Melbourne (Austrália) – Após os torneios da primeira semana da temporada, a WTA atualizou seu ranking nesta segunda-feira. A nova tabela de classificação servirá como base para a definição das cabeças de chave do Australian Open. Beatriz Haddad Maia se manteve como número 11 do mundo, mas será a cabeça 10 em Melbourne, já que a número 9 do mundo Karolina Muchova está fora do torneio por lesão no punho.
A posição da brasileira entre as principais cabeças de chave garante que ela só enfrentaria alguém entre o 5º e o 8º lugar nas oitavas de final em Melbourne. E só poderá jogar contra uma das quatro primeiras do mundo se chegar às quartas. Paulista de 27 anos, Bia fará sua quinta aparição no Australian Open e chegou três vezes à segunda rodada.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Campeãs nos primeiros torneios da temporada, Elena Rybakina e Coco Gauff trocaram de posição. A cazaque, que venceu o WTA 500 de Brisbane, ultrapassou a norte-americana, que defendeu o título no 250 de Auckland, e reassumiu o terceiro lugar. Na prática isso muda pouco, já que uma delas será sorteada para ficar do mesmo lado que Iga Swiatek na chave e a outra obrigatoriamente entra no caminho de Aryna Sabalenka. Elas só podem enfrentar as duas primeiras a partir da semifinal.
A diferença entre Swiatek e Sabalenka, que era de 455 pontos no início da temporada, aumentou para 975. A polonesa venceu seus cinco jogos na United Cup, enquanto a bielorrussa tinha pontuação de título a defender na semana e perdeu para Rybakina na final de Brisbane. Além disso, Sabalenka é a atual campeã em Melbourne, enquanto Swiatek parou nas oitavas em 2023. Por isso, a atual número 1 não tem a posição ameaçada.
Outras três jogadoras do top 20 estão fora do Australian Open: Madison Keys lesionou o ombro, enquanto Petra Kvitova e Belinda Bencic estão temporariamente afastadas do circuito após anúncios de gravidez nas últimas semanas. Com isso, a lista de cabeças de chave vai até a canadense Leylah Fernandez, hoje 36ª do ranking.
Confira a atual lista de cabeças de chave do Australian Open
- Iga Swiatek
- Aryna Sabalenka
- Elena Rybakina
- Coco Gauff
- Jessica Pegula
- Ons Jabeur
- Marketa Vondrousova
- Maria Sakkari
- Barbora Krejcikova
- Beatriz Haddad Maia
- Jelena Ostapenko
- Qinwen Zheng
- Liudmila Samsonova
- Daria Kasatkina
- Veronika Kudermetova
- Caroline Garcia
- Ekaterina Alexandrova
- Victoria Azarenka
- Elina Svitolina
- Magda Linette
- Donna Vekic
- Sorana Cirstea
- Anastasia Potapova
- Anhelina Kalinina
- Elise Mertens
- Jasmine Paolini
- Emma Navarro
- Lesia Tsurenko
- Lin Zhu
- Xinyu Wang
- Marie Bouzkova
- Leylah Fernandez
uma brasileira cabeça de chave 10 em um GS; historico !!!!
E foi semi finalista em Roland Garros.
Porque falar em quem ela enfrentaria nas quartas ou nas oitavas se ela vai cair na estreia?? Brasileiros são fogo de palha
Encerrou o ano bem, abriu o ano pessimamente, fato. Errou tudo e mais um pouco…lenta de pernas, bolas curtas. Enfim, muito trabalho pela frente.
Bia precisa melhorar o saque. Do contrário, nao vai longe nesse slam.
Basta Rybakina ganhar seu primeiro jogo no WTA 500 de Adelaide, que será a segunda do mundo, deixando Sabalenka em terceiro, quando começar o Australian Open.
Está equivocado, Horacio. A diferença no ranking entre a Sabalenka e a Rybakina atualmente é de mais de 2 mil pontos. Não há possibilidade de troca de posições nesta semana. E mesmo que existisse essa chance, é o ranking da última segunda-feira que vale para a definição das cabeças de chave.