Shenzhen (China) – Atual campeã da Billie Jean King Cup, a Itália é a primeira equipe classificada para as semifinais da competição após vencer o país sede da fase final. As italianas superaram a China em Shenzhen, com vitórias de Jasmine Paolini e Elisabetta Cocciaretto nas partidas de simples. A semifinal será contra Espanha ou Ucrânia, que se enfrentam nesta quarta-feira.
A vitória de Cocciaretto foi dramática. A jogadora de 24 anos e 91ª do ranking conseguiu uma grande virada sobre Yue Yuan por 4/6, 7/5 e 7/5. Além de ter perdido o primeiro set, a italiana estava com 2/5 no segundo set e reagiu com cinco games seguidos. Ela repetiu a dose no terceiro set, em que a rival também teve 5/2 e não conseguiu fechar.
“Foi um grande momento para mim quando venci a partida, jogar pelo meu país é algo especial”, disse Cocciaretto após a partida. “Essa vitória não é só minha, mas do meu país e da minha equipe. Estou muito feliz com a luta que demonstrei e que deu à Itália a vitória”.
No segundo jogo da série, a número 8 do mundo Jasmine Paolini teve trabalho para confirmar o favoritismo diante de Xinyu Wang por 4/6, 7/6 (7-4) e 6/4. Wang chegou a sacar para o jogo no segundo set e também liderou o terceiro por 4/2.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Foram duas partidas, muito difíceis. Quase perdemos em ambas. De alguma forma, viramos o jogo. Lutamos até a última bola, até o último ponto. Ficamos lá pelo nosso país. Foi difícil, mas conseguimos. Estamos muito, muito felizes e orgulhosas de nós mesmas”, disse a italiana. Com o confronto já definido e o desgaste das partidas, o jogo de duplas não foi realizado.











