Fonseca sofre com o saque e perde para Botic na estreia

Foto: Belga Image/BNP Paribas Fortis European Open

Bruxelas (Bélgica) – A temporada sobre quadras duras e cobertas na Europa não começou bem para João Fonseca, que foi eliminado na estreia do ATP 250 de Bruxelas. O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil foi superado pelo holandês Botic van de Zandschulp, 86º do ranking, por 7/5 e 7/6 (7-2), em 2h02 de partida.

Cabeça 7 do torneio, Fonseca é o atual 45º do mundo e estava sem atuar desde a Laver Cup, há pouco mais de três semanas. Na última segunda-feira, revelou em entrevista à ESPN que não jogou na Ásia por ter sofrido com uma infecção bacteriana antes da viagem. Seus próximos compromissos serão o ATP 500 da Basileia e o Masters 1000 de Paris. Ele também está inscrito para o ATP 250 de Atenas, que acontece logo após o último Masters de 2025.

A temporada de Fonseca tem 21 vitórias e 15 derrotas na elite do circuito, com a conquista de seu primeiro ATP 250 em Buenos Aires. Jogando em quadras duras, venceu 10 jogos e perdeu oito. O carioca também tem dez vitórias em nível challenger, com títulos em Camberra e Phoenix.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Algoz de Fonseca nesta terça-feira, Botic igualou o histórico de confrontos entre eles. O brasileiro havia vencido na Copa Davis do ano passado. O experiente holandês de 30 anos já chegou a ser número 22 do mundo há três temporadas e tem oito vitórias contra top 10. Seu próximo adversário é o norte-americano Eliot Spizzirri, que venceu o espanhol Pedro Martinez por 6/4 e 6/1.

Apesar de ter sido o primeiro a conseguir uma quebra de serviço na partida e liderado o set inicial por 4/2, Fonseca não conseguiu sustentar a vantagem no placar. Ele permitiu o empate no oitavo game, em momento que não se movimentou tão bem defensivamente do fundo de quadra. Já no fim do set, colocou poucos primeiros serviços em quadra e sofreu pressão constante em seu saque. Mesmo depois de salvar cinco set-points não evitou a perda da parcial.

Fonseca também esteve à frente no placar durante o segundo set e chegou a liderar por 5/3. Ele teve um set-point no serviço do holandês, que conseguiu se salvar em uma bola que desviou na fita e saiu. No game seguinte, Botic largou com um boa devolução e novamente contou com a instabilidade do brasileiro no saque para devolver a quebra. A definição ficou para o tiebreak, em que o experiente jogador de 30 anos abriu vantagem cedo e saiu vencendo por 4-0, sustentando a vantagem até o final.

Botic liderou a contagem de winners por 32 a 22 e cometeu 32 erros contra 31 de Fonseca. O holandês fez 15 aces contra apenas 3 e criou oito break-points para conseguir quatro quebras, perdendo apenas dois games de saque.

Subscribe
Notificar
guest
104 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jackson
Jackson
1 mês atrás

Kkkk…Ele está muito cansado…Tem jogado muitos jogos….kkkk…Que bizarro….E teve gente aqui que falou que era melhor ele jogar torneios menores pra ganhar tempo de quadra e ser campeão…kkkk…Desse jeito ai…Olha o tempo de quadra 1 jogo…kkk…Esse é o “FENONIMO” do BRASIL…kkk

®Roger
®Roger
1 mês atrás
Responder para  Jackson

Não entendo os torcedores do João…
Ele está se poupando e descansando para a temporada se 2030 que está logo aí. (Contém ironia)

Benhamin
Benhamin
1 mês atrás
Responder para  Jackson

Não se preocupe, pois está tudo sobre controle para ser o futuro número 1 do mundo do tênis. Quem viver verá. Kkkkkkkkk

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás

É isso aí, parabéns,bora descansar bastante e depois ir disputar um torneio desse nível sem ritmo de competição, tá certinho

