PLACAR

Bia será cabeça 10 no Australian Open, Rybakina volta ao top 3

Foto: Gabriel Heusi/CBT

Melbourne (Austrália) – Após os torneios da primeira semana da temporada, a WTA atualizou seu ranking nesta segunda-feira. A nova tabela de classificação servirá como base para a definição das cabeças de chave do Australian Open. Beatriz Haddad Maia se manteve como número 11 do mundo, mas será a cabeça 10 em Melbourne, já que a número 9 do mundo Karolina Muchova está fora do torneio por lesão no punho.

A posição da brasileira entre as principais cabeças de chave garante que ela só enfrentaria alguém entre o 5º e o 8º lugar nas oitavas de final em Melbourne. E só poderá jogar contra uma das quatro primeiras do mundo se chegar às quartas. Paulista de 27 anos, Bia fará sua quinta aparição no Australian Open e chegou três vezes à segunda rodada.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp

Campeãs nos primeiros torneios da temporada, Elena Rybakina e Coco Gauff trocaram de posição. A cazaque, que venceu o WTA 500 de Brisbane, ultrapassou a norte-americana, que defendeu o título no 250 de Auckland, e reassumiu o terceiro lugar. Na prática isso muda pouco, já que uma delas será sorteada para ficar do mesmo lado que Iga Swiatek na chave e a outra obrigatoriamente entra no caminho de Aryna Sabalenka. Elas só podem enfrentar as duas primeiras a partir da semifinal.

A diferença entre Swiatek e Sabalenka, que era de 455 pontos no início da temporada, aumentou para 975. A polonesa venceu seus cinco jogos na United Cup, enquanto a bielorrussa tinha pontuação de título a defender na semana e perdeu para Rybakina na final de Brisbane. Além disso, Sabalenka é a atual campeã em Melbourne, enquanto Swiatek parou nas oitavas em 2023. Por isso, a atual número 1 não tem a posição ameaçada.

Outras três jogadoras do top 20 estão fora do Australian Open: Madison Keys lesionou o ombro, enquanto Petra Kvitova e Belinda Bencic estão temporariamente afastadas do circuito após anúncios de gravidez nas últimas semanas. Com isso, a lista de cabeças de chave vai até a canadense Leylah Fernandez, hoje 36ª do ranking.

Confira a atual lista de cabeças de chave do Australian Open

  1. Iga Swiatek
  2. Aryna Sabalenka
  3. Elena Rybakina
  4. Coco Gauff
  5. Jessica Pegula
  6. Ons Jabeur
  7. Marketa Vondrousova
  8. Maria Sakkari
  9. Barbora Krejcikova
  10. Beatriz Haddad Maia
  11. Jelena Ostapenko
  12. Qinwen Zheng
  13. Liudmila Samsonova
  14. Daria Kasatkina
  15. Veronika Kudermetova
  16. Caroline Garcia
  17. Ekaterina Alexandrova
  18. Victoria Azarenka
  19. Elina Svitolina
  20. Magda Linette
  21. Donna Vekic
  22. Sorana Cirstea
  23. Anastasia Potapova
  24. Anhelina Kalinina
  25. Elise Mertens
  26. Jasmine Paolini
  27. Emma Navarro
  28. Lesia Tsurenko
  29. Lin Zhu
  30. Xinyu Wang
  31. Marie Bouzkova
  32. Leylah Fernandez
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Beto_poa
Beto_poa
1 mês atrás

uma brasileira cabeça de chave 10 em um GS; historico !!!!

Fabio
Fabio
1 mês atrás

E foi semi finalista em Roland Garros.

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás

Porque falar em quem ela enfrentaria nas quartas ou nas oitavas se ela vai cair na estreia?? Brasileiros são fogo de palha

Fernando
Fernando
1 mês atrás
Responder para  Eduardo

Encerrou o ano bem, abriu o ano pessimamente, fato. Errou tudo e mais um pouco…lenta de pernas, bolas curtas. Enfim, muito trabalho pela frente.

José Andrade
José Andrade
1 mês atrás

Bia precisa melhorar o saque. Do contrário, nao vai longe nesse slam.

horacio nelson wendel
horacio nelson wendel
1 mês atrás

Basta Rybakina ganhar seu primeiro jogo no WTA 500 de Adelaide, que será a segunda do mundo, deixando Sabalenka em terceiro, quando começar o Australian Open.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Bopanna entra para a história do tênis aos 43 anos

A emoção de Hsieh e Mertens com o novo título de Slam

PUBLICIDADE