Fonseca sofre com o saque e perde para Botic na estreia

Foto: Belga Image/BNP Paribas Fortis European Open

Bruxelas (Bélgica) – A temporada sobre quadras duras e cobertas na Europa não começou bem para João Fonseca, que foi eliminado na estreia do ATP 250 de Bruxelas. O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil foi superado pelo holandês Botic van de Zandschulp, 86º do ranking, por 7/5 e 7/6 (7-2), em 2h02 de partida.

Cabeça 7 do torneio, Fonseca é o atual 45º do mundo e estava sem atuar desde a Laver Cup, há pouco mais de três semanas. Na última segunda-feira, revelou em entrevista à ESPN que não jogou na Ásia por ter sofrido com uma infecção bacteriana antes da viagem. Seus próximos compromissos serão o ATP 500 da Basileia e o Masters 1000 de Paris. Ele também está inscrito para o ATP 250 de Atenas, que acontece logo após o último Masters de 2025.

A temporada de Fonseca tem 21 vitórias e 15 derrotas na elite do circuito, com a conquista de seu primeiro ATP 250 em Buenos Aires. Jogando em quadras duras, venceu 10 jogos e perdeu oito. O carioca também tem dez vitórias em nível challenger, com títulos em Camberra e Phoenix.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Algoz de Fonseca nesta terça-feira, Botic igualou o histórico de confrontos entre eles. O brasileiro havia vencido na Copa Davis do ano passado. O experiente holandês de 30 anos já chegou a ser número 22 do mundo há três temporadas e tem oito vitórias contra top 10. Seu próximo adversário é o norte-americano Eliot Spizzirri, que venceu o espanhol Pedro Martinez por 6/4 e 6/1.

Apesar de ter sido o primeiro a conseguir uma quebra de serviço na partida e liderado o set inicial por 4/2, Fonseca não conseguiu sustentar a vantagem no placar. Ele permitiu o empate no oitavo game, em momento que não se movimentou tão bem defensivamente do fundo de quadra. Já no fim do set, colocou poucos primeiros serviços em quadra e sofreu pressão constante em seu saque. Mesmo depois de salvar cinco set-points não evitou a perda da parcial.

Fonseca também esteve à frente no placar durante o segundo set e chegou a liderar por 5/3. Ele teve um set-point no serviço do holandês, que conseguiu se salvar em uma bola que desviou na fita e saiu. No game seguinte, Botic largou com um boa devolução e novamente contou com a instabilidade do brasileiro no saque para devolver a quebra. A definição ficou para o tiebreak, em que o experiente jogador de 30 anos abriu vantagem cedo e saiu vencendo por 4-0, sustentando a vantagem até o final.

Botic liderou a contagem de winners por 32 a 22 e cometeu 32 erros contra 31 de Fonseca. O holandês fez 15 aces contra apenas 3 e criou oito break-points para conseguir quatro quebras, perdendo apenas dois games de saque.

Subscribe
Notificar
guest
73 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jackson
Jackson
4 horas atrás

Kkkk…Ele está muito cansado…Tem jogado muitos jogos….kkkk…Que bizarro….E teve gente aqui que falou que era melhor ele jogar torneios menores pra ganhar tempo de quadra e ser campeão…kkkk…Desse jeito ai…Olha o tempo de quadra 1 jogo…kkk…Esse é o “FENONIMO” do BRASIL…kkk

®Roger
®Roger
3 horas atrás
Responder para  Jackson

Não entendo os torcedores do João…
Ele está se poupando e descansando para a temporada se 2030 que está logo aí. (Contém ironia)

Benhamin
Benhamin
2 horas atrás
Responder para  Jackson

Não se preocupe, pois está tudo sobre controle para ser o futuro número 1 do mundo do tênis. Quem viver verá. Kkkkkkkkk

Jorge Luiz
Jorge Luiz
4 horas atrás

É isso aí, parabéns,bora descansar bastante e depois ir disputar um torneio desse nível sem ritmo de competição, tá certinho

