PLACAR

ATP e WTA criam regras para evitar jogos durante as madrugadas

Jannik Sinner teve uma partida de madrugada no Masters 1000 Paris e foi escalado para atuar na tarde seguinte. (Foto: Nicolas Gouhier/FFT)

Londres (Inglaterra) – Após muitas queixas feitas por tenistas ao longo das últimas temporadas, a ATP e a WTA divulgaram nesta terça-feira um documento com algumas regras que visam evitar que as rodadas terminem muito tarde e com jogos durante as madrugadas. A ideia visa preservar o físico dos jogadores, dar melhores condições de trabalho ao staff dos torneios e possibilitar que o público possa acompanhar os jogos até o fim. Quatro regras foram anunciadas para a temporada de 2024.

– Não serão permitidos mais que cinco jogos numa mesma quadra, sendo três na sessão diurna com início da programação às 11h (horário local) e duas na sessão noturna.

– A princípio, não será permitido iniciar uma partida depois das 23h (horário local), a menos que aprovados por supervisores da ATP ou WTA.

– Partidas não iniciadas até às 22h30 serão movidas para uma quadra alternativa que esteja vazia e iniciadas até às 23h.

– Sessões noturnas com até dois jogos não podem começar após às 19h30, sendo que o horário recomendado é das 18h30.

Em circunstâncias excepcionais, um torneio pode solicitar isenções com base nas tradições culturais locais, condições climáticas ou outras situações atenuantes, a serem consideradas pela WTA ou ATP. As novas regras de agendamento estão sendo implementadas como parte de um período experimental de um ano em 2024, com novas revisões a seguir.

Ao longo do último ano, algumas situações exemplificaram o problema das rodadas que terminam muito tarde. A partida entre Elena Rybakina e Daria Kasatkina pelas quartas de final do WTA 1000 de Montréal só terminou às 3h da manhã pelo horário local e já começou depois de 23h30. Já no Masters 1000 de Paris, Jannik Sinner ficou em quadra até às 2h35 da madrugada na partida contra o norte-americano Mackenzie McDonald e ainda foi escalado para atuar na tarde seguinte. O italiano decidiu se retirar do torneio.

Leia mais: 

Rybakina cobra a WTA sobre jogo de madrugada

Sinner e Rune vencem na madrugada e vão às oitavas

 

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE