Roma (Itália) – O veterano Fabio Fognini disputou um jogo do Masters 1000 de Roma pela última vez nesta quinta-feira, quando foi superado pelo britânico Jacob Fearnley por 6/2 e 6/3 em 1h20 de partida. O italiano de 37 anos anunciou no início da semana que esta seria sua 18ª e última participação no torneio.
“Gostaria de ser lembrado como alguém que demonstrava paixão, às vezes até demais, dentro de quadra. Esse era o meu jeito, eu sentia o trabalho, sentia o tênis, sentia tudo isso nas veias”, disse Fognini sobre o carinho do público italiano. O ex-número 9 do mundo classifica a vitória sobre Andy Murray, então líder do ranking, como sua maior no torneio e a campanha de maior destaque foi em 2018, quando chegou às quartas.
Fognini também fez questão de destacar a longevidade da sua carreira e as gerações que enfrentou: “Fico feliz em poder dizer que joguei contra três gerações. Enfrentei Moya, Ferrero, Safin… Depois a geração dos ‘Big Three’ e também tive a oportunidade de jogar contra o Jannik [Sinner] e o Carlos [Alcaraz]. Foi muito difícil vencê-los, mas estou feliz porque são experiências que vou levar para a vida”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Do outro lado da quadra, Fearnley reconheceu a importância do jogo e o ambiente especial: “Sabia que enfrentaria um jogador experiente e excelente como o Fabio, e que teria que elevar meu nível para vencer”, disse o britânico, que agora enfrenta o também anfitrião Matteo Berrettini. “Foi uma noite muito especial para mim, estar em quadra com o Fabio em sua última partida, algo realmente marcante. Os torcedores italianos são incríveis. Sabia que todos estariam torcendo por ele, mas só senti respeito. Foi uma atmosfera elétrica, maravilhosa de se jogar”.
Tien desafia Machac em Roma, Ruud encara Bublik
No encontro entre dois norte-americanos, o canhoto de 19 anos Learner Tien venceu Reilly Opelka por 6/4 e 7/6 (13-11). Atual 70º do ranking, Tien desafia o tcheco Tomas Machac, número 20 do mundo. Machac venceu o único duelo entre eles, nas quartas de final de Acapulco.
O experiente espanhol Roberto Bautista Agut bateu o italiano Matteo Arnaldi por 6/4 e 6/3. Ex-top 10 e atual 56º do ranking, Bautista Agut enfrenta o norte-americano Tommy Paul, número 12 do mundo. Quem passar pode enfrentar Tien ou Machac.
Já o norueguês Casper Ruud, campeão em Madri, vai enfrentar o cazaque Alexander Bublik, 76º do ranking, que venceu o russo Roman Safiullin por 6/3 e 7/6 (7-4). Ruud venceu seis dos sete jogos que fez contra Bublik no circuito.
Mesmo no saibro, onde Opelka tem dificuldades, foi uma ótima vitória do jovem Tien.
Até pensei que o jogo “suave” do Tien seria bom no saibro, mas o jovem americano não está colhendo bons resultados, deu uma estacionada (assim como Fonseca), esperava que tivesse resultados melhores, vai precisar desenvolver um golpe mais agudo contra os melhores.
A bola dele não é muito rápida. No tênis atual esse fundamento é essencial