Shenzhen (China) – Pela primeira vez na história, a Ucrânia conseguiu se classificar para as semifinais da Billie Jean King Cup. A vaga inédita veio nesta quarta-feira com uma vitória por 2 a 0 sobre a Espanha, definida com os triunfos de Marta Kostyuk e Elina Svitolina nas partidas de simples.
Abrindo a série, Kostyuk precisou de apenas dois sets para superar Jessica Bouzas, marcando parciais de 7/6 (7-3) e 6/2. Já o triunfo de Svitolina foi mais suado e ela teve que buscar a virada contra Paula Badosa, que fez seu primeiro jogo desde Wimbledon e caiu com o placar de 5/7, 6/2 e 7/5.
“Claro que estou triste por termos perdido como equipe. Estou muito orgulhosa de mim mesma porque dei o meu melhor. Foi um jogo de margem. Foi muito equilibrado no final. Acho que ambas jogamos em um nível muito bom. Especialmente no meu caso, depois de dois meses e meio fora das competições”, destacou Badosa.
Por causa da definição já em simples, a partida de duplas não foi disputada. Agora as ucranianas terão pela frente nas semifinais a forte equipe da Itália, que defende o título conquistado na temporada passada.
Responsável pelo ponto decisivo, Svitolina comemorou o resultado, mas não deixou de fazer uma autocrítica sobre seu desempenho. “Eu não diria que foi minha melhor atuação, mas para a equipe, para o país, é difícil fazer uma partida perfeita. No final, estou muito feliz por ter conseguido me manter forte e realmente forte”, observou.
“Consegui a vitória, a vitória decisiva, para a equipe da Ucrânia se classificar para as semifinais pela primeira vez. É um momento histórico para nós”, complementou a ucraniana de 31 anos e atual número 13 do mundo.











