Davidovich já vê Fonseca como ameaça a Alcaraz e Sinner

Foto: Swiss Indoors Basel

Basileia (Suíça) – Derrotado sem apelação na decisão do ATP 500 da Basileia neste domingo, o espanhol Alejandro Davidovich Fokina elogiou a atuação do carioca João Fonseca e foi mais um a prever um futuro brilhante para o brasileiro de 19 anos.

“Você jogou incrivelmente bem hoje”, afirmou o espanhol, então 18º do ranking, durante a cerimônia de premiação. “Você é o cara deste esporte e certamente tem um futuro brilhante pela frente”.

Davidovich comparou então Fonseca a Novak Djokovic, como o homem que surgiu depois de Roger Federer e Rafael Nadal e passou a tirar dos dois muitos dos grandes títulos do circuito. “Você será o próximo Nole a derrotar Carlos e Jannik”, concluiu, referindo-se aos atuais líderes do ranking e campeões dos últimos oito Grand Slam, que são entre três e quatro anos mais velhos do que Fonseca.

O espanhol também lamentou mais uma chance perdida de chegar enfim a seu primeiro título de nível ATP. Esta foi seu quinto vice da carreira e o quarto somente nesta temporada, somando-se a Delray Beach, Acapulco e Washington.

Ele entra assim para a lista de 12 jogadores que perderam suas cinco primeiras finais de ATP desde 1990, sendo que cinco deles jamais conseguiram erguer um troféu: Martin Damm, Daniel Vacek, Julien Benneteau e Filip Krajinovic, além do próprio espanhol.

Ele ao menos pode comemorar o avanço de três posições no ranking e nesta segunda-feira alcançou seu recorde pessoal, com o 15º posto.

Subscribe
Notificar
guest
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Porkuat
Porkuat
2 horas atrás

o Fokinha tem que jogar mais ATP 250 pra ganhar um titulo e tirar essa “neura” do eterno vice. Gosto de ver ele jogando, aquela final de Washington deu dó dele.

Zan
Zan
2 horas atrás
Responder para  Porkuat

Concordo. Ruud foi por bom tempo conhecido como Rei dos atp250… e foi ganhando projeção. Nao lembro se há regra de ranking para jogar os 250, mas é um caminho. Psicologicamente, ele deve estar muito pressionado, nao jogando solto.

Realista
Realista
1 hora atrás
Responder para  Porkuat

Coitado dele… São derrotas doloridas em finais e que sempre vão pesar em qualquer final que ele jogar. Mas que consiga ultrapassar essa barreira.

Julio Marinho
Julio Marinho
28 minutos atrás
Responder para  Porkuat

Essa de Washington foi difícil de ver mesmo.

Leonardo
Leonardo
2 horas atrás

Já vi videos de Agassi e Rodick comentando que se o Fonseca continuar trilhando esse caminho de evolução, com o jogo e a mentalidade que já tem aos 19 anos, que tem tudo para rivalizar com Alcaraz e Sinner. Aliás até o Guga disse isso, que dessa geração até agora, o único prospecto que parece ter esse potencial é o João. Mas temos que ter calma para não queimar o jogador com expectativas altas em tempo muito curto. Eu mesmo fui um dos criticos da quantidade reduzida de torneios que o João está jogando, e “queimei a lingua”, ou melhor, a ponta dos dedos, porque escrevi… Mas continuo com a opinião que ele ainda precisa de Kilometragem antes de chegar nesse patamar. Potencial ele tem, mas cumprir o potencial não é facil nesse ambiente de competição e pressão.

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
1 hora atrás

Fokina atingiu seu melhor ranking nesta segunda, subindo pra 15 do mundo, tornando-se o 22° espanhol TOP15 de simples masculino na história da ATP

Bruno
Bruno
1 hora atrás

Acho o Fonseca top…..agora falar em novo Djokovic não o ajuda em nada……até porque só um louco pra falar isso nesse momento……

Edil
Edil
1 hora atrás

Ele precisa ser vice mais tres vezes e ir conversar com o Canadense Felix para saber como ser campeao depois disto. O Canadense nas primeiras oito finais foi de dar do’. Mas, de la’ pra ca’ ja’ emplacou oito trofeus de campeao (50%). Por conta dos Deuses do tenis, a gente nao teve que passar por este sufoco com o Jao. Craque este Carioca. Mas, e’ preciso dar credito pro Espanhol. Ele agora tem cinco trofeus. De vice, vixie. E o nosso Monteiro?

Julio Marinho
Julio Marinho
24 minutos atrás

E eu concordo com o Fokina. Já achava isso, mas sempre com aquela salutar parcimônia, de que João era o mais gabaritado com 3a força mais jovem. E nosso João parece que está nesse caminho. Ainda acho que Fils tem incríveis atributos e até aquela personalidade mais briguenta do Djok, mas esse ano mostrou muitas fraquezas físicas. Então, tem que ver se vai ser algo passageiro ou daqueles jogadores com lesões constantes. Mas, claro, nesse momento, até pela idade muito precoce, João parece mais destinado ao terceiro posto. Com calma, para 2027.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.