Austin (EUA) – Depois de chegar às quartas de final do WTA 1000 de Dubai na semana passada, a romena Sorana Cirstea vai fazendo mais uma boa campanha e está nas quartas no 250 de Austin. A experiente jogadora de 34 anos e 120ª do mundo venceu a russa Diana Shnaider, cabeça 2 do evento e 13ª do ranking, por 6/3, 2/6 e 6/4 em 2h04 de partida nesta quinta-feira.
Cirstea já havia vencido duas tenistas do top 20 na última semana, a russa Daria Kasatkina na estreia e a norte-americana Emma Navarro nas oitavas, antes de ter sido superada pela tcheca Karolina Muchova. Ainda assim, ela perdeu posições no ranking e saiu do top 100, já que defendia semi em Dubai. A ex-número 21 do mundo ficou sem jogar durante o segundo semestre do ano passado por lesão e cirurgia no pé.
O início de partida foi dominante para Cirstea, que conseguiu duas quebras e chegou a vencer quatro games seguidos para liderar por 5/1. Mesmo sem aproveitar a primeira chance de sacar para fechar, ela tinha uma vantagem confrortável. Shnaider deu o troco na segunda parcial, também com duas quebras e sem enfrentar break-points. Já na parcial decisiva, a romena aproveitou a chance de quebra para fazer 4/2 e salvou três break-points, dois deles quandos sacava para o jogo, antes de definir a vitória.
Onward to the quarterfinals 🔜@sorana_cirstea knocks out the No. 2 seed Shnaider, 6-3, 2-6, 6-4, and is through to her second quarterfinal of the season!#ATXOpen pic.twitter.com/zLNSPU0BMZ
— wta (@WTA) February 27, 2025
A adversária de Cirstea nas quartas será norte-americana McCartney Kessler, cabeça 5 do torneio e 56ª do ranking, que precisou de três sets e 2h32 para vencer a espanhola Cristina Bucsa, 99ª colocada, por 5/7, 6/3 e 7/6 (7-4). O confronto é inédito no circuito profissional.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ainda nesta quinta-feira, a belga Greet Minnen dominou o jogo contra a holandesa Suzan Lamens, cabeça 8 do evento, com parciais de 6/1 e 6/0. Minnen joga nas quartas contra a norte-americana Caroline Dolehide, que derrotou a francesa Varvara Gracheva por 5/7, 6/2 e 6/2.
Do outro lado da chave, os confrontos das quartas já estão definidos. Principal favorita ao título e número 4 do mundo, a norte-americana Jessica Pegula enfrenta a russa Anna Blinkova. Já a experiente australiana Ajla Tomljanovic jogará contra a japonesa Ena Shibahara.
A romena está jogando demais. Realmente tá demais, mesmo.