Errani e Vavassori superam Iga e Ruud e defendem o título nas duplas mistas

Foto: Darren Carroll/USTA

Nova York (EUA) – Mesmo com a mudança no formato do torneio de duplas mistas do US Open, a parceria italiana de Sara Errani e Andrea Vavassori defendeu o título conquistado no ano passado, tendo superado várias estrelas do circuito de simples. Os agora bicampeões venceram na final a polonesa Iga Swiatek e o norueguês Casper Ruud por 6/3, 5/7 e 10-6, com grande público na sessão noturna do Arthur Ashe Stadium.

Este é o terceiro título de Slam para os italianos nas duplas mistas. Além das duas conquistas no US Open, a parceria também foi campeã de Roland Garros. Veterana de 38 anos, Sara Errani também acumula seis títulos de Grand Slam nas duplas femininas. Já Vavassori, de 30 anos, jogou três finais de duplas masculinas na carreira.

A dupla italiana foi campeã de Indian Wells em março. Os campeões dividem o prêmio de US$ 1 milhão e os vices recebem US$ 400 mil. A última parceria a vencer duas edições seguidas foi de Jamie Murray e Bethanie Mattek-Sands em 2018 e 2019.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Durante a campanha para o título, Errani e Vavassori estrearam vencendo a cazaque Elena Rybakina e o norte-americano Taylor Fritz. Já nas quartas de final, passaram pela tcheca Karolina Muchova e o russo Andrey Rublev. Na semifinal, disputada já nesta quarta-feira, marcaram um duplo 4/2 contra a parceria norte-americana de Danielle Collins e Christian Harrison.

Já Iga e Ruud haviam vencido na semi a anfitriã Jessica Pegula e o britânico Jack Draper, principais cabeças de chave, por 3/5, 5/3 e 10-8. Aos 24 anos, Swiatek acumula seis títulos de Grand Slam em simples. Ela é tetracampeã de Roland Garros e também venceu o US Open de 2022 e Wimbledon este ano. A polonesa já foi finalista de duplas em Paris, ao lado da norte-americana Bethanie Mattek-Sands em 2021. Ela foi campeã de Cincinnati na última segunda-feira e manteve a intensidade nos jogos de duplas. Ruud, de 26 anos, já disputou três finais de Slam em simples, uma em Nova York e duas em Roland Garros.

Confronto equilibrado e entrosamento fez a diferença

O início de partida foi o melhor possível para a dupla italiana, que aproveitou um game com muitos erros do norueguês para conseguir a quebra e sair vencendo por 3/0. A reação veio no momento em que Ruud e Swiatek pressionaram o saque de Errani para devolver a quebra. Multicampeã em simples, a polonesa também se destacava ao sustentar as trocas de fundo com Vavassori. Mas os italianos voltaram a quebrar no serviço de Swiatek, depois que ela fez uma dupla falta e errou um forehand. Com isso, os atuais campeões tiveram a oportunidade de definir a parcial no saque de Vavassori, que estava sendo difícil de devolver pela dupla adversária.

O segundo set teve uma quebra no saque de Swiatek no sétimo game. Ela e Ruud tiveram a chance de empatar no saque de Errani, mas erraram duas devoluções seguidas. Vavassori, que chegou a receber tempo médico de três minutos para desconforto na coxa direita, sacou para o jogo quando os italianos venciam por 5/3, mas a polonesa e o norueguês devolveram a quebra. Dois games mais tarde, com ótimas devoluções contra o saque de Errani e grande atuação de Swiatek fechando a rede, uma nova quebra de serviço igualou a partida.

A definição ficou para o match-tiebreak com a dupla italiana logo abrindo 4-0 para permanecer à frente. Swiatek e Ruud diminuíram a diferença, mas a polonesa cometeu uma dupla falta, permitindo aos rivais abrirem 8-4. Com Errani no serviço e Vavassori fechando a rede diante do norueguês, eles chegaram ao match-point. A italiana tentou um saque por baixo, mas não conseguiu vencer o ponto em que os quatro jogaram muito bem, mas os atuais campeões tinham grande vantagem e definiram a partida pouco depois.

Subscribe
Notificar
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
rbclima
rbclima
1 mês atrás

É, deu a lógica. Os únicos duplistas gabaritados varreram todo mundo heheh. Tava torcendo pro pobre do Ruud levar um GS de consolação. A organização deve ter ficado muito irada, essa vitória enterrou de vez esse novo formato

Neto Gomes
Neto Gomes
1 mês atrás
Responder para  rbclima

A organização deve estar satisfeita.
Os EUA são especialistas em organização de grandes eventos.
O novo formato é mais atrativo para os torcedores.
Se a quadra lotou e houve uma grande arrecadação, então provavelmente eles permanecerão com esse formato.
E talvez os outros GS sigam o mesmo caminho.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
1 mês atrás

Bom, eu disse que a dupla italiana ia vencer. Mereceram.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás

Sucesso de público e de bilheteria!!! A nova estratégia para Duplas Mistas de US OPEN elevou este torneio a patamar nunca antes visto!!! Quadra lotada em todos os jogos, a torcida compareceu em peso!!! Sara Errani e Andrea Vavassori conquistaram novamente o título, com a grande diferença de ter um público muito maior prestigiando a vitória da espetacular dupla italiana!

Vivi
Vivi
1 mês atrás

Já era de se esperar que a dupla italiana fosse levar o título. Agora me surpreendeu muito positivamente a dupla Iga e Casper Ruud. Confesso que não estava dando nada pra eles, pq na minha cabeça era a dupla mais fraca, mas a Iga tá numa fase tão leve, que acabou levando isso pra quadra, e com um parceiro que realmente gosta dela! Fizeram bons jogos, principalmente na semifinal contra Draper e Pegula. A dupla italiana estava lá por todas as outras duplas que foram deixadas de lado, e a Errani não fez questão de esconder isso.

Fábio
Fábio
1 mês atrás

“com grande público na sessão noturna do Arthur Ashe Stadium.”

Deve ter tido mesmo grande público, às custas de espetacularizar e reduzir o torneio de duplas mistas para um “esquenta” de dois dias dos atletas de simples, a despeito da premiação ter subido significativamente. Enfim, o capital: conspurca o que quiser, em troca de moedas a mais.

Joselito
Joselito
1 mês atrás

Muito bom. Mostrou o valor dos duplistas.

Edimilson Kazakhov Nunes
Edimilson Kazakhov Nunes
1 mês atrás

Sabe o que é fenomenal nisso tudo? O enorme carinho e respeito que o Vavassori tem com a Errani. Que dupla sensacional.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.