Fonsequisado
Fonsequisado
4 horas atrás

Que papelão

Guilherme do E.S. Ribeiro
Guilherme do E.S. Ribeiro
4 horas atrás

Botic está longe de ser um jogador qualquer. Um jogador experiente, com final de ATP este ano e vitória contra o Djokovic em Indian Wells. Mas não está na sua melhor fase. Pelo ranking, resultados no ano e até por já ter vencido o holandês ano passado, João era o favorito e não confirmou. Resultado ruim. Acho muito difícil o João fechar o ano no TOP30. TOP40 é possível, mas essa derrota pressiona demias por resultados em torneios ainda mais difíceis, como o 500 de Basel e o Master de Paris. Já disse isso antes, respeito a estratégia da equipe do João, eles são profissionais e eu sou apenas um amante e torcedor de tênis, mas acho essas pausas do João muito longas e prejudicam seu ritmo. Na minha opinião ele precisa jogar mais. Bola pra frente. O ano ainda é muito bom, bem acima da média para garotos da sua idade. Continuamos na torcida.

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
4 horas atrás

Bem fraco o holandês (isso comparado aos TOPs). Também sem grandes variações de jogo. Se fosse grandes coisas não seria nr 87 do ranking.

SDR
SDR
4 horas atrás

Concordo. Tem que jogar mais, tá se poupando tanto que tá se prejudicando. Cara tem nem 20 anos e quer se poupar como se tivesse mais de 35…

Fernando Romero
Fernando Romero
4 horas atrás
Responder para  SDR

Não concordo que tenha que jogar mais. Tem que descansar mais, afinal ele só tem 19 aninhos e não pode ser submetido a esforços. Falta ritma? Os treinos de paredão que ele faz nos descansos do Rio de Janeiro vão dar ritmo. Mas também não pode exagerar porque ele ainda é muito novinho.

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
4 horas atrás

O treinador não está acostumado com o circuito real.

Paulo A.
Paulo A.
3 horas atrás
Responder para  DENNIS SILVA

Assino embaixo. Nunca havia treinado um profissional, até então.

Paulo A.
Paulo A.
3 horas atrás

Enquanto isso, o Learner Tien, treinado por um campeão de Slam, o Chang, joga muitos torneios, no mundo todo, e esta subindo no ranking como um foguete. Só para constar, o coach do João nunca treinou um pro e nem se conhecia ele, fora do RJ, antes do JF.

Francisco
Francisco
2 horas atrás

Fonseca tá querendo jogar só o circuito principal. Deveria colocar alguns Challengers no calendário pra ganhar rodagem. Muito bam-bam-bam da mídia e pouca mão na massa. Quando acordar, não terá passado de mais uma promessa que não vingou.

Teru
Teru
4 horas atrás

Nosso Fonseca precisa aprender muito ainda. Mas ele é jovem e temos que dar crédito a ele.

Gustavo
Gustavo
4 horas atrás
Responder para  Teru

O grande Teru devia ensina-lo.

Adalberto
Adalberto
3 horas atrás
Responder para  Teru

Não tem mistério: quem joga pouco, 1 partida que perde representa muito!
“Poupem o João… ele é um menino que pode se lesionar… nos treinos não tem perigo de machucar… Essa teoria tá certa? Pode ser mais vai cair no ranking…”

Antônio Júnior
Antônio Júnior
4 horas atrás

Eu voltava para o Brasil e descansava até o ano que vem.

nelson
nelson
1 hora atrás
Responder para  Antônio Júnior

Ele só não volta porque ja esta compromissado em “comparecer” nos torneios de Basileia, Paris e Atenas. Só mais 3 jogos, e tá tudo certo. Copacabana… já já tamu aí…

SDR
SDR
4 horas atrás

Isso foi muito ruim. Agora são muitos dias novamente até o começo do ATP 500.

