Felipe Priante
Especial de Paris
Foi em Paris que o tênis italiano conquistou suas duas únicas medalhas no masculino, a primeira nos Jogos de 1924 e a mais recente delas neste sábado com Lorenzo Musetti, que encerrou um jejum centenário ao bater o canadense Félix Auger-Aliassime por 2 sets a 1, com o placar final de 6/4, 1/6 e 6/4, depois de 2h17 de confronto.
“Significa muito para mim. Ontem estava sonhando em ir para casa com a medalha e acho que achei um jeito de lidar com a partida de hoje, mas não foi fácil porque Félix jogou muito bem. Para meu país e para mim, isso representa muito”, falou Musetti, primeiro medalhista italiano masculino desde Uberto de Morpurgo em Paris 1924.
E a torcida italiana não terá que esperar por mais um século para ver mais medalhas para os tenistas do país. Já neste domingo, Jasmine Paolini e Sara Errani decidem a medalha de ouro nas duplas femininas contra Mirra Andreeva e Diana Shnaider, jogadoras russas e que competem como Atletas Independentes em Paris.
Paris 1924 🥉
Paris 2024 🥉Lorenzo Musetti is the first Italian medalist since Uberto de Modpurgo at Paris 1924! 🕰️#Paris2024 | #Olympics | #tennis pic.twitter.com/ujSaXvoxD7
— ITF (@ITFTennis) August 3, 2024
Após uma derrota na semi para o sérvio Novak Djokovic, ele teve que buscar forças para dar a volta por cima e faturar o bronze. “É a primeira vez que tenho uma segunda chance na mesma semana, não é fácil voltar para quadra depois de perder, mas acho que a medalha é uma medalha, não importa de que cor…o importante é que eu lutei muito por ela”, destacou.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“É uma coisa diferente para mim, e acho que mostrei isso em quadra, não posso descrever o que estou sentindo hoje. Essa vitória é para minha família, o time que me apoia e todos os italianos”, acrescentou Musetti,que venceu o primeiro set com uma quebra de diferença, depois perdeu o segundo no qual faturou só um game e fechou no terceiro, novamente com vantagem mínima.
O italiano não escapou do clichê ao ser perguntado o que fará para comemorar tão importante conquista. “Vou comer uma pizza. Faz uns três meses que estou querendo fazer isso”, falou Musetti aos risos. Depois de Paris, ele voltará para casa para celebrar com a família e só então retornará ao circuito, no Masters 1000 de Cincinnati.
O desgaste físico e mental de uma semana tão dura acabou recompensado e foi comemorado pelo italiano. “Foi uma semana trabalhosa mas que se pagou”, comentou Musetti, que acredita viver um momento magnífico e espera confirmá-lo nas semanas seguintes. Ele também espera que possa manter o nível e quem sabe brigar por um lugar no ATP Finals.
“Seguramente é um objetivo difícil, mas não impossível, mas vamos esperar para ver se consigo garantir esse status no circuito. Gostaria de alcançar essa meta”, encerrou o atual 16 do mundo, que ocupa a 14ª colocação na corrida da temporada.
A jasmine merece esse ouro
Parabéns
Felipe, primeiro parágrafo…2 Sets a 1, pequena correção, blz?
Agradecemos, Levi. Já foi corrigido.
E quem diria que desdenharam do italiano em Rolanga! Que ele vinha de Challengers e tal! Lorenzo é um dos mais consistentes do circuito! E corrijam o texto, foi 2×1