Turim (Itália) – Apesar de toda a expectativa e apoio da torcida italiana neste sábado, o britânico Henry Patten e o finlandês Harri Heliovaara eliminaram os anfitriões Simone Bolelli e Andrea Vavassori e garantiram vaga na final de duplas do ATP Finals com vitória por 6/4 e 6/3.
Patten e Heliovaara marcam a terceira vitória em quatro jogos contra Bolelli e Vavassori e repetem o resultado da final do Australian Open em janeiro. A parceria disputa o Finals pela segunda vez e já supera a semifinal do ano passado. O finlandês também fez semi em 2022, com o britânico Glasspool.
Canhoto de 29 anos, Patten tem sete títulos no circuito de duplas da ATP e disputará a 12ª final da carreria. Já Heliovaara, de 36 anos, tem 11 títulos no circuito. Jogando juntos, eles conquistaram três títulos na temporada, no Australian Open, Pequim e Masters 1000 de Paris. A parceria também ganhou Wimbledon no ano passado.
First Finalists: CONFIRMED ✅
Heliovaara & Patten defeat the Italian pair 6-4 6-3 to reach their first #NittoATPFinals final! pic.twitter.com/HcIM7ApdSD
— Tennis TV (@TennisTV) November 15, 2025
Os adversários na final deste domingo serão uma dupla britânica, que podem ser Joe Salisbury e Neal Skupski, que passaram invictos pela fase de grupos, ou Julian Cash e Lloyd Glasspool, atuais campeões de Wimbledon e líderes do ranking na modalidade.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O primeiro set da semifinal teve apenas uma quebra, conquistada por Patten e Heliovaara ainda no começo. Eles saíram vencendo por 3/1 e não enfrentaram break-points na parcial. Já no segundo set, o britânico e o finlandês conseguiram duas novas quebras e só tiveram o serviço ameaçado uma vez.











