Rybakina mantém invencibilidade em finais e fatura maior título do ano

Foto: Jimmie48/WTA

Riad (Arábia Saudita) – Em uma final envolvendo duas jogadoras invictas neste WTA Finals, a cazaque Elena Rybakina superou a desconfiança com o ombro e bateu a bielorrussa Aryna Sabalenka com parciais de 6/3 e 7/6 (7-0), depois de 1h48 de confronto, para fechar a temporada com sua maior conquista de 2025.

Rybakina manteve duas sequências com a vitória sobre Sabalenka na decisão, uma delas a de vitórias no circuito, vencendo a 11ª seguida (desistiu em Tóquio sem jogar). Ela não perdia desde as quartas de Wuhan, quando foi superada justamente pela número 1 do mundo. A cazaque também manteve a invencibilidade em finais neste ano.

A conquista deste sábado foi sua terceira em 2025, se juntando aos WTA 500 de Estrasburgo e Ningbo. A cazaque se tornou a décima campeã inédita do Finals, que desde o título da norte-americana Serena Williams em 2014, só tem vencedoras de primeira viagem.

Rybakina levará para casa uma premiação de US$ 5.235.000, além dos 1.500 pontos pela conquista invicta, que a fará voltar para o top 5, subindo do sexto para o quinto lugar. Já a vice-campeã Sabalenka sai de Riad com 1.000 pontos, ampliando a vantagem sobre suas rivais mais próximas, e uma premiação de US$ 2.695.000.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Bastante consistente, a cazaque jogou pesado e assim conseguiu evitar se atacada por Sabalenka. As boas passagens em seus games de serviço, com 72% de aproveitamento, também a ajudaram a ter um pouco mais de tranquilidade quando esteve na devolução. Ainda assim o jogo foi equilibradíssimo e definido com uma quebra de diferença e um tieberak no segundo set.

Na parcial inicial, Rybakina foi precisa nos momentos importantes e salvou os três break-points que enfrentou, o primeiro deles no quinto game e os outros dois no sétimo. Neste intervalo, no sexto, ela conseguiu converter uma das duas chances de quebra que teve e em um jogo muito parelho, acabou sendo mais do que o suficiente para largar na frente.

O jogo seguiu equilibradíssimo no segundo set, com leve vantagem para a cazaque, que perdeu dois break-points no terceiro game e mais dois no nono. Sabalenka teve seu momento no décimo, quando perdeu dos set-points com a devolução, vendo a rival sair de 15-40 para confirmar o saque. A definição foi para o tiebreak, no qual Rybakina foi impecável e garantiu o título.

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Venezian
Fernando Venezian
2 horas atrás

Jogou como número 1 do primeiro ao último jogo! Torneio impecável da cazaque! Impressionante!

Tribunal WTA Finals
Tribunal WTA Finals
2 horas atrás

Grande dia!!! Arriba Ryba! Você merece, depois de um período de extrema dificuldade e consegue essa campanha impecável no WTA Finals. Que venha AO 2026!!!

Tribunal WTA Finals
Tribunal WTA Finals
2 horas atrás

Que WTA Finals, tirando a Paolini que foi muito mal, as demais contribuíram para um torneio competitivo. Espero que continue assim em 2026.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.