Cincinnati (EUA) – A galeria de títulos importantes de Iga Swiatek tem um novo troféu a partir desta segunda-feira. A polonesa conquistou pela primeira vez, e sem perder sets, o WTA 1000 de Cincinnati, ao vencer na final a italiana Jasmine Paolini, número 9 do mundo, por 7/5 e 6/4 em 1h49 de partida. Foi sua sexta vitória contra Paolini, mantendo os 100% de aproveitamento nos confrontos entre elas.
Aos 24 anos, Swiatek conquista seu 24º título no circuito da WTA e segue com excelente aproveitamento em finais, já que perdeu apenas cinco na carreira. Em torneios de nível 1000, conquistou o 11º da carreira e só fica atrás de Serena Williams, com 13 conquistas, desde que essa categoria foi instituída no circuito em 2009.
Vencedora de seis Grand Slam, com quatro títulos de Roland Garros, um em Wimbledon e outro no US Open, Iga já foi campeã em sete dos dez WTA 1000 do calendário: Doha, Indian Wells, Miami, Madri, Roma, Cincinnati e Pequim. E também foi campeã do Finals em 2023. Agora só faltam para ela Dubai, Canadá e Wuhan.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O título em Cincinnati também faz com que Swiatek ultrapasse Coco Gauff no ranking e reassuma a vice-liderança. Com isso, a polonesa será também a segunda cabeça de chave do US Open e só poderá enfrentar Aryna Sabalenka em uma eventual final.
Sealed with an ace 💫
The moment @iga_swiatek secured the 2025 Cincinnati Open title 🏆#CincyTennis pic.twitter.com/CkgLgtb8Gc
— wta (@WTA) August 19, 2025
Ainda que a distância para Sabalenka na disputa pela liderança do ranking ainda seja superior a 3 mil pontos a favor da bielorrussa, a diferença é muito menor na corrida para o Finals, que considera apenas os resultados de 2025 e vai definir a número 1 da temporada. Sabalenka ficará apenas 504 pontos à frente.
Já Paolini disputou sua terceira final de WTA 1000, com títulos de Dubai no ano passado e no saibro de Roma na atual temporada. A italiana de 29 anos segue com três títulos na carreira em nove finais disputadas e sobe para o oitavo lugar do ranking. Ela também foi semifinalista de duplas, ao lado de Sara Errani.
Just @iga_swiatek things ™️#CincyTennis pic.twitter.com/GMqNhOEsif
— wta (@WTA) August 18, 2025
Iga se recupera no primeiro set após início difícil
O início de partida foi difícil para Iga, que precisou de alguns games até encontrar o tempo de bola ideal. Com muitos erros não-forçados, ela sofreu uma quebra e saiu perdendo por 3/0. Mas logo a polonesa assumiu o controle da partida, apostando na potência de seus golpes e num período de maior solidez do fundo de quadra. Ela fez 12 pontos em 15 possíveis para buscar o empate e ainda voltou a quebrar pouco depois, chegando a vencer cinco games seguidos.
Paolini reagiu na partida, salvou um set-point e foi devolver a quebra com boas devoluções e subindo à rede para buscar o empate por 5/5. Mas Swiatek recuperou a vantagem no game seguinte, com dois winners de devolução. Novamente com a oportunidade de definir o set no saque, a polonesa fez um rápido game de serviço. Ao fim do set, Swiatek tinha 19 a 8 nos winners e 19 a 7 nos erros.
We see it but we don’t believe it 🤯@JasminePaolini | #CincyTennis pic.twitter.com/SccKYsTUb1
— wta (@WTA) August 18, 2025
A segunda parcial também teve alternâncias e ralis longos, mas Swiatek prevalecia nos pontos mais importantes e estava sempre à frente no placar. Paolini tentou ser ainda mais agressiva e subir à rede, mas sofreu alguns lobs da polonesa. Em um set com cinco quebras de serviço, a italiana igualou a disputa no 3/3 com uma ótima passada na paralela.
Iga voltou a quebrar no sétimo game e escapou de um 15-40 na sequência, colocando bons primeiros serviços em quadra. Com isso, teve a oportunidade de sacar para o jogo dois games mais tarde e confirmar o título inédito com um ace no match-point.
Meus amores com todo respeito a Paoline, mas ela é muito fraquinha gente, tadinha fiquei com pena dela porque vejo que ela tem boa vontade, luta, se esforça mas não dar não,né, porque não sabe sacar, tem uma direita fraca só tem boa velocidade, ora ela é menor do que eu gente rsrs, até agora procuro entender como a Gauff conseguir perder para ela porque não tem condições nenhuma de ganhar de uma top. Parabéns para Iga que ganhou de bandeja este torneio depois da entregada da Gauff ou pasmem da Sabalenka. rsrsrs.
Toda vez a iga ganha de bandeja? Kkkkkk. 24 títulos na carreira e você vem com essa. Para filha. Inveja mata.
Ora amore, você esta muito fantasioso demais. rsrs.
Ridículo mesmo os comentários de nossa colega. Não tem pé e nem cabeça.
