Wild se junta a Zverev, Fonseca e Rune na chave do Rio Open

Foto: Fotojump

Rio de Janeiro (RJ) – A ATP divulgou nesta terça-feira a lista completa de jogadores que disputarão a décima primeira edição do Rio Open, torneio ATP 500  que será realizado de 15 a 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Alexander Zverev, Holger Rune e Lorenzo Musetti estarão entre os principais cabeças de chave do torneio e já estavam confirmados desde o ano passado. O evento já conta com dois brasileiros na chave principal, o convidado carioca João Fonseca e o paranaense Thiago Wild, que entrou diretamente pelo ranking.

Liderando a lista, Zverev fará a sua estreia no Rio Open. O número 2 do mundo é um dos nomes mais consolidados de sua geração e dono de 22 títulos, com destaques para o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, dois ATP Finals e seis Masters 1000. Sascha, como é conhecido, também foi finalista em Grand Slams em duas oportunidades: a primeira no US Open de 2020 e o mais recente em Roland Garros, em 2024, provando ser um grande destaque no saibro, com oito de seus 22 títulos acontecendo na superfície.

Quem também fará a sua estreia no Rio Open é o dinamarquês Holger Rune, 13º do mundo. Com apenas 21 anos, Rune é um dos grandes nomes da sua geração e se define como um amante do saibro. O tenista teve uma rápida ascensão no ranking durante os seus quatro anos como profissional e chegou no posto de 4º melhor tenista do mundo após uma grande temporada em 2023, no qual fez final nos Masters 1000 de Monte Carlo e Roma, foi campeão no ATP 250 de Munique e fez quartas em Roland Garros e Wimbledon.

Já o italiano Lorenzo Musetti fará a sua segunda participação no Rio Open. O medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 já esteve no ATP 500 carioca em 2023, e agora retorna em busca de um título inédito em sua carreira. Com apenas 22 anos, Musetti se tornou um dos principais nomes do circuito da ATP com o seu estilo de jogo eclético. Ex-número 1 do mundo no juvenil, o italiano teve uma rápida ascensão no ranking e entrou no top 200 já no segundo ano como profissional. Atual número 15 do mundo, o italiano também foi semifinalista em Wimbledon na última temporada.

Dois brasileiros já na chave, Reis disputa o quali

João Fonseca, que vem chamando a atenção de todo o circuito com o seu tênis explosivo e grandes campanhas recentes, como os títulos do Next Gen ATP Finals e Challenger de Camberra, além de ter furado o qualifying do Australian Open e vencido Andrey Rublev, o número 9 do mundo na estreia na chave principal, recebeu um convite na chave principal do Rio Open. O carioca frequentou todas as edições do ATP 500 quando criança, como um grande fã de tênis. Em 2022, João teve a oportunidade de ser sparring para grandes nomes do circuito durante o torneio. Em 2023, foi a vez de receber um convite na chave principal e disputar o seu primeiro jogo do nível ATP em casa, aos 16 anos. No ano seguinte, em 2024, João se tornou o quadrifinalista mais jovem da história do torneio.

Outro brasileiro garantido na chave principal é Thiago Wild, o atual 79 do mundo. Também quadrifinalista na última edição, o paranaense vai em busca de ainda mais na sua sexta participação no ATP 500 carioca. Já João Lucas Reis está classificado para o qualifying após conquistar o título da Procópio Cup, competição entre tenistas brasileiros que premia o vencedor com uma vaga na fase qualificatória do Rio Open.

Entre os estrangeiros, o argentino Sebastian Baez, atual campeão, retorna para tentar uma inédita defesa de título. Em 10 edições, o Rio Open nunca teve um bicampeão em sua história. Outros destaques ficam para os chilenos Nicolas Jarry, ex-16 do mundo, e Alejandro Tabilo, o vice-campeão de 2024 Mariano Navone e o ex-21 do mundo Alejandro Davidovich Fokina.

“Nessa 11ª edição do Rio Open estamos trazendo uma lista com duas grandes novidades, o Zverev e o Rune, mantendo a estratégia de sempre contarmos com os melhores jogadores do saibro. Além deles vem o Musetti que volta depois de dois anos como medalhista olímpico e consolidado no top 20. Do nosso lado, temos nomes muito bem posicionados para irem além. O Wild chega no Rio Open perto do melhor ranking, mais maduro no circuito e o Fonseca, apesar de muito jovem, terá a sua terceira experiência no evento, com reais possibilidades de ir longe. O Thiago Monteiro, apesar de não estar no melhor ranking, está com muita bagagem e pode vencer grandes nomes,” disse Luiz Carvalho, diretor do Rio Open.