Marcos
Marcos
4 horas atrás

Vai pro Instagram… pula calendário… é muita falta de lógica!!!! Cuidado para nao ser um Kyrgios da vida…. muita badalacao e pouco resultado… tien voando…. sei q ele nao vai ler aqui e que minha opinião pouco importa mas tem q mudar.

eduspacca
eduspacca
3 horas atrás
Responder para  Marcos

“muita badalação e pouco resultado” . Perfeito, concordo plenamente

Fernando Romero
Fernando Romero
3 horas atrás
Responder para  Marcos

Nos 4 primeiros meses do segundo semestre o Fonseca terá jogado 6 torneios atp (Wimbledon, Toronto, Cincinnati, USO, Bélgica e Suíça semana que vem. Também tem a Davis e aquela brincadeira da Laver. ATP mesmo terão sido 6 torneios em 4 meses, média de 1,5 torneio/mes, com 10 jogos. Se mantiver a tendência e cair na primeira rodada na Suíça alcançará a média de 1,7 jogos por mês. Isso sem nenhuma contusão declarada. O responsável pela campanha dele é um “jenio”! Ou nesse mato tem coelho e estão escondendo problema físico?

Marcos Ribeiro
Marcos Ribeiro
4 horas atrás

O trem Fongo de Palha Seca descarrilhou.

Kleber
Kleber
4 horas atrás

O Fonseca falhou muito nos momentos decisivos do jogo e permitiu a reação do adversário.
Jogou bem abaixo do esperado.

Refaelov
Refaelov
4 horas atrás

Só espero não ter que ler ninguém aqui passando a mão na cabeça do garotao e justificando o resultado por “falta de ritmo” uma vez q a ausência recente de jogos a vera foi uma escolha exclusiva do mesmo e do seu staff..

SDR
SDR
4 horas atrás
Responder para  Refaelov

Se falta ritmo, a derrota torna isso pior, pois até o próximo torneio são muitos dias “só treinando”.

Roberto Leite da Silva
Roberto Leite da Silva
3 horas atrás
Responder para  Refaelov

Concordo com você, estão endeusando demais. A mídia já o coloca como um Deus do tênis e nem coroinha é .

Gabriel
Gabriel
4 horas atrás

João claramente tem como objetivo chegar na Austrália como cabeça de chave, começou mal a busca. Ainda restam 3 torneios para o objetivo. Se não concretizado fica mais difícil buscar para Roland Garros, já que em fevereiro começam suas principais defesas de pontos… Boa sorte para o João, e menos ansiedade no próximo jogo.

Francisco
Francisco
2 horas atrás
Responder para  Gabriel

Quero ver quando chegar a defesa dos pontos de Buenos Aires… Se não mudar de atitude e trabalhar mais (leia-se: jogar torneios) o sonho começa a acabar no próximo verão.

Paulo Minoso
Paulo Minoso
4 horas atrás

Acho que ele ainda tá cansado. Talvez seja melhor poupá-lo até o Qualy de Wimbledon. Enquanto isso ele vai treinando no Sesc. A agenda tá sensacional.

eduspacca
eduspacca
3 horas atrás
Responder para  Paulo Minoso

kkkkkkkkk

nelson
nelson
1 hora atrás
Responder para  Paulo Minoso

Isso mesmo. Tem que descansar, como todos seus concorrentes para o Qualy de Wimbledon estão fazendo, com certeza! É brincadeira a gente ver a disposição e vontade que o João tem jogado… (Muito mais vontade de voltar pra praia)

Geraldo Coelho
Geraldo Coelho
4 horas atrás

Veja que o Fonseca tem que tomar uma decisão, para ser um tenista top10 ou top20, copiar a linha de conduta desses que hoje estão lá (os mais profissionais) pois ta claro que as paradas dele não estaço contribuindo para evolução, fica sem ritmo o que deixa ele como se a cada para ele este voltando de pré-temporada. Claro que a vida é dele com seu staff e saber qual é o efeito que eles querem com essas paradas (na minha humilde opinião excessivas). Forhand diminuiu velocidade(potencia) , precisão, saque com redução de potência e acertos no primeiro serviços. Vamos continuar torcendo, pois ele só tem 16 anos e é sem dúvida um fenômeno.

