Nova York (EUA) – Há cerca de dois anos, Aryna Sabalenka era conhecida como uma jogadora com enorme potencial, mas que ainda não estava pronta para as grandes conquistas, sofrendo constantemente com as oscilações emocionais em momentos importantes das partidas. Desde que ganhou o Australian Open do ano passado, sua carreira tomo um outro caminho e ela se consolidou de vez como um dos principais nomes do circuito na atualidade.
Para chegar até, nada foi fácil e a própria bielorrussa admite que foi preciso mudar a forma como lidava com o aspecto mental. No atual momento da temporada, a número 2 do mundo vem do título no WTA 1000 de Cincinnati e soma agora 14 sets vencidos consecutivamente, considerando também as duas primeiras rodadas do US Open.
“Acho que [essa mudança] é mais sobre a mentalidade, de estar realmente focada em cada jogo. Eu estava 100% ligada e não importava o que acontecesse na quadra, eu estava calma, controlada. Acho que essa foi a chave. A principal coisa em que eu estava trabalhando era na mentalidade do jogo e em controlar minhas emoções, porque antes, alguns anos atrás, minha cabeça estava em todo lugar. Eu podia facilmente perder as partidas e ficar chateada ou frustrada com alguma coisa. Agora, não importa o que esteja acontecendo, estou apenas tentando lutar e encontrar o caminho para vencer as partidas”, destacou.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A jogadora de 26 anos também lembra que as cobranças internas eram muito grandes e isso atrapalhou bastante seu desempenho em quadra quando era mais jovem. “Eu diria que no começo, quando comecei a jogar no circuito, eu estava colocando muita pressão, muitas expectativas, muitos metas. Era muita pressão, e eu estava pensando sem parar sobre jogar a partida e chegar naquele nível mais alto”, explica.
“Mas quando você chega ao nível mais alto, pode ser uma distração. Você precisa separar essas coisas. Você definitivamente tem que se concentrar no tênis, mas também ter a sua vida. Você tem que pensar em qual lado do jogo você pode melhorar e todas essas coisas, mas ao mesmo tempo você tem que se divertir também. Dentro de quadra você trabalha duro e fora dela tem que esquecer o tênis e tentar aproveitar, encontrar pequenas coisas que lhe trazem alegria. Simples assim”, disse uma tenista que parece se sentir muito mais leve do que em anos anteriores.
Vitória sobre italiana e encontro com mini fã
A partida desta terça-feira teve um placar bastante tranquilo para a bielorrussa, que precisou de apenas 1h01 para marcar as parciais de 6/3 e 6/1 sobre a italiana Lucia Bronzetti. Apesar disso, Sabalenka afirma que o jogo foi muito mais difícil do que os números mostram. “Estou super feliz com o nível de hoje. Ela é uma oponente muito difícil. Mesmo que o placar não pareça assim, mas não foi fácil jogar contra ela. Estou super feliz por vencer esta partida em dois sets”, enfatizou.
Um dos momentos mais marcantes do jogo em nada teve a ver com um lance de Aryna, mas sim com a imagem de uma pequena fã da tenista, que apareceu no telão vestida com o uniforme da vice-líder do ranking e até mesmo com a tatuagem de um tigre no braço esquerdo, assim como Sabalenka, que não resistiu à fofura da mini torcedora.
“Foi um momento realmente adorável. Eu apenas olhei para cima e vi no telão uma mini eu. Foi tão fofo. É uma motivação e tanto continuar inspirando a geração jovem. Esse é o objetivo principal. É a primeira vez que vejo alguém se vestindo igual a mim e tendo uma pequena tatuagem e de um tigre. Quão fofo é isso?” disse ao risos.
Duelo com Alexandrova na terceira rodada
Assim que sua partida terminou, Sabalenka ainda não tinha sua próxima adversária definida, mas os jornalistas já indicavam a possibilidade de ela enfrentar a russa Ekaterina Alexandrova, o que se confirmou mais tarde com a vitória dura e em 3h01 contra a convidada de apenas 16 anos Iva Jovic por 4/6, 6/4 e 7/5.. As duas jogadoras estão empatadas por 3 a 3 no confronto direto e o próximo duelo promete bastante, servindo como uma espécie de tira-teima. Até por isso, a número 2 do mundo respondeu algumas perguntas sobre o confronto diante da cabeça de chave 29 na sexta-feira.
“Ela é uma ótima jogadora. Tivemos muitas batalhas ótimas, partidas realmente acirradas. Ela é uma jogadora muito agressiva e saca realmente bem. Acho que a superfície se encaixa muito bem no jogo dela. Vai ser um desafio enfrentá-la, mas eu sempre gosto das nossas lutas e estou realmente ansiosa por isso”, comentou.
Aryna Sabalenkinha com uniforme, tatuagem do tigrinho e bichinho de pelúcia também, completo a garotinha. Até bola suvenir cor rosa . Momento lindo e que demais pra Sabalenka. O esporte precisa às vezes disso, lindo momento. Inesquecível para mini fã. Futura tenista, tomara. E que carisma e simpatia é Aryna Sabalenka, difícil não gostar dela.