Salzburg (Áustria) – O cearense Thiago Monteiro segue firme no challenger de Salzburg, no saibro austríaco, e já está na semifinal. Com mais uma grande atuação no saque, o número 2 do Brasil e 86 do mundo superou o espanhol Alejandro Moro, 188º colocado, pelo placar de 6/2 e 6/1 em apenas 65 minutos de partida.
Esta será a segunda semifinal de challenger que o brasileiro disputará em 2024, repetindo por enquanto o resultado obtido em Santa Cruz, na Bolívia, em março. Dono de nove títulos deste gabarito na carreira, todos no saibro, Monteiro busca a primeira conquista desde outubro do ano passado, quando triunfou em Campinas num evento de nível 100. Seu maior título aconteceu em 2022, no challenger 125 de Gênova, na Itália.
Neste momento, Thiago Monteiro está ganhando uma posição no ranking, mas pode voltar para o top 80 se for finalista e até saltar para o 67º lugar em caso de título, o que o faria ultrapassar o paranaense Thiago Wild e retomar o posto de número 1 do país. Seu recorde pessoal é o 61º posto de dois anos atrás.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Cabeça de chave 3 da competição, o cearense terá como próximo adversário o vencedor do confronto entre o local Lukas Neumayer, 242º do ranking, e o francês Kyrian Jacquet, 239º. Monteiro já enfrentou o austríaco uma vez e foi derrotado justamente nas quartas de final em Salzburg no ano passado. O duelo com Jacquet seria inédito no circuito profissional.
Do outro lado da chave, a semifinal já está definida, reunindo o suíço Alexander Ritschard e o peruano Ignacio Buse. Oitavo pré-inscrito, Ritschard foi o algoz do argentino Federico Coria, principal favorito ao título, com um triunfo por 6/4, 4/6 e 6/1. Buse, por sua vez, deixou pelo caminho o jovem sérvio Hamad Medjedovic, quinto pré-classificado, com uma virada por 6/7 (5-7), 6/3 e 6/4.
Monteiro usa muito bem o saque
Mais uma vez com o saque afiado nesta semana, o brasileiro foi quase perfeito no set inicial, perdendo apenas um dos 14 pontos disputados com o primeiro saque e dois de oito com o segundo. Dessa forma, não cedeu um único break-point e ainda aproveitou duas das três chances de quebra que teve na parcial, uma no primeiro game e outra no sétimo.
No segundo set, Thiago manteve o mesmo ritmo e praticamente não foi incomodado nos games de serviço. Ele cedeu apenas dois pontos nos 12 disputados com a primeira bola em quadra e não perdeu uma única jogada com o segundo saque. Desta vez, ele quebrou o adversário por três vezes em quatro tentativas e confirmou uma vitória tranquila.
O canhoto cearense terminou a partida com 32 pontos vencidos em 37 disputados com o próprio saque e acertou 62% do primeiro serviço. Apesar de disparar apenas dois aces, cometeu uma única dupla falta contra seis dos rival.
Monteiro vai vir forte pra Olimpíada. Quem sabe não consegue chegar longe.
Vc está iludido. Isso é challenger… olimpíadas vai jogar contra top 60
Faz melhor na tua profissão.
Concordo! Não espero nada dos brazucas, o que vier é lucro. Todos muito limitados.
os únicos resultados que contam numa olimpíada são ouro, prata ou bronze. E a chance de Monteiro (ou qualquer outro brasileiro) obte-los é zero. Em Tóquio a Stefani vinha numa ascendente, mas hj (infelizmente) ela não é nem sombra da jogadora de tres anos atrás. Quanto aos simplistas masculinos… vão lá pra fazer figuração e caçar uns autógrafos na vila olímpica.
E pensar que há poucos anos a Monica Puig foi ouro no tênis feminino, quando era a n° 34 do mundo. Nunca foi top-10, não vinha de um país com a mínima tradição esportiva (foi o único ouro da história de Porto Rico), mas ela prevaleceu.
Se tem uma coisa que eu não suporto é esse complexo de vira-lata. Temos tenistas de 1a linha nas duplas e na simples feminino, e temos atletas competitivos no masculino.