Última edição 4 horas atrás by Geraldo Coelho
Gabriel
Gabriel
4 horas atrás
Responder para  Geraldo Coelho

Fonseca ja tem 19 anos!

Geraldo Coelho
Geraldo Coelho
2 horas atrás
Responder para  Gabriel

Desculpa o erro é verdade

Santista
Santista
4 horas atrás

Apesar do Fonseca ter perdido, foi muito bom jogo, mostra a nova geração chegando, Fonseca não esteve bem no saques teve suas chances mas não deu certo. O que anda me irritando ultimamente são esses pedidos para se enxugar, chega a ser irritante , toda hora pedem toalhas , já imaginou se no vôlei ou basquete todos tem que parar para se enxugar a cada ponto ? São crianças, adolescentes manuseando toalha encardida de suor e bactérias, cadê a higiene ??? Acho que o único esporte que poderia fazer o uso da toalha seria a natação, aí sim , acabou a prova tem esse direito, rsrs .Vamos em frente João, tem muito chão.

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
4 horas atrás

Devia jogar só em exibições. Diz que aprende muito, Só se for ganhar muito dinheiro, jogos sem nenhuma pressão. Mas já como citado, é muito jovem, pode evoluir muito, apesar do jogo sem grandes variações.

Marcelo Krebs
Marcelo Krebs
4 horas atrás

Fonseca está barrigudinho…também trabalha igual eu…1 x por mês

Marcio
Marcio
3 horas atrás
Responder para  Marcelo Krebs

Parece até que está casado…. 1 por mês e olha lá.. kkkkkkkkkkkkkk

nelson
nelson
1 hora atrás
Responder para  Marcelo Krebs

Kkkkkkkkk

Marco Aurelio
Marco Aurelio
4 horas atrás

Acho que está na hora de nosso querido João Fonseca fazer algumas escolhas. Uma delas, é entender a necessidade de escolher um lugar na Europa, ou nos EUA, para morar treinar, etc, e só voltar ao Brasil no recesso das férias…

Evandro
Evandro
3 horas atrás
Responder para  Marco Aurelio

Sim, tem razão. E essa indefinição acaba agindo no psicológico durante os torneios. Ele sabe disso e é muito provável que faça a escolha da sua “base” no começo do ano ou ainda no final deste.

Ricardo
Ricardo
4 horas atrás

O Fonseca está de parabéns!!Pela equipe de marketing que têm digo!!É um mediano top 50 com aurea de top 20

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
4 horas atrás

Joga um torneio a cada dois meses. Parece TOP five. 19 anos e jogando o mínimo do mínimo. Se não mudar nada acontecerá

JClaudio
JClaudio
4 horas atrás

Existe uma fantasia em volta do jovem tenista brasileiro…
Tratado como um produto com laço vermelho (XP, patrocinadora do jovem, além de patrocinar o ATP 500 do Rio, comprou uma fatia do torneio, será um dos investidores), João Fonseca joga poucos torneios, tem um calendário “modesto” para alguém que busca o “número um”.
Fora de forma (visivelmente), não consegue manter o jogo durante muito tempo (leva viradas por falta de condicionamento).
Com um estilo de jogo ultrapassado (sem movimentação, pouca variação, batendo todas as bolas sem preparação).
Mesmo assim continuará sendo a quimera dos otimistas e sonhadores.
Realidade está batendo na porta…falta atender.

Última edição 4 horas atrás by JClaudio
Marcus Dantas
Marcus Dantas
4 horas atrás

Saiu na frente o 1set e na hora de administrar jogou muito mal um game deixando o holandes voltar pro game. 2set ganho e permitiu a virada.. perdeu pra ele mesmo..