Fonsequisado
Fonsequisado
1 mês atrás

Que papelão

Guilherme do E.S. Ribeiro
Guilherme do E.S. Ribeiro
1 mês atrás

Botic está longe de ser um jogador qualquer. Um jogador experiente, com final de ATP este ano e vitória contra o Djokovic em Indian Wells. Mas não está na sua melhor fase. Pelo ranking, resultados no ano e até por já ter vencido o holandês ano passado, João era o favorito e não confirmou. Resultado ruim. Acho muito difícil o João fechar o ano no TOP30. TOP40 é possível, mas essa derrota pressiona demias por resultados em torneios ainda mais difíceis, como o 500 de Basel e o Master de Paris. Já disse isso antes, respeito a estratégia da equipe do João, eles são profissionais e eu sou apenas um amante e torcedor de tênis, mas acho essas pausas do João muito longas e prejudicam seu ritmo. Na minha opinião ele precisa jogar mais. Bola pra frente. O ano ainda é muito bom, bem acima da média para garotos da sua idade. Continuamos na torcida.

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
1 mês atrás

Bem fraco o holandês (isso comparado aos TOPs). Também sem grandes variações de jogo. Se fosse grandes coisas não seria nr 87 do ranking.

SDR
SDR
1 mês atrás

Concordo. Tem que jogar mais, tá se poupando tanto que tá se prejudicando. Cara tem nem 20 anos e quer se poupar como se tivesse mais de 35…

Fernando Romero
Fernando Romero
1 mês atrás
Responder para  SDR

Não concordo que tenha que jogar mais. Tem que descansar mais, afinal ele só tem 19 aninhos e não pode ser submetido a esforços. Falta ritma? Os treinos de paredão que ele faz nos descansos do Rio de Janeiro vão dar ritmo. Mas também não pode exagerar porque ele ainda é muito novinho.

SDR
SDR
1 mês atrás
Responder para  Fernando Romero

kkkkkk….é, só resta concordar. Contra “os treinos de paredão, não há argumentos”.

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
1 mês atrás

O treinador não está acostumado com o circuito real.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  DENNIS SILVA

Assino embaixo. Nunca havia treinado um profissional, até então.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás

Enquanto isso, o Learner Tien, treinado por um campeão de Slam, o Chang, joga muitos torneios, no mundo todo, e esta subindo no ranking como um foguete. Só para constar, o coach do João nunca treinou um pro e nem se conhecia ele, fora do RJ, antes do JF.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Tien é uma ano mais velho , e no Staff de JF , tem um consultor do gabarito de Franco Davin ( Ex- Del Potro e vários jovens TOPs 10 ) . Lembrando que Nadal somente conseguiu 2 Títulos em Indoor em toda a carreira, e Alcaraz somente possui 1 até agora. Subiu 100 posições no Ranking em 2025 com todos os méritos. Não custa se informar melhor antes de despejar tantas sandices, meu caro. Abs !

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sandice é desconhecer que ambos têm a mesma idade hoje, a diferença é de meros 8 meses. E o meu comentário foi para a suposta grande experiência do treinador, não para o jogador. Aprenda a ler. Melhor entender melhor o que tu lês.

Francisco
Francisco
1 mês atrás

Fonseca tá querendo jogar só o circuito principal. Deveria colocar alguns Challengers no calendário pra ganhar rodagem. Muito bam-bam-bam da mídia e pouca mão na massa. Quando acordar, não terá passado de mais uma promessa que não vingou.

Teru
Teru
1 mês atrás

Nosso Fonseca precisa aprender muito ainda. Mas ele é jovem e temos que dar crédito a ele.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Teru

O grande Teru devia ensina-lo.

