Shenzhen (China) – As duas últimas vagas nas semifinais da Billie Jean King Cup serão definidas nesta quinta-feira em Shenzhen. Após as classificações de Itália e Ucrânia nos primeiros dias da fase final, uma rodada dupla vai definir outros países na próxima fase. Uma das semifinais será disputada na sexta-feira e a outra no sábado, com as campeãs conhecidas no domingo.
Na sessão diurna, o Cazaquistão enfrenta os Estados Unidos pela primeira vez na história da competição. Caso a equipe norte-americana vença, voltará a uma semifinal depois de quatro anos de ausência, já que sua última presença entre as quatro melhores foi em 2021. Do outro lado, as cazaques buscam alcançar a semi pela primeira vez. O grande atrativo do confronto deve ser o duelo de simples entre Elena Rybakina e Jessica Pegula, duas jogadoras do top 10 mundial.
A equipe do Cazaquistão conta com Rybakina, que tem nove vitórias em 11 partidas de simples no torneio, além de Yulia Putintseva, Zarina Diyas, Zhibek Kulambayeva e Anna Danilina, especialista em duplas. Já os Estados Unidos estão representados por Pegula, Emma Navarro, Hailey Baptiste, Taylor Townsend e também McCartney Kessler, estreante na competição.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O outro duelo do dia terá Japão e Grã-Bretanha em busca da vaga restante. As japonesas fizeram sua melhor campanha em mais de uma década no ano passado, chegando às quartas de final, e querem avançar ainda mais sob o comando de Ai Sugiyama. Já as britânicas, semifinalistas em duas das últimas três temporadas, também chegam confiantes. O histórico do confronto aponta 2 a 1 para a Grã-Bretanha, mas o Japão venceu o último encontro, em 2018, num playoff decidido apenas nas duplas.
O time japonês será liderado por Moyuka Uchijima, Nao Hibino e Ena Shibahara, jogadora versátil para simples ou duplas, além de Eri Hozumi e Shuko Aoyama, dupla de muita experiência. Do lado britânico, a número 1 de Katie Boulter é acompanhada por Jodie Burrage, Sonay Kartal e pela estreante Francesca Jones.