A chave de simples do Rio Open 2025 contará com 32 vagas, sendo 23 classificações diretas através do ranking. Três convites da organização e mais um, reservado para solicitação de tenistas da lista A+ da ATP, também integram a conta. Outros quatro tenistas virão do qualifying, que será disputado nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, com entrada gratuita. Por último, uma vaga faz parte do special exempt, reservado para tenistas que não puderem disputar o qualifying por estarem em ação em outro torneio. Caso não precisem ser usadas, as vagas do special exempt e do convite da lista A+ virarão vagas para classificação direta.

Veja a lista de inscritos no Rio Open:

Alexander Zverev (ALE) – 2º
Holger Rune (DIN) – 13º
Lorenzo Musetti (ITA) – 15º
Alejandro Tabilo (CHI) – 26º
Sebastian Baez (ARG) – 28º
Francisco Cerúndolo (ARG) – 31º
Nicolas Jarry (CHI) – 36º
Tomas Martin Etcheverry (ARG) – 38º
Pedro Martinez (ESP) – 44º
Luciano Darderi (ITA) – 45º
Mariano Navone (ARG) – 47º
Roberto Carballes Baena (ESP) – 57º
Alexandre Muller (FRA) – 58º
Jaume Munar (ESP) – 62º
Alejandro Davidovich Fokina (ESP) – 66º
Buyunchaokete (CHN) – 67º
Corentin Moutet (FRA) – 69º
Facundo Diaz Acosta (ARG) – 73º
Alexander Shevchenko (CAZ) – 77º
Thiago Wild (BRA) – 79º
Dusan Lajovic (SRB) – 80º
Hugo Gaston (FRA) – 81º
Damir Dzumhur (BOS) – 82º
WC – João Fonseca (BRA) – 112º

Os campeões do Rio Open

2014 – Rafael Nadal (ESP)
2015 – David Ferrer (ESP)
2016 – Pablo Cuevas (URU)
2017 – Dominic Thiem (AUT)
2018 – Diego Schwartzman (ARG)
2019 – Laslo Djere (SRB)
2020 – Cristian Garin (CHI)
2022 – Carlos Alcaraz (ESP)
2023 – Cameron Norrie (GBR)
2024 – Sebastian Baez (ARG)

 

Subscribe
Notificar
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Grau
Grau
8 horas atrás

Falta um convite pro Monteirão

Rocky Balboa
Rocky Balboa
7 horas atrás
Responder para  Grau

Certamente vai vir

João Sawao ando
João Sawao ando
7 horas atrás

Espero que o João chegue as finais

Rocky Balboa
Rocky Balboa
7 horas atrás
Responder para  João Sawao ando

Depende do sorteio pois sendo WC ele pode pegar um Zverev ou Rune já na primeira rodada.

F.F.
F.F.
6 horas atrás

Segundo um comentador chamado Gusmão, o Rune não joga nada, inclusive batendo de frente com o Orlandao
Minha nossa

Maurício
Maurício
5 horas atrás
Responder para  F.F.

Segundo outro comentador Monteiro não joga nada e Sell joga muito

Refaelov
Refaelov
5 horas atrás

Bom q o Wild conseguiu classificação direta, abre espaço para mais um convite BR..

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
5 horas atrás

Monteiro, merece um convite.

José Carlos
José Carlos
4 horas atrás

essa gira sul-americana deveria ser no piso sintético, como uma transição entre o AO e os masters de Indian Welles e Miami. Essa imposição do saibro obriga os organizadores a pagarem um cache absurdo e inflacionado para dois ou três jogadores que vem ao Rio meio a passeio, sem saber direito que data é o carnaval e entrando em quadra só por entrar. A consequência é que mesmo sendo um 500 o nível técnico é o de um 250 meia boca.

Última edição 4 horas atrás by José Carlos
Gabriel
Gabriel
1 hora atrás
Responder para  José Carlos

Ou o início da temporada de saibro como uma gira pré Monte Carlo

Leonel
Leonel
21 minutos atrás
Responder para  José Carlos

Ótimo. Se o nível estiver meia boca mais aumenta a responsabilidade de algum brasuca copar. Vamos Brasil. Já temos condições de copar Rio open e até copa Davis dá pra chegar mais perto das finais. Jogando em casa o Rio open nossos atletas neste ano vão mais longe. Ano passado fizemos quartas de final.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.