Brasil chega a 100 confrontos vencidos na Billie Jean King Cup

Equipe tem Ana Candiotto, Laura Pigossi, Luísa Stefani, Nauhany Silva, Ingrid Martins e o capitão Luiz Peniza (Foto: André Gemmer/CBT)

Hobart (Austrália) – A vitória por 3 a 0 do Brasil contra Portugal pelos playoffs da Billie Jean King Cup foi histórico para o país, que chega a 100 confrontos vencidos na competição. Desde a primeira participação brasileira, em 1965, foram 180 confrontos disputados.

A série começou com a jovem Nauhany Silva, que estreou na competição com apenas 15 anos e venceu Matilde Jorge por 7/5 e 6/4. Na sequência, Laura Pigossi marcou um duplo 6/4 contra Francisca Jorge. E na partida de duplas, Luísa Stefani e Ingrid Martins superaram Inês Murta e Angelina Voloshchuk por 6/1, 4/6 e 6/3.

Pigossi marcou sua sexta vitória em 16 jogos de simples pela Billie Jean King Cup, além de já ter vencido quatro jogos de duplas competição. Já as duplistas jogaram juntas pela segunda vez na competição, repetindo a vitória de 2023 contra a Coreia do Sul. Aquela também havia sido a única partida de Ingrid no torneio. Já Stefani tem agora 11 vitórias e três derrotas, além de uma importante vitória em simples em 2017.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

As brasileiras voltam à quadra a partir das 22h (de Brasília) deste sábado para enfrentar a anfitriã Austrália, valendo vaga no Qualificatório Mundial de 2026. A equipe do capitão Luiz Peniza ainda tem a paulista Ana Candiotto à disposição. As australianas têm duas top 100, Maya Joint e Kimberly Birrell, além de Talia Gibson, Storm Hunter e Ellen Perez. Em caso de derrota, o Brasil disputará o Grupo 1 das Américas no ano que vem.

História e recordes do Brasil na competição

As melhores campanhas do Brasil na competição foram as quartas de final de 1965, superado pela França, e 1982, diante da Alemanha.

A paulista Beatriz Haddad Maia é a recordista de vitórias no Brasil pela competição, tanto em simples com 21, quanto no geral com 34. Considerando apenas os jogos de duplas, Joana Cortez lidera a estatística com 16 vitórias. Já em número de participações, destaque para a baiana Patrícia Medrado, que defendeu o Brasil em 39 confrontos, ao longo de 13 temporadas diferentes.

Leia mais:

Naná: “As meninas e toda comissão me passaram muita confiança”

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás

Será que em 1965 a MEB estava jogando?

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Sim, Maria Esther jogou nesse primeiro ano de competição.

Clóvis
Clóvis
1 mês atrás

Tem que por a Nahuany de novo.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.