Monterrey (México) – Uma nova campeã no circuito da WTA será conhecida neste sábado, a partir das 23h (de Brasília) quando a neozelandesa Lulu Sun e a tcheca Linda Noskova vão decidir o título do 500 de Monterrey. As duas jovens jogadoras eliminaram cabeças de chave na rodada de semifinais desta sexta-feira à noite.
Em boa fase no circuito depois de ter alcançado as quartas e final de Wimbledon, Sun garantiu vaga em sua primeira final de WTA. A canhota de 23 anos e 57ª do ranking superou a russa Ekaterina Alexandrova, ex-top 15 e atual 30ª do mundo aos 29 anos, com parciais de 7/5, 3/6 e 7/6 (10-8).
Em franca evolução nos últimos meses, Sun ocupava apenas o 123º lugar antes da ótima campanha em Wimbledon, em que saiu do quali e venceu sete jogos seguidos até a derrota para Donna Vekic nas quartas. A neozelandesa está saltando para o 41º lugar do ranking e pode entrar no top 40, atingindo a 38ª posição, em caso de título.
Logo depois, foi a vez de Noskova superar a norte-americana Emma Navarro, cabeça 2 do torneio e número 13 do mundo, com parciais de 7/6 (9-7) e 7/5 em 1h58 de partida. A jovem tcheca de 19 anos e 35ª do ranking já disputou duas finais de WTA, em Praga e Adelaide na temporada passada, e agora busca o primeiro título.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Para chegar à decisão, Noskova contou com seu jogo agressivo e de muita potência nos golpes. Ela fez o dobro de winners de sua adversária, 44 a 22, com direito a 28 a 9 no primeiro set. E naturalmente, também cometeu mais erros, 24 a 11. “Sabia que seria um jogo duro. Exigiu muito do meu físico. Ela bate muito forte na bola e não dá pontos de graça”, disse na entrevista em quadra.
A tcheca também terá a oportunidade de revanche, já que perdeu para Sun na semana passada em Cincinnati, no único duelo anterior entre elas. “Acho que estou jogando muito melhor nesta semana do que em Cincinnati e espero manter esse nível na final”.