Adalberto
Adalberto
1 mês atrás
Responder para  Teru

Não tem mistério: quem joga pouco, 1 partida que perde representa muito!
“Poupem o João… ele é um menino que pode se lesionar… nos treinos não tem perigo de machucar… Essa teoria tá certa? Pode ser mais vai cair no ranking…”

Antônio Júnior
Antônio Júnior
1 mês atrás

Eu voltava para o Brasil e descansava até o ano que vem.

nelson
nelson
1 mês atrás
Responder para  Antônio Júnior

Ele só não volta porque ja esta compromissado em “comparecer” nos torneios de Basileia, Paris e Atenas. Só mais 3 jogos, e tá tudo certo. Copacabana… já já tamu aí…

SDR
SDR
1 mês atrás

Isso foi muito ruim. Agora são muitos dias novamente até o começo do ATP 500.

Marcos
Marcos
1 mês atrás

Vai pro Instagram… pula calendário… é muita falta de lógica!!!! Cuidado para nao ser um Kyrgios da vida…. muita badalacao e pouco resultado… tien voando…. sei q ele nao vai ler aqui e que minha opinião pouco importa mas tem q mudar.

eduspacca
eduspacca
1 mês atrás
Responder para  Marcos

“muita badalação e pouco resultado” . Perfeito, concordo plenamente

Fernando Romero
Fernando Romero
1 mês atrás
Responder para  Marcos

Nos 4 primeiros meses do segundo semestre o Fonseca terá jogado 6 torneios atp (Wimbledon, Toronto, Cincinnati, USO, Bélgica e Suíça semana que vem. Também tem a Davis e aquela brincadeira da Laver. ATP mesmo terão sido 6 torneios em 4 meses, média de 1,5 torneio/mes, com 10 jogos. Se mantiver a tendência e cair na primeira rodada na Suíça alcançará a média de 1,7 jogos por mês. Isso sem nenhuma contusão declarada. O responsável pela campanha dele é um “jenio”! Ou nesse mato tem coelho e estão escondendo problema físico?

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás
Responder para  Marcos

Isso tudo no primeiro ano como profissional. Tien voando, deve estar 10 posições na frente dele. E se ele tivesse ganho, era oba oba, rumo ao título.

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
1 mês atrás

O trem Fongo de Palha Seca descarrilhou.

Kleber
Kleber
1 mês atrás

O Fonseca falhou muito nos momentos decisivos do jogo e permitiu a reação do adversário.
Jogou bem abaixo do esperado.

Refaelov
Refaelov
1 mês atrás

Só espero não ter que ler ninguém aqui passando a mão na cabeça do garotao e justificando o resultado por “falta de ritmo” uma vez q a ausência recente de jogos a vera foi uma escolha exclusiva do mesmo e do seu staff..

SDR
SDR
1 mês atrás
Responder para  Refaelov

Se falta ritmo, a derrota torna isso pior, pois até o próximo torneio são muitos dias “só treinando”.

Roberto Leite da Silva
Roberto Leite da Silva
1 mês atrás
Responder para  Refaelov

Concordo com você, estão endeusando demais. A mídia já o coloca como um Deus do tênis e nem coroinha é .

Gabriel
Gabriel
1 mês atrás

João claramente tem como objetivo chegar na Austrália como cabeça de chave, começou mal a busca. Ainda restam 3 torneios para o objetivo. Se não concretizado fica mais difícil buscar para Roland Garros, já que em fevereiro começam suas principais defesas de pontos… Boa sorte para o João, e menos ansiedade no próximo jogo.

Francisco
Francisco
1 mês atrás
Responder para  Gabriel

Quero ver quando chegar a defesa dos pontos de Buenos Aires… Se não mudar de atitude e trabalhar mais (leia-se: jogar torneios) o sonho começa a acabar no próximo verão.

