais de três semanas. Seus próximos compromissos serão o ATP 500 da Basileia e o Masters 1000 de Paris. Ele também está inscrito para o ATP 250 de Atenas, que acontece logo após o último Masters de 2025. “Estou bem adptado. Tenho feito bons treinos, só preciso voltar ao meu ritmo e voltar a fazer bons jogos”, afirmou em entrevista à ESPN. Já Botic enfrenta nas oitavas o norte-americano Eliot Spizzirri, que venceu o espanhol Pedro Martinez por 6/4 e 6/1.













Que comecem as críticas!!!
Só uma crítica. Essa derrota é péssima para a sequência que ele desejava
Pelo menos ele vai conseguir uma sequência de descanso no Rio
Não acho. Vai ter mais tempo para se preparar para o próximo torneio.
Pode ser até benéfico.
A questão é que eu acho que jogar faz parte da preparação. O que a gente tem observado é que ele tem dado intervalos muito grandes entre um torneio e outro, e isso pode estar atrapalhando. Não tem que jogar demais, mas também não tem que jogar “de menos”. O cara é jovem, tá no momento mais propício ao desenvolvimento físico e técnico, não tem que se poupar tanto. Mas é só o que acho.
Desistiu de Master mil pra jogar um 250 , não vi benefício nenhum , e ainda foi eliminado kkkk
Penso com você. O nível em que João está todos jogam bem. Qualquer descuido é fatal. Enfim que a equipe observe e busque fazer um calendário equilibrado, talvez com pausas menores entre os Torneios. Ao longo dos próximos anos penso que não tem como fazer essas pausas longas, principalmente vindo para o Brasil que é muito longe. Ter uma base na Europa seja uma boa solução.
Ah tá.
isso nao ;e uma cirtica. é um fato.
Não se preocupe, pois está tudo sobre controle para ser o futuro número 1 do mundo do tênis. Quem viver verá. Kkkkkkkkk
Nossa, que engraçado k
Que comecem as desculpas
Só uma crítica. Esse é mais do mesmo
O que acaba com o joguinho com pinta de campeão dele, é quando a torcida começa com o Joõãão Fonseecaa, Joõãão Fonseecaa, daí já era.
Nao pode haver críticas, mai de jeito nenhum.
Ele é o maior fenômeno da história do tênis.
Claro que pode haver críticas. Mas tem umas que dizem mais sobre a ignorância de quem critica do que sobre a qualidade de quem é criticado…
Isso que dá ficar tirando férias em vez de jogar.
Nem foi tanta surpresa esta derrota.
Talvez sirva de lição e a partir agora comece a focar de verdade.
João tem muito mais a melhorar (o que é totalmente normal, pra um cara da idade dele) do que o “calendário” ou as “férias”. É reduzir demais a questão. Tênis não é videogame, gente, vamos ter um pouco mais de paciência…
Ok, Fonseca, tudo dentro do normal… O que ele precisa é de mais descanso.
Ele acabou de descansar, declinou da participação de um Master 1000…
kkkk. Bom, ironias a parte, era mais ou menos previsivel. Está jogando muito pouco, sem ritmo. Tem situações como essa de liderar em 4-2 e ver o adversario voltar para o jogo, ou estar 5-3 com uma quebra no segundo set e dar azar. Lidar com essas situação e amadurecer com isso, só em jogo. O fato do pai ser milionario ajuda mas de vez em quando atrapalha. Quando o tenista tem recursos limitados vai jogar o maximo possivel e com a faca nos dentes. O Fonseca está na zona de conforto. Talvez essa derrota prematura tenha sido positiva para ele e a equipe acordaram. Só ver o exemplo to Tiem que tem o Michael Chang de tecnico. É 8 meses mais velho que o Fonseca, mas começaram o ano no mesmo barco, só que está aproveitando muito mais essa primeira temporada
Está na hora de pegar um técnico mais experiente. Pega o Rafter que elogiou tanto e se deram bem na Laver cup. Ou pega um técnico espanhol. Não adianta se o João tem condição e todos esperam que ele se torne um grande campeão, tem que pegar um técnico experiente.
Vacilao. Sacou para fazer 5×2 no 1 set. Tem que cuidar mais da bola.
Fonseca involuiu. Agora é voltar pro RJ e treinar um pouquinho mais. rs
Sim, exatamente a estratégia de descanso tem funcionado. O plano é ter periodos mais longos de descanso e chegar inteiro nas férias de fim de ano, que são muito desgastante e exigem preparo físico e mental.
Maravilhosa tirada, Fernando, a melhor do dia…
Apesar de soar sutilmente irônico seu profético comentário, eu diria que ele poderia mesclar mais jogos entre os treinos, isso pode ajudar a regredir a “involução”, ou talvez até ajudar a evoluir. No entanto, seguimos fortes na torcida. Que a história seja diferente no ATP 500 que está para chegar.
O adversário teve mais oportunidades.
