Nova York (EUA) – Convidada para a chave principal do US Open com apenas 16 anos, Iva Jovic surpreendeu na rodada desta segunda-feira em Nova York e eliminou a polonesa Magda Linette, 42ª do ranking, e marcou as parciais de 6/4 e 6/3.
Atual número 5 do ranking mundial juvenil, Jovic recebeu o convite por ter sido a campeã nacional sub-18, em torneio promovido pela USTA no início de agosto. A jovem norte-americana fez parte da equipe campeã da Billie Jean King Cup Junior do ano passado e já tem títulos de Grand Slam juvenil nas duplas, na Austrália e em Wimbledon.
Esta é apenas a terceira vez que uma juvenil convidada vence no US Open. As outras duas foram Kayla Day em 2016 e CiCi Bellis em 2014, sendo que a vitória de Bellis foi contra a então número 12 do mundo Dominika Cibulkova. Jovic também se torna a anfitriã mais jovem a vencer uma partida em Nova York desde Katrina Scott, também com 16 anos, em 2020.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Superada pela anfitriã, Linette já foi semifinalista do Australian Open em 2022. Mas a experiente polonesa de 32 anos e ex-top 20 não tem bom histórico no US Open e jamais passou da terceira rodada em Nova York. Na próxima rodada, Jovic enfrenta a russa Ekaterina Alexandrova, que bateu a búlgara Viktoriya Tomova por 6/7 (4-7), 6/0 e 7/5.
Foi justo o convite para jovic
Joga muito, chega mais longe ainda.
Bonita e – pelo visto – talentosa jovem
Fantástico, apenas 16 anos, venceu a Linnete e até onde assisti faturou o 1 set contra alexandrova e tive outro compromisso… Uma grande promessa é a nova geração vem aí… quem viver verás…