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
3 horas atrás
Responder para  Marcus Dantas

Perdeu porque o adversário jogou melhor.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
2 horas atrás
Responder para  Marcus Dantas

É mesmo né? Perdeu pra ele mesmo. O outro tenista não teve méritos; Fonseca é que entregou o jogo…

Incrível como passam pano pro Fonseca…

Flávio Souza
Flávio Souza
4 horas atrás

Acho que ele está precisando de mais uns dois meses de descanso

Gilvan
Gilvan
4 horas atrás

Amistosos e fanfarras não se comparam a jogos oficiais, onde os tenistas disputam pontos preciosos e justificam seus patrocínios.
A equipe do João Fonseca parece um pouco deslumbrada, pensando mais no futuro do que no presente. E ele está pagando a conta em quadra.

Julio Marinho
Julio Marinho
3 horas atrás
Responder para  Gilvan

A coisa que mais incomoda são essas exibições. Da laver cup, então talvez lá tenha pegado a tal infecção, que impediu de ir à Ásia. E pensar que ele ficou com uma infecção que atrapalhou 3 torneios é meio sem sentido. No meio das férias para e vai jogar um jogo sem qualquer sentido contra Alcaraz. Ele não é adversário para Alcaraz. Com muito trabalho, em 2 anos talvez seja. Hoje é um jogo tão sem sentido quanto eu jogar contra Alcaraz. Não são da mesma liga. Então, é grana. Simplesmente isso. E aí parece que tudo perde um pouco sentido. Pois se está fazenda um calendário enxuto para entrar com blocos de treinamento e maturação, que as exibições não atrapalhem isso. E atp 500 da Basiléia é uma pedreira. Piscou, perdeu. Mas acho que é isso, top 50 no ano, passar a régua e assimilar os acertos e erros no ano. Evoluir muito a forma física na pré temporada, porque ano que vem, ele tem que produzir bem diferente. Abraço!

Leo
Leo
2 horas atrás
Responder para  Gilvan

O mais importante acho que é o João terminar a temporada sem contusões. Não adianta nada jogar um monte de torneios e se machucar e perder torneios mais importantes.

NFdS
NFdS
3 horas atrás

Surpresa? Acho que não. Isso parece ser falta de ritmo de jogo. Afinal, o garoto só treina e não joga. E como disse aquele grande filósofo contemporâneo: treino é treino, jogo é jogo.

Rockton
Rockton
3 horas atrás

Direita potente e bom saque, foi o que trouxe o Fonseca até Top 50.
Daqui para frente vai ter de melhorar muito em devolução de saque e movimentação e ser mais agressivo também com o backhand.
Sacou 5×4 para fechar segundo set e não colocou nenhum primeiro saque em quadra, isso mostra o quanto ainda é imaturo. Normal para a idade.
Tem potencial para evoluir. Mas, cá entre nós: estou achando ele “pesadão”.
Claro que tudo isso e em comparação aos TOPs.

Álvaro Canto
Álvaro Canto
3 horas atrás

O descanso no RJ, novamente, não foi benéfico!
Esperar que para 2026, a agenda fique mais robusta…pois, a cada “parada”, ele volta sem ritmo de jogo.

Marcos Fontes
Marcos Fontes
3 horas atrás

João Fonseca é um tenista de nivel 50 pra cima, as vezes pode ali conseguir subir um pouco, mas sem grandes ilusôes … normalmente ele perde para jogadores menos rankeados. Nunca foi uma grande promessa como venderam algumas mídias. Agora é ter os pés no chão, e ir conseguindo pontinhos aqui e ali para não cair muito no ranking.

Ramon Silva
Ramon Silva
3 horas atrás

Sem ritmo.. Sem 1 serviço… Uma lástima hoje.. uma pena.

eduspacca
eduspacca
3 horas atrás

Fonseca é um bom jogador. Só isso

Orlando
Orlando
3 horas atrás

Ué, mas esse jogador não seria um top 10 ! Ganhou um ATPzinho 250, e ainda na América do Sul, rsss..não foi nem nos EUA ou na Europa, ele se acha e a imprensa tem culpa por colocá-lo num patamar que não condiz com a realidade.

