Barletta (Itália) – O jogador de duplas búlgaro Alexander Donski foi desclassificado após atingir seu adversário, o italiano Simone Agostini, na cabeça com uma bolada. A razão? A raiva de perder o ponto em jogo das quartas de final do Challenger de Barletta.
Gianluca Cadenasso, parceiro de Agostini, acompanhou-o até a cadeira, enquanto que o indiano Siddhant Banthia, parceiro do búlgaro, ficou sem entender a situação. Eles estavam perdendo dos italianos por 6/2 e 4/4 até o momento do incidente.
Após muita deliberação, tanto o árbitro de cadeira quanto o supervisor do evento consideraram a ação cabível de desqualificação.
No dia 8 de março, Donski e Banthia haviam ganhado, como cabeças 4, o Challenger de Kigali, em Ruanda, na África, em final de três sets, derrubando os terceiro favoritos.
Alexander Donski was defaulted earlier after smashing the ball in frustration following a missed break point, accidentally hitting his opponent Simone Agostini in the head.
Physio came on court, supervisor and umpire decided to disqualify him.
🎥: @ATPChallenger pic.twitter.com/FeDGt0ccCi
— edgeAI (@edgeAIapp) April 3, 2025
A notícia teria muito mais peso acompanhada do lance…
Um “búlgaro” desclassificado… Um “eslavo” desclassificado… Será que se fosse “belga” seria desclassificado??? Vários pesos várias medidas dependendo das origens dos tenistas em questão… Então, porque Zizou Bergs não foi punido até hoje mesmo com a Federação Chilena de Tênis entrando com recurso???
Garin, na verdade, foi nocauteado pela ombrada de Zizou no olho, tênis virou MMA!
O capitão chileno, Nicolás Massú, decepcionado com a situação, observou que ninguém da equipe belga verificou o bem-estar de Garin. A equipe chilena emitiu uma declaração enérgica, condenando os eventos como antidesportivos e como um ataque à integridade física de Garin: “O árbitro geral da partida lavou as mãos da situação, minando o espírito da competição e todo o trabalho árduo de Garin. Este foi um episódio profundamente doloroso e injusto que não esqueceremos facilmente” … “Não recebemos um pedido de desculpas de ninguém. Ninguém veio se desculpar ou ver o Cristian, e já faz uma hora e meia desde então. Estou totalmente surpreso, apertei as mãos do árbitro e do capitão deles (Steve Darcis) e eu não recebemos nada, estou magoado.”
Garin disse: “Eu estava dando tudo de mim e dando 100%. De repente, vi Bergs pulando em minha direção e acordei dois segundos depois no chão. Perdi a consciência por três segundos, desmaiei e não entendi a situação. Não gostaria de terminar a partida desta forma. Eles me obrigaram a jogar quando eu tinha um hematoma e estava tonto, achamos que o que aconteceu foi muito imprudente e insensível. Não tenho palavras para definir o que aconteceu. Assisto tênis desde que nasci e nunca vi nada assim. Sinto-me mal e lamento que o árbitro tenha me forçado a jogar.”
Nicolás Jarry disse: “Não entendo onde nas regras diz que você pode bater em alguém em uma partida de tênis. Apoiamos Garín no que ele tem feito. Nós decidimos e estamos muito surpresos com a situação. Dizem que este é o esporte mais bonito do mundo, onde prevalece o jogo limpo, mas hoje as coisas não foram bem feitas.”
Alejandro Orizola, médico da equipe do Chile, afirmou à TV chilena que Garin sofreu uma lesão ocular: “Cristian Garin recebeu uma forte pancada no globo ocular, razão pela qual caiu e acabou batendo a cabeça. Isso gerou uma inflamação, dificuldades para enxergar e uma forte dor de cabeça… Garin não estava em condições de seguir jogando”…
Garin levou um “knockout” do Zizou, se fosse MMA valeria, mas é tênis, não vale !
Miyu Kato e Djokovic foram desclassificados de Grand Slam por boladas involuntárias… O que Zizou Bergs fez foi muito mais grave e irresponsável ! Nikoloz Basilashvili disse: “Se Djokovic tivesse feito isso, enfrentaria uma desqualificação para toda a vida. Isso é um absurdo.” O belga atropelou o Garin como se fosse uma carreta ladeira abaixo e arbitragem não teve o mínimo de empatia, sequer revisaram o lance minuciosamente…
É bem por aí…
Tratamento totalmente diferenciado… O que mais pesa é a nacionalidade e não o ato em si…
O que aconteceu com o Chileno na Copa Davis é uma das maiores aberrações do tênis…
Se esse lance fosse ao contrário… O Italiano não seria punido e ainda ganharia uma “passagem livre pelo antidoping”…
Afinal a atp atualmente tem sede e donos… “E todos os caminhos levam a Roma”. A Itália no momento atual….
E o vídeo poxa…. rsrs
Muito bem desclassificado ! Não tem porquê passar batido. O ponto já não estava em jogo.
E digo mais: Um multa financeira e, talvez, suspensão de duas a 4 semanas não seria exagerada !