Paulo Minoso
Paulo Minoso
1 mês atrás

Acho que ele ainda tá cansado. Talvez seja melhor poupá-lo até o Qualy de Wimbledon. Enquanto isso ele vai treinando no Sesc. A agenda tá sensacional.

eduspacca
eduspacca
1 mês atrás
Responder para  Paulo Minoso

kkkkkkkkk

nelson
nelson
1 mês atrás
Responder para  Paulo Minoso

Isso mesmo. Tem que descansar, como todos seus concorrentes para o Qualy de Wimbledon estão fazendo, com certeza! É brincadeira a gente ver a disposição e vontade que o João tem jogado… (Muito mais vontade de voltar pra praia)

Geraldo Coelho
Geraldo Coelho
1 mês atrás

Veja que o Fonseca tem que tomar uma decisão, para ser um tenista top10 ou top20, copiar a linha de conduta desses que hoje estão lá (os mais profissionais) pois ta claro que as paradas dele não estaço contribuindo para evolução, fica sem ritmo o que deixa ele como se a cada para ele este voltando de pré-temporada. Claro que a vida é dele com seu staff e saber qual é o efeito que eles querem com essas paradas (na minha humilde opinião excessivas). Forhand diminuiu velocidade(potencia) , precisão, saque com redução de potência e acertos no primeiro serviços. Vamos continuar torcendo, pois ele só tem 16 anos e é sem dúvida um fenômeno.

Última edição 1 mês atrás by Geraldo Coelho
Gabriel
Gabriel
1 mês atrás
Responder para  Geraldo Coelho

Fonseca ja tem 19 anos!

Geraldo Coelho
Geraldo Coelho
1 mês atrás
Responder para  Gabriel

Desculpa o erro é verdade

Santista
Santista
1 mês atrás

Apesar do Fonseca ter perdido, foi muito bom jogo, mostra a nova geração chegando, Fonseca não esteve bem no saques teve suas chances mas não deu certo. O que anda me irritando ultimamente são esses pedidos para se enxugar, chega a ser irritante , toda hora pedem toalhas , já imaginou se no vôlei ou basquete todos tem que parar para se enxugar a cada ponto ? São crianças, adolescentes manuseando toalha encardida de suor e bactérias, cadê a higiene ??? Acho que o único esporte que poderia fazer o uso da toalha seria a natação, aí sim , acabou a prova tem esse direito, rsrs .Vamos em frente João, tem muito chão.

®Roger
®Roger
1 mês atrás
Responder para  Santista

Como é que é? Toalha com suor e bactérias?
Putzzzz, geração nutelinha então?
Cara, pensa nos esportes de contato então..vai falar p adversário….vai pra lá que tuas bactérias são anti higiênicas? Kkkkkkk
Fala sério

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
1 mês atrás

Devia jogar só em exibições. Diz que aprende muito, Só se for ganhar muito dinheiro, jogos sem nenhuma pressão. Mas já como citado, é muito jovem, pode evoluir muito, apesar do jogo sem grandes variações.

Marcelo Krebs
Marcelo Krebs
1 mês atrás

Fonseca está barrigudinho…também trabalha igual eu…1 x por mês

Marcio
Marcio
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Krebs

Parece até que está casado…. 1 por mês e olha lá.. kkkkkkkkkkkkkk

nelson
nelson
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Krebs

Kkkkkkkkk

Marco Aurelio
Marco Aurelio
1 mês atrás

Acho que está na hora de nosso querido João Fonseca fazer algumas escolhas. Uma delas, é entender a necessidade de escolher um lugar na Europa, ou nos EUA, para morar treinar, etc, e só voltar ao Brasil no recesso das férias…

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  Marco Aurelio

Sim, tem razão. E essa indefinição acaba agindo no psicológico durante os torneios. Ele sabe disso e é muito provável que faça a escolha da sua “base” no começo do ano ou ainda no final deste.

