Hobart (Austrália) – A jovem paulista Nauhany Silva aproveitou sua primeira oportunidade de disputar a Billie Jean King Cup como profissional e conseguiu uma vitória na aberutra do confronto entre Brasil e Portugal, pelo Grupo E dos playoffs. A jogadora de apenas 15 anos superou a portuguesa Matilde Jorge, de 21 anos e 255ª do ranking, por 7/5 e 6/4.
“Estou muito feliz de estar aqui de ter vencido minha primeira partida na Billie Jean King. Só tenho a agradecer os muitos brasileiros que vieram aqui torcer pela gente, eles fizeram a diferença. Espero que eles torçam também para a Laura hoje. Agora que eu ganhei minha primeira partida, a Austrália vai ficar no meu coração”, disse Naná durante a entrevista em quadra.
Naná é número 42 do ranking mundial juvenil e disputou a Billie Jean King Cup Junior no Chile na semana passada, vencendo seus seis jogos de simples pela competição. Como profissional, ocupa o 672º lugar da WTA, já venceu um jogo na elite do circuito contra Carol Meligeni no SP Open e conquistou um título no ITF W15 de São João da Boa Vista em outubro.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O segundo jogo da rodada será entre a experiente paulista Laura Pigossi, 193ª do ranking, e Francisca Jorge, 202ª colocada. Pigossi, de 31 anos, tem cinco vitórias e dez derrotas em simples pela Billie Jean King Cup. A portuguesa lidera o histórico de confrontos por 2 a 1. Nas duplas, o Brasil escalou as especialistas na modalidade, Luísa Stefani e Ingrid Martins contra as irmãs Francisca e Matilde Jorge.
No mesmo do grupo de Brasil e Portugal está a anfitriã Austrália, que derrotou as portuguesas por 3 a 0 na madrugada de sexta-feira. O time australiano conta com Kimberly Birrell, Talia Gibson, Storm Hunter e Ellen Perez. Apenas o primeiro colocado da chave avança para o Qualificatório Mundial de 2026, enquanto os outros dois países disputarão as seletivas continentais do Grupo I.
Virada no fim do primeiro set foi fundamental
Jogando em condições rápidas, Naná começou a partida tentando impor um tênis agressivo desde as devoluções e criou break-points logo cedo. No entanto, a portuguesa foi a primeira quebrar e chegou a liderar o primeiro set por 5/3. Naná tentou tirar o peso da bola e ser mais sólida para sustentar os ralis. A estratégia deu certo, ela devolveu a quebra e terminou o set vencendo quatro games seguidos.
Naná aproveitou o bom momento e saiu vencendo por 2/0 no segundo set. A portuguesa devolveu a quebra, mas pouco depois sentiu um desconforto no ombro e pediu atendimento. Depois disso, a brasileira passou a confirmar seus games de serviço sem maiores riscos e conseguiu uma nova quebra no último game da partida, após uma dupla falta da rival para conseguir a vitória.













Vimos hoje um novo cometa passar pela primeira vez na terra. Tudo indica que ele virá várias e várias vezes todos os anos. Dá-lhe Naná!!!!!!!
Que estrela tem a Naná,venceu logo em sua estréia,essa menina tem um talento incrível e nos enche de esperança de vê-la brilhando muito breve na elite do circuito.
Vai longe essa menina. Parabéns Naná!
Muito bom , Nana!!!!!
Parabéns!!
Torcendo muito pela equipe!!
Corajosa e inteligente. Naná vai longe…
Boa, Naná!!@
Nossa, Naná, que alegria que você trouxe para todos nós, amantes desse esporte, o Tennis! Go, Naná, go! Go! Go! Estamos todos torcendo por você e pelas outras meninas da Equipe Brasileira!!!