Se algum brasileiro nas simples imitar o Bellucci que chegou nas quartas de final em 2016 e ainda arrancou set do Nadal no auge, já vai ser um milagre. Pra ter alguma chance de medalha olímpica no tênis em simples hoje vc tem q ser top 20 mundial, o resto não tem chance. E pra piorar, nosso duplistas estão muito mal. Se a Olimpiada fosse em 2022 ou 2023 Bia/Stefani podiam até medalhar, mas agora em 2024 estão colecionando derrotas. Não espero nada do tênis, a chance do Brasil medalhar existe em um monte de esportes mas não aí. O Brasil pode ganhar até ouro com Rayssa Leal e Augusto Akio no skate, Rebeca Andrade na ginástica, Medina e Toledo no surfe, Alison dos Santos no atletismo, Marcus Vinicius D’Almeida no tiro com arco, Isaquias Queiroz na canoagem, Grael/Kunze no iatismo, Beatriz Ferreira no boxe. Também dá pra medalhar com uma baciada de gente, judocas como Mayra Aguiar e Daniel Cargnin, no taekwondo com 3 atletas,, no boxe masculino, no vôlei, vôlei de praia, canoagem, Ana Marcela Cunha na maratona aquática, Hugo Calderano no tênis de mesa, até no triatlo pode sair um bronze. No tênis, não confo.
Passou o carro e se não aproveitar essa chance pra copar, será uma pena. Chave muito ruim
Calma. Ranking não ganha jogo, não há adversário fácil no circuito hoje em dia.
Aí sim. Passou o trator, jogando como um verdadeiro top 100. Enquanto o argentino do outro lado, cabeça 1, tomou. Esse sim um top 100 muito meia boca.
Jogo absurdo do Thiago, não deu chances para o espanhol, acho que não enfrentou nenhum break e, em compensação, o espanhol teve breaks em todos os games de saque. Partida perfeita e de muita confiança do brasileiro.
Vingou o Fonseca, com ares de crueldade! Ainda acho esse cara iria muito mais longe, se tivesse um bom psicólogo e um melhor treinador .
Muitíssimo obrigado pela sua Torcida. Milhões de Abraços;
Thiago é o típico vencedor. Já foi longe na carreira, Tom. Minha avaliação (hoje, estou de bem com a vida rs).
Monteiro elevando claramente o nível desde a volta da pausa do jogo passado.. Cearense tem um ótimo histórico nesse torneio e a chave se abriu agora.. boas chances de levar L caneco e retomar o n°1 nacional, bora por mais!
Grande Monteiro
Grande chance de copar esse torneio, chegar a 67 do mundo e ficar numa situação bem confortável pra subir ainda mais nos próximos meses. Defende menos de 40 pontos até meados de setembro.
Sim, quem sabe não vem esta semana mais um título?
Vamos ficar na torcida.
Atropelou. Sua 2º semifinal de Challenger no ano. Dá pra levar este torneio. Bora Monteiro. Torcendo muito por um TOP50 e uma final de ATP. Ele merece.
Monteiro tá sacando demais. Vi os highlights do jogo e o cara nem enxergou os tiros do Monteiro…
Vai copar esse 125, e recuperar o nº 1 do país de forma justa.
Qual o site que vc viu os higlights?
Monteiro jogando demais,e com chances reais de título,bora Monteiro.
Me parece que o torneio está bem fraco. Esse Moro é 188 do ranking.
Perdeu dinheiro apostando foi?
Ele e muitos outros….rindo a toa,,, vai Monteirão
O mesmo de sempre tentando diminuir Monteiro, aposta contra brasileiros.
O nome deveria passar de Scott para Scroque.
parabens .; torcendo pra voce…………Monteiro…..
Esse canhoto é realmente fera. Vai ser campeão com certeza.
Orgulho cearense
Valeu Monteiro. Tá jogando muito. Logo será o número um do Brasil, novamente.
Parabéns Monteirão da Massa , mais um orgulho do Brasil , e tem gente que achou que ele estava acabado. Rumo ao top 50
Monteiro já não venceu esse Challenger de Salzburg, também em 2022? Campanha com grandes vitórias contra Shevchenko, Lajovic e Bagnis. Não empata com Genoa como maior título?
ufa! até que enfim tá ganhando alguma coisa para salvar os Brasileiros, credo só dá derrota….. Não ganham nem os torneios meia boca ITF, Monteiro carca chumbo neles!
Parabens Thiago!!!! Uma temporada muito consistente no saibro. Na torcida pelo top 50