Rio de Janeiro (RJ) – A organização do Rio Open anunciou nesta sexta-feira o convite para João Fonseca na chave principal do ATP 500 carioca, que acontecerá entre os dias 15 e 23 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Fonseca é o primeiro atleta convidado para o torneio, que já tem confirmados também os nomes de Alexander Zverev, Holger Rune e Lorenzo Musetti.
Aos 18 anos, João está impressionando por onde passa com o seu tênis chamando a atenção no Brasil e no mundo. A sua ascensão definitiva no circuito começou justamente no Rio Open 2024, quando venceu o seu primeiro jogo na ATP e foi até às quartas de final, superando Arthur Fils e Cristian Garin no caminho. Esta campanha mudou a sua carreira permanentemente, sendo crucial na decisão de migrar para o circuito profissional ao invés do tênis universitário.
Cria do Rio Open, João se tornou um fã definitivo de tênis no torneio, indo ao Jockey para assistir aos jogos desde a primeira edição, em 2014, e frequentando em todas as edições seguintes. O carioca pôde ver de pertinho feras como Rafael Nadal e se inspirar para seguir na carreira de tenista. Posteriormente, em 2022, João foi sparring oficial do torneio, treinando na edição que recebeu nomes como Carlos Alcaraz e Matteo Berrettini, e disputou a competição pela primeira vez no ano seguinte.
🇧🇷 JOÃO FONSECA CONFIRMADO NO RIO OPEN 2025 🇧🇷
Acharam mesmo que ele ficaria de fora? 😏 Jamais! O nosso cria da casa, que vem fazendo muito barulho no circuito, recebe um convite na chave principal e se garante na 11ª edição do maior torneio de tênis da América do Sul! 🔥 pic.twitter.com/iITfh3JPZf
— Rio Open (@RioOpenOficial) January 17, 2025
“Estou muito feliz em receber esse convite. É um torneio muito especial para mim, poder jogar em casa e com a torcida brasileira me apoiando é um dos momentos mais importantes da minha temporada. Foi no Rio Open onde tive o meu primeiro contato com o tênis como fã e também como tenista, e a experiência no ano passado foi simplesmente inesquecível”, disse João Fonseca, que disputará a sua terceira edição do maior torneio de tênis da América do Sul.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Sempre sonhamos que o nosso evento servisse de inspiração para que novos meninos e meninas ingressassem no tênis e o João representa essa geração Rio Open. Ele está com a gente desde 2014 e a experiência vivida em cada edição contribuiu para que ele se mantivesse e crescesse no nosso esporte. Existe uma expectativa enorme de até onde ele pode chegar e estamos ansiosos para essa primeira participação do João no Brasil desde esse boom e que o Rio Open siga servindo para consolidar a carreira dele assim como aconteceu com outras jovens promessas: Casper Ruud, Félix Auger Aliassime e Carlos Alcaraz,” disse Luiz Carvalho, Diretor do Rio Open
Além de Fonseca, o Brasil já conta com o pernambucano João Lucas Reis, que foi campeão da Procópio Cup no mês de dezembro em São Paulo e que recebeu convite para o quali do Rio Open. A lista completa de inscritos deverá ser divulgada na semana que vem e novos convites serão anunciados mais próximos da data do torneio.
A “chamada” para o convite de João Fonseca para participar do Rio Open, parece feita por uma agência publicitária responsável pelo Rio Open e não uma artigo jornalístico.
A construção do jovem como um “pop star” continua, o que não me parece saudável para o jovem jogador e o jornalismo como um todo.
Como aquela frase…
“Quando a lenda é maior que o fato, publica-se a lenda”.
Nadal e Alcaraz passaram por isso e olha o resultado.
Daniel Elsner, também…
Mais do que merecido, pegando uma chave boa dá pra ir longe,vamos João!
Se seguir o mérito, como nos outros anos, está definido assim:
– Seyboth Wild (por ranking).
– Fonseca, Monteiro e Meligeni Alves (WC pra chave principal).
– Heide, Reis (Copa) e Sell (WC pro quali).
Heide no lugar do Meligeni na chave principal
Olha, n sei n se o Wild entrará pelo ranking..
Sakamoto está jogando mais q Heide Reis e Sell
Monteiro tem que ser convidado também.
Se não for, será um escândalo!