Hobart (Austrália) – Estreante na equipe profissional da Billie Jean King Cup, Nauhany Silva marcou sua primeira vitória na competição aos 15 anos e ajudou o Brasil a vencer Portugal por 3 a 0 em confronto válido pelos playoffs. As brasileiras voltam à quadra a partir das 22h (de Brasília) deste sábado para enfrentar a anfitriã Austrália, valendo vaga no Qualificatório Mundial de 2026.
“Foi um dia muito especial para mim. Estrear na Billie Jean King Cup com vitória, representando o Brasil, é uma sensação indescritível”, disse Naná, que superou a portuguesa Matilde Jorge, de 21 anos e 255ª do ranking, por 7/5 e 6/4. “Entrei em quadra nervosa, mas ao mesmo tempo muito focada e determinada. As meninas e toda a comissão me passaram muita confiança. Estou muito feliz e motivada para continuar ajudando o time”, acrescentou a jovem paulista.
“Este tem sido um ano de muitas experiências novas, principalmente no circuito profissional. Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo e ainda nem consegui processar direito. Fui muito bem recebida por toda a equipe, consegui competir em alto nível e colocar em prática o que venho treinando. Agora é descansar e me preparar para o confronto decisivo contra a Austrália”, complementou a atual 672ª do ranking, que já venceu neste ano seu primeiro jogo de WTA e conquistou um título profissional em São João da Boa Vista.
Treinadores destacam desempenho da jovem paulista
O técnico Danilo Ferraz, que acompanha a jogadora na Austrália, destacou a maturidade e o desempenho da atleta em sua estreia profissional pela equipe nacional. “Foi uma estreia incrível, difícil imaginar uma melhor. A Nauhany chegou aqui muito bem, se adaptou rápido às condições e ao ambiente da equipe. Mostrou muita maturidade para lidar com a responsabilidade de representar o Brasil em um evento desse nível”, comentou Ferraz. “Foi uma vitória excelente, que certamente será uma grande experiência para o futuro dela como jogadora e como integrante da equipe”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Luiz Peniza, capitão da equipe brasileira na Billie Jean King Cup, também avaliou de forma positiva as partidas deste sábado, que também teve vitórias de Laura Pigossi e da parceria de Luísa Stefani e Ingrid Martins nas duplas.
“Foi uma estreia muito sólida da equipe. Tivemos partidas duras, mas as atletas souberam lidar muito bem com os momentos importantes, mostrando maturidade e espírito de equipe. A Nauhany fez uma estreia excelente, a Laura manteve o padrão de competitividade e a dupla fechou com muita firmeza. Agora é recuperar, ajustar os últimos detalhes e focar totalmente na Austrália, que é um time fortíssimo e joga em casa. Será um duelo intenso, mas estamos preparados”.













parabens a Nana. Tem um futuro brilhante. Precisa ja pensar em aprimorar rapidamente o seu ingles pois vai comecar a dar muitas entrevistas pos jogo.