Ricardo
Ricardo
1 mês atrás

O Fonseca está de parabéns!!Pela equipe de marketing que têm digo!!É um mediano top 50 com aurea de top 20

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
1 mês atrás

Joga um torneio a cada dois meses. Parece TOP five. 19 anos e jogando o mínimo do mínimo. Se não mudar nada acontecerá

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás

Existe uma fantasia em volta do jovem tenista brasileiro…
Tratado como um produto com laço vermelho (XP, patrocinadora do jovem, além de patrocinar o ATP 500 do Rio, comprou uma fatia do torneio, será um dos investidores), João Fonseca joga poucos torneios, tem um calendário “modesto” para alguém que busca o “número um”.
Fora de forma (visivelmente), não consegue manter o jogo durante muito tempo (leva viradas por falta de condicionamento).
Com um estilo de jogo ultrapassado (sem movimentação, pouca variação, batendo todas as bolas sem preparação).
Mesmo assim continuará sendo a quimera dos otimistas e sonhadores.
Realidade está batendo na porta…falta atender.

Última edição 1 mês atrás by JClaudio
Marcus Dantas
Marcus Dantas
1 mês atrás

Saiu na frente o 1set e na hora de administrar jogou muito mal um game deixando o holandes voltar pro game. 2set ganho e permitiu a virada.. perdeu pra ele mesmo..

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
1 mês atrás
Responder para  Marcus Dantas

Perdeu porque o adversário jogou melhor.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 mês atrás
Responder para  Marcus Dantas

É mesmo né? Perdeu pra ele mesmo. O outro tenista não teve méritos; Fonseca é que entregou o jogo…

Incrível como passam pano pro Fonseca…

Flávio Souza
Flávio Souza
1 mês atrás

Acho que ele está precisando de mais uns dois meses de descanso

Gilvan
Gilvan
1 mês atrás

Amistosos e fanfarras não se comparam a jogos oficiais, onde os tenistas disputam pontos preciosos e justificam seus patrocínios.
A equipe do João Fonseca parece um pouco deslumbrada, pensando mais no futuro do que no presente. E ele está pagando a conta em quadra.

Julio Marinho
Julio Marinho
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

A coisa que mais incomoda são essas exibições. Da laver cup, então talvez lá tenha pegado a tal infecção, que impediu de ir à Ásia. E pensar que ele ficou com uma infecção que atrapalhou 3 torneios é meio sem sentido. No meio das férias para e vai jogar um jogo sem qualquer sentido contra Alcaraz. Ele não é adversário para Alcaraz. Com muito trabalho, em 2 anos talvez seja. Hoje é um jogo tão sem sentido quanto eu jogar contra Alcaraz. Não são da mesma liga. Então, é grana. Simplesmente isso. E aí parece que tudo perde um pouco sentido. Pois se está fazenda um calendário enxuto para entrar com blocos de treinamento e maturação, que as exibições não atrapalhem isso. E atp 500 da Basiléia é uma pedreira. Piscou, perdeu. Mas acho que é isso, top 50 no ano, passar a régua e assimilar os acertos e erros no ano. Evoluir muito a forma física na pré temporada, porque ano que vem, ele tem que produzir bem diferente. Abraço!

Leo
Leo
1 mês atrás
Responder para  Gilvan

O mais importante acho que é o João terminar a temporada sem contusões. Não adianta nada jogar um monte de torneios e se machucar e perder torneios mais importantes.

NFdS
NFdS
1 mês atrás

Surpresa? Acho que não. Isso parece ser falta de ritmo de jogo. Afinal, o garoto só treina e não joga. E como disse aquele grande filósofo contemporâneo: treino é treino, jogo é jogo.

Rockton
Rockton
1 mês atrás

Direita potente e bom saque, foi o que trouxe o Fonseca até Top 50.
Daqui para frente vai ter de melhorar muito em devolução de saque e movimentação e ser mais agressivo também com o backhand.
Sacou 5×4 para fechar segundo set e não colocou nenhum primeiro saque em quadra, isso mostra o quanto ainda é imaturo. Normal para a idade.
Tem potencial para evoluir. Mas, cá entre nós: estou achando ele “pesadão”.
Claro que tudo isso e em comparação aos TOPs.

Álvaro Canto
Álvaro Canto
1 mês atrás

O descanso no RJ, novamente, não foi benéfico!
Esperar que para 2026, a agenda fique mais robusta…pois, a cada “parada”, ele volta sem ritmo de jogo.