Evandro
Evandro
3 horas atrás

As pessoas acham fácil detratar. Querem comparar o Fonseca com o Sinner, Alcaraz e outros, que nasceram e cresceram nos grandes centros mundiais, onde acontecem os torneios. Calma, que ele ainda precisa se decidir quanto a morar e treinar fora, já que este caminho se mostra inevitável e ele já disse isso. Além do mais, parece que o querer estar com os pais e a família o divide, gerando uma carga emocional maior, que acaba indo pra quadra. Não fosse isso, como explicar a queda de performance em relação à Laver Cup de apenas duas semanas atrás?

Rtono
Rtono
3 horas atrás

Esteve quebra na frente nos dois sets e então ficou jogando só com o segundo serviço e deixou o holandês voltar para o jogo. Sacou mal e o holandês sacou muito. Se tivesse ganhado nenhum destes comentaristas de sofá estariam se manifestando aqui

Francisco
Francisco
3 horas atrás

Muito estrelismo e pouca competição. Dá nisso!!! Nenhuma novidade.

Juscelino
Juscelino
2 horas atrás

Muito tempo sem jogar, falta ritmo.
Continuo na torcida.
Jogo que segue.

Diego
Diego
2 horas atrás

Parabéns a equipe,ao João pelo excelente resultado
Ele ainda está de férias,foi só passear em Bruxelas
Na entrevista dele ele deve ter falado que sirva de aprendizado,vai ficar assim até quando?

Ney
Ney
2 horas atrás

Tipo de derrota normal para um jogador pior rankeado, mas que tá longe de ser bobo. Sem maiores dramas, segue o baile.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
2 horas atrás

O brasileiro é tão carente de ídolos, que passa pano até pras decisões erradas de seus ídolos.

É incrível a quantidade de gente aqui querendo justificar as pausas inexplicáveis do Fonseca no calendário. Está mais do que claro que essas pausas prolongadas estão erradas, porque estão prejudicando o resultado esportivo do rapaz (que é o que interessa).

O staff do Fonseca tem que decidir se quer resultados esportivos, ou se quer investir em marketing. Ficar jogando em eventos publicitários pode render dinheiro e status, mas não rende resultados expressivos.

João
João
2 horas atrás

Tá perdendo de caras que tem mais tênis. Simples. Ranking 40, com nome de top 20 e jogo de top 100, por enquanto.

Ronildo
Ronildo
1 hora atrás

Nossa, quanta mediocridade. O tenista brasileiro de 19 anos perde de 7/5 e 7/6 em torneio de primeiro nível na ATP e só aparece comentário desabonador! Que vergonha! Se João Fonseca tivesse sido campeão de um ITF aos 19 anos essa galera toda estaria feliz, com vários elogios! Que falta de noção sobre a história do tênis no Brasil! O cara está quebrando recordes, mesmo assim não é suficiente diante de uma derrota normal. Isso é o fundo do poço da mediocridade!

Mauricio
Mauricio
1 hora atrás

Normal. Segue o jogo !!

João Silva
João Silva
1 hora atrás

Tem que jogar mais Chalenger ainda.

João Silva
João Silva
1 hora atrás

Fecha o ano e volta em 2026. Importante cuidar da saúde mental.

F.F.
F.F.
1 hora atrás

Ta com cheiro de palha queimada
Enquanto isso Learner Tien em franca ascensão

Ricardo - DF
Ricardo - DF
1 hora atrás

Surreal o que ocorre com o Fonseca. 19 anos ? Tinha que estar voando em quadra. Joga uma partida e para duas semanas. É incensado como uma celebridade internacional, pelo potencial que tem, mas está bem atrás de Mensik e Tien, que recebem zero hype.
Se fosse para ser maldoso, diria que foi bom ter perdido na primeira rodada. Assim tem mais tempo para descansar para o próximo torneio…

Queria ver o Djokovic treinando esse guri.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.