Papando títulos em tudo que é superfície, a Iga passará a ser a jogadora favorita do Flávio antes do ano acabar, mesmo “limitadíssima” rsrsrs.
ahhhhh , não vai , esse sujeito é sem noção mesmo ,”limitadissimo”, rsrs
Tá blefando rapaz kkk, você sabe o que significa limitação técnica? Parece que não sabe e aí fica delirando, sou justo e analiso sem paixão de fã aqui, pois a maioria deles vivem na bolha. Ora bolas a Iga às vezes apresenta lampejo técnico como vi em Winbledom e na semi do AO perdida para KEYS que achei importante, ora usa muito pouco ou quase nada de slice, curtas, lob que é fato e você ainda quer negar isso? Veja aí cara a Sabalenka é melhor tecnicamente que a Iga, aliás, Muchova ,Andreeva, Ribakina, Krejikova também são, mas não são melhores que ela mentalmente porque a Iga é a melhor de todas no mental que isso faz diferença devido seu mental diferenciado. Parabéns para ela por ter essa habilidade de se controlar, agora eu dizia também que se ela tivesse um ótimo treinador que a fizesse apurar melhor a técnica ninguém a pararia ou dominaria o tênis, pelo menos 5 anos, porque dos 3 quesitos que são: mental, explosão física e técnica ela domina muito bem os 2 primeiros ou você ainda não aceita enxergar isso? Abraço!
Falou, falou e falou mas quem tem 24 títulos é a Iga. Disparado na frente de todas essas que você falou aí inclusive da Sabalenka. Contra números não existe argumentos.
Sem sombra de dúvidas a melhor de seu tempo! Mais incrível que tem apenas 24 anos! Tem tudo para conquistar uns 14-15 grand slams, caso não tenha problemas físicos!
Iga muito abaixo do que apresentou contra a Rybakina. Talvez tenha sido o cansaço, não sei. Se a Paolini fosse uma jogadora um pouco mais agressiva, teria ao menos forçado um terceiro set.
Agora esse cronograma não ajuda em nada; amanhã, se não me engano às 13 horas, é a estreia da Iga no UsOpen nas duplas mistas. Tenho minhas dúvidas se ela ainda vai jogar.
Vish…o calendário vale pra todas, mas como a guria vai jogar amanhã as 13h? Absurdo!
Pô Iga achei que iria ser mais fácil contra a frágil Paoline, pois no meu palite seria duplo 6×2 , nossa ainda bem que não apostei kkkkk, claro a Iga tem suas limitações técnicas que não admiro isso, mas vi alguns lampejos dela em Winbledon e mostrou que é uma vencedora, trabalhou duro para mudar e mereceu chegando ao 11 master, agora como disse o ditado a Gauff ou Sabalenka não queria ganhar, mas a Iga quis e esta bem entregue o torneio. Vamos para USOPEN que agora a Sabalenka que abra os olhos, pois se não performar ou não voltar a ser atleta vai quebrar a cara porque a Iga acordou.
Essa polaca/galega é fera. Se a Aryna é a tigresa, Iga é uma leoa.
Quanto ao ranking, eu acreditava que na virada do ano, ela seria a número dois. Antecipou em apenas quatro meses o meu palpite.
Falta apenas a Rybakina chegar ao top cinco, objetivo totalmente plausível para concretizar os meus possíveis acertos.
A Ribakina não meu caro, pois ela esta desconexa da realidade porque é conformista com seus fracassos e ainda seu mental esta em frangalhos, espero que ela não volte ao top 5 este ano pelo que produziu, pois não é merecedora em esta no top 5 no ano de 2025.
I”N” Gatível!!!!!
The Queen is back!
E a limitada Iga coloca mais um troféu de peso em sua prateleira. Detalhe para o desespero de alguns…está com 18-2 em “grandes” finais ( GS, WTA 1000 e Finals). Não podem deixar a guria chegar, se não já sabem…
Que descanse bem e chegue voando baixo no US OPEN!
daqui a pouco aparece o frustrado , escrevendo um “anuário” pra desmerecer a vitória da Iga como sempre querendo impor suas verdades acima de todos ,SQN.
Deve esta falando para mim kkk, cara você é muito fã e vive preso na bolha, por isso é desconexo da realidade,então a sua ídola mereceu e o troféu esta bem entregue,ou seja, já disse isso aí quer mais do isso ? Aprenda a separar ou entender o senso crítico.
Acho que se a Iga ganhar o US Open termina o ano como número 1 do mundo. Esta Iga é incrível!!!
Uma pena que a simpática e carismática Paolini não ter conseguido impor seu jogo. Merecia muito. A Iga sem dúvida está em uma excelente fase, pena que simpatia e carisma não façam parte do seu pacote de atributos.
Amore a Poailine que é uma lutadora, tem simpatia e carisma, mas na bola não tem condições viu querido, pois ela é muito fraquinha porque é muito frágil para sacar, a direita é fraca só tem boa velocidade, a Gauff que era número 2 que me perdoe, mas perder para a Paoline com excesso de duplas faltas foi ridícula.
Parabéns para a Iga, título merecido sem perder sets. Está evoluindo no seu jogo e ficando cada vez mais completa. É uma das favoritas para a conquista do US Open. Seria interessante se enfrentasse a Ostapenko no grand slam norte-americano para ver como seria o seu comportamento.