Nova York (EUA) – Cotado como um dos candidatos às semifinais do US Open, o canhoto norte-americano Ben Shelton foi obrigado a abandonar a partida que fazia diante do veterano Adrian Mannarino na tentativa de chegar mais uma vez às oitavas de final do US Open.
O número 6 do ranking passou a sentir o ombro esquerdo ainda na metade do quarto set, quando liderava por 6/3, 3/6 e 6/4. Foi atendido, voltou à quadra e claramente estava limitado nos forehands, mas resistiu até perder a série por 6/4 e aí, com o jogo empatado por 2 sets a 2, anunciou sua desistência com fisionomia de choro.
Aos 37 anos e número 77 do ranking no momento, Mannarino enfim consegue atingir as oitavas do US Open na sétima tentativa. Ele já tinha cinco presenças na quarta rodada em outros Grand Slam, sendo duas na Austrália e três em Wimbledon.
Esta acaba sendo também a primeira vitória do canhoto francês sobre um adversário top 10 em torneios de Slam depois de 22 derrotas consecutivas. Curiosamente, sua última vitória sobre um dos 20 primeiros colocados havia acontecido justamente sobre Shelton no Australian Open do ano passado também na terceira rodada.
Depois de eliminar o cabeça 29 Tallon Griekspoor na estreia, o ex-número 17 do mundo enfrentará no domingo o tcheco Jiri Lehecka, 20 entre os inscritos, que mais cedo superou com autoridade o belga Raphael Collignon, por triplo 6/4.
Número 21 do ranking, Lehecka marca sua maior campanha no US Open, onde havia atingido a terceira rodada no ano passado, e repete as oitavas do Australian Open deste ano, embora seu maior resultado em um Slam tenha sido em Melbourne de dois anos atrás.
Apesar da eliminação, Shelton pode até avançar a um inédito quinto lugar do ranking, desde que o sérvio Novak Djokovic não chegue nas quartas de final e Alex de Minaur ou Lorenzo Sonego atinjam as rodadas decisivas. Já Mannarino recupera provisoriamente 22 posições.
Struff elimina mais um top 20 e entra na rota de Djokovic
O experiente alemão de 35 anos Jan-Lennard Struff segue acumulando vitórias contra os cabeças de chave neste US Open. Depois de superar o dinamarquês Holger Rune na segunda rodada, o ex-top 30 e atual 144º do ranking eliminou o norte-americano Frances Tiafoe, 17º do mundo, por 6/4, 6/3 e 7/6 (9-7) em 2h10 de partida.
Struff entra no caminho de Novak Djokovic, tetracampeão em Nova York, que enfrenta o britânico Cameron Norrie ainda nesta sexta-feira. O sérvio venceu todos os seis jogos que fez contra Norrie no circuito. Já Tiafoe, que foi semifinalista no ano passado, vai cair no ranking. A projeção oficial já o coloca no 29º lugar.
O tênis atual está muito físico. Shelton ganhou no Canadá, Cincinnati entregou a partida, estava se arrastando em quadra. E agora lesão. Basta ver Alcaraz e Sinner. Estão jogando bem menos torneios do que antes p prevenir de lesões. O jogo de hoje é muito mais rápido q anos atrás. Quem sempre vai bem e chega em semifinal e final tem que jogar menos.