Marcos Fontes
Marcos Fontes
1 mês atrás

João Fonseca é um tenista de nivel 50 pra cima, as vezes pode ali conseguir subir um pouco, mas sem grandes ilusôes … normalmente ele perde para jogadores menos rankeados. Nunca foi uma grande promessa como venderam algumas mídias. Agora é ter os pés no chão, e ir conseguindo pontinhos aqui e ali para não cair muito no ranking.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Marcos Fontes

De 50 para baixo…
Pelo seu texto, deveria ser isso.

Ramon Silva
Ramon Silva
1 mês atrás

Sem ritmo.. Sem 1 serviço… Uma lástima hoje.. uma pena.

eduspacca
eduspacca
1 mês atrás

Fonseca é um bom jogador. Só isso

Orlando
Orlando
1 mês atrás

Ué, mas esse jogador não seria um top 10 ! Ganhou um ATPzinho 250, e ainda na América do Sul, rsss..não foi nem nos EUA ou na Europa, ele se acha e a imprensa tem culpa por colocá-lo num patamar que não condiz com a realidade.

Evandro
Evandro
1 mês atrás

As pessoas acham fácil detratar. Querem comparar o Fonseca com o Sinner, Alcaraz e outros, que nasceram e cresceram nos grandes centros mundiais, onde acontecem os torneios. Calma, que ele ainda precisa se decidir quanto a morar e treinar fora, já que este caminho se mostra inevitável e ele já disse isso. Além do mais, parece que o querer estar com os pais e a família o divide, gerando uma carga emocional maior, que acaba indo pra quadra. Não fosse isso, como explicar a queda de performance em relação à Laver Cup de apenas duas semanas atrás?

Rtono
Rtono
1 mês atrás

Esteve quebra na frente nos dois sets e então ficou jogando só com o segundo serviço e deixou o holandês voltar para o jogo. Sacou mal e o holandês sacou muito. Se tivesse ganhado nenhum destes comentaristas de sofá estariam se manifestando aqui

Francisco
Francisco
1 mês atrás

Muito estrelismo e pouca competição. Dá nisso!!! Nenhuma novidade.

Juscelino
Juscelino
1 mês atrás

Muito tempo sem jogar, falta ritmo.
Continuo na torcida.
Jogo que segue.

Diego
Diego
1 mês atrás

Parabéns a equipe,ao João pelo excelente resultado
Ele ainda está de férias,foi só passear em Bruxelas
Na entrevista dele ele deve ter falado que sirva de aprendizado,vai ficar assim até quando?

Ney
Ney
1 mês atrás

Tipo de derrota normal para um jogador pior rankeado, mas que tá longe de ser bobo. Sem maiores dramas, segue o baile.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 mês atrás

O brasileiro é tão carente de ídolos, que passa pano até pras decisões erradas de seus ídolos.

É incrível a quantidade de gente aqui querendo justificar as pausas inexplicáveis do Fonseca no calendário. Está mais do que claro que essas pausas prolongadas estão erradas, porque estão prejudicando o resultado esportivo do rapaz (que é o que interessa).

O staff do Fonseca tem que decidir se quer resultados esportivos, ou se quer investir em marketing. Ficar jogando em eventos publicitários pode render dinheiro e status, mas não rende resultados expressivos.

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  Marcus Henrique

Se ele está sendo chamado pera exibições, é porque já obteve resultados expressivos, não acha? É tipo prova de lógica.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 mês atrás
Responder para  Evandro

OK: já teve resultados expressivos. Mas…que outros resultados importantes essas exibições e pausas darão ao Fonseca?

Não adiantar querer justificar o injustificável. Fonseca está jogando muito pouco, sem motivo aparente. E sua equipe tá se preocupando demais com marketing, e menos com os resultados em quadra.