Gênio!!
Alguém sabe o motivo daquela proteção no braço direito?
Às vezes, tenho a impressão de que o João tem algum problema físico, por isso joga tão pouco… Será que estão escondendo algo?
Fisicamente limitado sim, infelizmente.
Como você sabe?
“…escondendo” o jogo, talvez?
Está muito mascarado. .acha que pode gan har a qualquer momento..e aquele bigodinho ridículo.. tá faltando humildade
O bigodinho ridículo tá prejudicando tudo, o jogo, a humildade, a máscara, etc.
Com certeza rsrs
Putz! Segundo esta analogia profunda, se o João deixar a barba, então é fim de carreira…
O que tem a ver o bigode do rapaz? Nada a ver isso, para de doidera
Até que enfim alguém com lucidez…
Kkkkkkkk boa. Foi o bigodinho que desandou tudo tbm pro Wild
Será que se tirar “aquele bigodinho ridículo” seu jogo há de melhorar? Será que o João crê que com alguém de bigode nem o diabo pode? Aí eu me pergunto: será que não se trata de um bigode tático? O dado curioso é que os colegas de circuito talvez façam pilhérias, afirmando que o João deixou o bigode…
Se o cara programa 4 torneios e perde a primeira rodada como é a escala de trabalho?
Por isso achava melhor disputar mais alguns torneios.
Com ou sem bigode?
Acho engraçado esse lance de poupar, se o João chegasse em fases finais de torneios, ou realmente tivesse jogando todos os torneios, beleza, vale a pena poupar. Mas ele em quase todos os torneios que participa cai na primeira ou segunda rodada. Com 19 anos poupar de jogar master 1000, no caso de Xangai, não tem sentido a não ser uma lesão. Alcaraz e Sinner chegam sempre nas finais, ou campeão dos torneios que participam , e jogam muito mais que o João. Alcaraz ganhou 8 torneios esse ano . 3 ATP 500, 3 masters 1000 e dois grand slam, jogou a Laver Cup, dois jogos , foi pra Japão em seguida e ganhou em Tokyo.
Vide os meandros da CLT…
TEm algo muito estranho acontecendo com o João durante o passar do ano. Ele está muito mudado, meio sem alegria, vontade, vibração… Infelizmente parece que está se acostumando a perder jogos oficiais… Triste!
Nelson, não deve ser fácil ser marretado por grande parte das pessoas que se manifestam nas redes sociais. Pode ser que seja isso. O cara tem 19 anos, é top 50 no primeiro ano de profissional e tome comentários jocosos.
Você não está confundindo João com Beatriz?
Treino é treino, jogo é jogo. Treinar saque é uma coisa. Sacar é outra. Como ele irá criar casca?
O staff deve pelo visto acredita que o João vai criar casca só treinando e sendo marketeiro. O moleque até engordou do tanto que tira férias. Que bizarro.
Primeiro há que plantar bananeira, obviamente…
Vacilou. Sacou pra fazer 5×2 no 1 set, idem no 2 set. Nao pode perder um jogo dessa maneira. Faltou foco e cuidar da bola.
Ainda bem que reconheceu os erros.
Fez autocrítica, já é um progresso.
Tinha que falar isso né,precisdo voltar ao meu ritmo,que ritmo?,não joga
Até o Djocko tá jogando mais torneios com 38 anos…
Esse Staff do João, vai acabar sacrificando a carreira dele! O cara tava voando na Davis e na Laver Cup, e inventam de tirá-lo de Xangai. Com a “faca nos dentes” como estava, depois desses torneios que não valem pro ranking, mas que estavam dando ritmo de jogo, certamente faria um grande torneio em Xangai. Mas não, tiram o cara de combate e ele volta a jogar totalmente sem ritmo, e vira presa fácil pro 84⁰ do mundo. Continuem assim, e em breve João não passará de mais uma promessa do carente e sofrido “tênis tupiniquim”.
Ele disse que desistiu de Xangai por motivo de doença.
https://www.instagram.com/p/DPwtQRPATZg/?igsh=MXNqM2txZzM2eHJtZQ==
João deu entrevista dizendo que se retirou de Xanghai devido à uma infecção bacteriana.
E tome precipitação argumentativa!! Sacrificar “a carreira dele”? Ou seja, o que mal começou…
Perdemos pro Schulpa-cabra holandês. Pena!
Olha aí o novo Tomaz Belucci. Só na cabeça dos alienados para chamar esse cara de fenômeno.
Pra mim, tudo dentro do normal uma derrota como essa, considerando um tenista da idade dele. Ele vai perder assim várias vezes ainda, porém acredito no real potencial desse garoto pra daqui alguns anos ainda, não agora, como muitos querem. Ainda é muito cedo pra muita cobrança.
