Cuiabá (MT) – Duas jovens promessas do tênis nacional, Leonardo Storck e Livas Damázio, ambos de Cuiabá, vão disputar seu primeiro torneio profissional entre os dias 7 e 14 de setembro, o M25 de Cuiabá. O torneio será jogado em piso de saibro, no Cuiabá Tênis Clube, com premiação de US$ 30 mil e pontos para o ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
O cuiabano Storck está entre os 130 melhores juvenis do mundo e recebeu um convite para a chave principal, enquanto que Carlos Lino, seu colega de academia no Rio, recebeu convite para o qualifying. Os convites são frutos do programa da Confederação Brasileira de Tênis voltado para a transição juvenil-profissional.
Damázio também foi agraciado com convite para a chave principal que começa no dia 9.
“Estou muito feliz com esse convite para participar do M25 de Cuiabá! Será o meu primeiro torneio profissional e vai ser mais especial ainda por ser em casa. Queria agradecer a Confederação Brasileira de Tênis e a Federação Mato-grossense por proporcionarem essa experiência incrível para mim” destacou Storck, atual 6º melhor juvenil do Brasil e 128º no ranking mundial juvenil (ITF).
Carlos Lino, de Blumenau (SC), também está feliz e esperançoso. “Eu trabalho por isso há muito tempo, então agora é me preparar bem para ir com tudo no quali e quem sabe conseguir uma vaga na chave principal”, disse o atual 4º melhor tenista da América do Sul na categoria 16 anos.
Livas Damázio, por sua vez, foi vice-campeão mundial pelo Brasil nos 14 anos em 2024 e neste ano ajudou na conquista do título sul-americano por equipes dos 16 anos, ao lado do conterrâneo Storck e Lino.
“Fiquei muito feliz com a notícia, acredito que será uma ótima oportunidade e experiência, a primeira vez jogando chave de torneio profissional. Agradeço à CBT e à Federação Mato-grossense pelo wild-card e por todo apoio e confiança”, disse Livas, 226º do ranking mundial juvenil, somando um título em simples e três nas duplas. Após a experiência profissional, em que buscará seu primeiro ponto, Livas jogará uma série de torneios do circuito mundial juvenil até 18 anos a partir do final de setembro em Lima, no Peru, Santiago, no Chile, Salta, na Argentina, La Paz e Santa Cruz, na Bolívia. A série começa no dia 22 de setembro.