João
João
1 mês atrás

Tá perdendo de caras que tem mais tênis. Simples. Ranking 40, com nome de top 20 e jogo de top 100, por enquanto.

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás

Nossa, quanta mediocridade. O tenista brasileiro de 19 anos perde de 7/5 e 7/6 em torneio de primeiro nível na ATP e só aparece comentário desabonador! Que vergonha! Se João Fonseca tivesse sido campeão de um ITF aos 19 anos essa galera toda estaria feliz, com vários elogios! Que falta de noção sobre a história do tênis no Brasil! O cara está quebrando recordes, mesmo assim não é suficiente diante de uma derrota normal. Isso é o fundo do poço da mediocridade!

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Qual elogio ele está merecendo? Devemos elogia-lo por jogar 1 torneio por mês? Tenha dó

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  Jorge Luiz

45 João Fonseca
171 Felipe Meligeni Alves
173 Thiago Seyboth Wild
176 Thiago Monteiro
208 João Lucas Reis Da Silva
305 Matheus Pucinelli De Almeida
323 Gustavo Heide
328 Daniel Dutra da Silva
363 Pedro Boscardin Dias
374 Pedro Sakamoto
424 Karue Sell
428 Mateus Alves
564 João Eduardo Schiessl
565 Paulo Andre Saraiva Dos Santos
597 Igor Gimenez
609 Igor Marcondes
667 Eduardo Ribeiro
684 Gustavo Ribeiro De Almeida
714 Pedro Rodrigues
753 Lucas Andrade da Silva
757 Orlando Luz
792 José Pereira
850 Wilson Leite
855 Gilbert Klier Junior
886 Joao Victor Couto Loureiro
950 Mateo Barreiros Reyes

Faça uma reflexão: Que lista é esta? Porque João Fonseca está em primeiro lugar na lista? Quem é o tenista mais jovem desta lista?
Se você tiver a resposta a uma destas perguntas talvez perceba que uma pessoa equilibrada só pode elogiar João Fonseca e sua carreira no tênis.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Acho que o que escrevi mais atrás, serve para falar dessa lista também.

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

“João tem apenas 19 anos, faz parte o aprendizado”.
“João tem um físico em formação, não deve correr riscos jogando em demasia”.
“João está sendo preparado para ser um tenista a logo prazo, podendo jogar por vários anos”.
“João fez um calendário perfeito, unindo a preservação física com a importância dos torneios”.
“João fez um excelente jogo, perdeu nos detalhes”.
“João tem tudo para chegar no número um, é um fenômeno”.
“João…no mundo tereis aflições, mas tenha bom ânimo” (João 16:33)

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Sim, aflição dos conterrâneos. Enquanto os estrangeiros são apenas elogios ao João Fonseca, porque “nenhum profeta é bem visto em seu próprio território”.

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Lucas 4:24

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Veja como é completamente previsível a reação das multidões diante de um personagem proeminente: num ato de glória aplaudem, para mais adiante estarem jogando pedras num momento de vacilo. Não há reflexão, mas ações de puro reflexo instantâneo, sinônimo de instinto. Observando atentamente este fenômeno que tem se repetido ao longo da história através de gerações, observa-se que são poucos os que conseguem livrar-se deste comportamento de manada. Por isso mesmo está escrito: “Não vá atrás das multidões para fazer o que é mal, não distorça o julgamento justo”.

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

“não vá atrás das multidões para fazer o mal, não distorça o julgamento justo” (Êxodo 23:2)

“num ato de glória aplaudem, para mais adiante estarem jogando pedras num momento de vacilo” (Ronildo 01:01)

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Tens certeza do que dizem sobre ele, todos os estrangeiros?

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

O que todos dizem, só o que chega através das mídias.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

É claro que não precisa jogar em demasia,mas também deixar de jogar em demasia fica difícil né, calendário perfeito seria abrir mão de jogar master 1000?

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Pois é. Só João Fonseca que perde em primeiras rodadas de ATP. Nunca houve outro!