Só vem mostrar que não é nada daquilo que falam, não conheço um top 10 que teve recaída antes dos 25 anos. Mas mesmo assim tem os parabéns, é o melhor entre os brasileiros
Quando você diz recaída é o que? Porque ele está em 45 e o máximo foi 42, e saiu do 142 no início do ano. Esse perde e ganha no primeiro ano completo é igual a basicamente a todo jogador do top10, com exceção de Nadal e Alcaraz que são mais precoces. Mas pegue os resultado do Sinner em 2020 para ver que a coisa mais comum era vencer uma e depois perder 3.
“…disse Fonseca, por meio de sua assessoria.”
Por meio de sua assessoria ? Estranho. Outro mal sinal, entre vários.
Está bem claro para a maioria: o trem Fonseca descarrilhou.
Mas é difícil de saber a causa, principalmente para quem não convive com ele. Certamente passa pelos poucos torneios que participa, mas isso me parece mais efeito de causas anteriores do que a causa raiz. Problema físico ? Preguiça ? Pouca tolerância às derrotas, à frustração ? Nervosismo ? Má orientação dos treinadores ? Só aí já foram 5 possibilidades bem razoáveis, podendo ser também qualquer combinação delas. Acho que o melhor é nem tentar saber, porque a probabilidade de errar é muito grande.
Mas não tentar saber os motivos é bem diferente de não reconhecer o problema. Acho que a melhor atitude para nós, brasileiros que querem ver um tenista profissional brasileiro entre os melhores do mundo, é não esperar muito do Fonseca: o que vier é lucro. E saber que, no curto-prazo, o Fonseca e sua equipe lucram financeiramente com expectativas exageradas sobre ele, e podem querer estimulá-las.
Sim, a maioria dos tenistas brasileiros se comunica através de seus assessores, a menos que sejam requisitados nas salas oficiais de entrevistas dos torneios.
E aí João, já descansou? Ultimamente tenho te visto só levando taca em primeira rodada . Sem ritmo algum? Tu tira férias todo mês. Vai pegar no batente não garoto? Vamos trabalhar garoto!!
Esperar ele completar 20 anos para começar a criticar, com apenas 19 anos ainda é muito jovem (pelo menos na mentalidade da equipe dele e de grande parte da mídia especializada).
99% da mídia especializada passa pano. Mídia do tênis é proibida de criticar tenista brasileiro. Só elogios. Quando há erros flagrantes é porque o adversário jogou bem.
Espero que esse 1% do seu comentário seja o TenisBrasil.
O cara vem de vitórias contra Cobolli e Tsisipas em estádios e eventos cheio de pressão … e temos que ler tantos comentários superficiais com base em um jogo duro que poderia ter ido para qq um dos jogadores e quem viu o jogo notou que vários pontos capitais deram tudo certo para o adversário … linha , fita …
Cada uma …
Firme João ! Excelente temporada! Obrigado!
João Bellucci Hadad Fonseca
Jogador novo tem que treinar , mas nada substitui o ritmo e pressão de jogar . Ainda mais no tênis , que raramente vc vai ate o final da semana, dando tempo de descansar e treinar.
O cara está se achando top five, escolhendo torneios e treinando bastante, mas, deveria ser o dosar mais torneios ATP, faltou consistência para fechar a partida, teve oportunidades, mas, como está sem ritmo de competição faltou o time final.
não treina o suficiente, não joga torneios, e fica escondido atras do protecionismo da equipe…vai tomar fumo sempre…ganhará uma partida outra e só…nessa toada, não vai subir….
O rapaz não se sustenta e é fácil encurralar ele com aquela esquerdinha mixuruca.
Daí quando a torcida começa com aquele “Jõõãàoo Fonseca…” , termina o jogo do rapaiz.!
Acho que você precisa assistir ao jogo novamente e contar quantas excelentes paralelas de backhand o Fonseca deu.
deixa o cara/garoto seguir o ritmo normal das coisas. parem de compará-lo com big 4, Alcaraz, Sinner e outras feras. ele tem que comer muito feijão e jogar pelo menos 100 vezes mais pra chegar sequer perto dessa galera. vai ser top 10, sim, tem jogo pra isso, mas ser n⁰ 1, sei não. A carência e necessidade de se achar um novo ídolo, por parte de torcedores e imprensa, no meu ponto de vista, não ajuda o Fonseca.
Ele é muito bom, não precisa dessas pseudo-ajudas de interesses duvidosos.
Deixa o garoto trabalhar que ele chega lá por seu próprio talento.
João, o Fonseca, necessita refletir com profundidade sobre sua performance em competições onde consegue vencer e onde é vencido. E essa reflexão deve ser dirigida a sua condição interior onde poderá receber a resposta para suas performances diante de seus adversários. Ele deve saber que ainda necessita de lapidação para ser o bom tenista que habita nele mesmo. Treinadores, orientadores que cuidam dele são grandes ajudantes para que ele encontre o João que habita nele mesmo. Entretanto, João, o Fonseca, só emergirah quando ele estiver pronto para os grandes embates. Vale para ele esse pensamento: ” Quando o Discípulo está pronto, o Mestre aparece”. Um abraço João.