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás
Responder para  Evandro

Qual a parte de as críticas são no sentido de jogar poucos torneios e não a derrota em si que vc não entendeu?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
1 mês atrás
Responder para  Ronildo

Ronildo, não apele. Não faça como fez/faz sobre Mr. Federer.
Ninguém acha o fim do mundo Fonseca perder para o holandês, que é bom.
O que todo mundo critica é o nível abaixo do que já foi. Só isso.
A projeção feita a ele em fevereiro, era muito acima disso.
Se ele viesse numa constante, talvez hoje fosse mais badalado que qualquer estrela mundial e ninguém aqui concorda com o quão pouco ele joga.
Tem idade, físico, talento e disposição (ao menos ao meu ver), para mais.

Ronildo
Ronildo
1 mês atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Porém ainda há o torneio da Basileia e o torneio de Paris, Fabriciano. De qualquer modo ninguém tem vencido facilmente o João. A minha percepção é que o nível do João está bastante alto. Mas é evidente que ele sentiria falta de ritmo no primeiro jogo. Poderia ter vencido esta partida inclusive, pois foi 7/5 e 7/6.

Mauricio
Mauricio
1 mês atrás

Normal. Segue o jogo !!

João Silva
João Silva
1 mês atrás

Tem que jogar mais Chalenger ainda.

João Silva
João Silva
1 mês atrás

Fecha o ano e volta em 2026. Importante cuidar da saúde mental.

F.F.
F.F.
1 mês atrás

Ta com cheiro de palha queimada
Enquanto isso Learner Tien em franca ascensão

André Borges
André Borges
1 mês atrás
Responder para  F.F.

Teu novo amor? Esqueceu o sparring do feminino?

Ricardo - DF
Ricardo - DF
1 mês atrás

Surreal o que ocorre com o Fonseca. 19 anos ? Tinha que estar voando em quadra. Joga uma partida e para duas semanas. É incensado como uma celebridade internacional, pelo potencial que tem, mas está bem atrás de Mensik e Tien, que recebem zero hype.
Se fosse para ser maldoso, diria que foi bom ter perdido na primeira rodada. Assim tem mais tempo para descansar para o próximo torneio…

Queria ver o Djokovic treinando esse guri.

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  Ricardo - DF

Azar do Mensik e do Tien. Tá com dozinha ou é só dor de cotovelo?

Tomé
Tomé
1 mês atrás

Sobre a performance hoje: Saque ruim, backhand falho e, de maneira geral, um tênis muito previsível contra um adversário vulnerável que não vem em boa fase. Era jogo para se impor e, a exceção de um ou outro lampejo, foi mais uma partida fraca do João Fonseca.

Sobre evolução: Está claro que ele foi mapeado e piorou tecnicamente em relação ao primeiro semestre. Ou por estagnação mesmo (que pode ser temporária) ou por acomodação. Para um tenista que busca um teto de top 10, 15 como objetivo (que já está bom), tá tudo certo. Para um fênomeno, futuro número 1, vencedor de multiplos GS e tripé de um novo Big 3, tá cada vez mais difícil de enxergar.

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás

O Fonseca está ficando igual ao bigodinho do Wild! Vai começar a descer a ladeira! O estrelismo dele jogando de sapato alto vai afundalo. Que pena. Muito triste

Ramiro
Ramiro
1 mês atrás

continua a novela do esperança promissora do Brasil (esperança… quem espera com ánsia)…
Até quando ? quando é que vamos cair na real? (que geralmente é menor que fantasias mercadológicas)

Leo
Leo
1 mês atrás

Deve ter sido cansaço. Tem jogado demais coitado. Só 3 semanas sem jogar, não deu para recuperar.

Ivam
Ivam
1 mês atrás

Se não vingar, vai ser a maior frustação do esporte no Brasil em todos os tempos. Alguém lembra de algum outro que tenha sido tão badalado assim e não vingou? Por isso, ainda acredito que será pelo menos top 10.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.