Saíram as chaves de simples de Cincinnati e, certamente, as atrações são os retornos de Jannik Sinner, Carlos Alcaraz e Aryna Sabalenka. Enquanto os garotos iniciam a batalha direta pela liderança do ranking, a número 1 volta a sua superfície predileta e de maior eficiência. Ao estilo de Indian Wells e Miami, o torneio começa nesta quinta e se prolongará por 12 dias, com final na segunda-feira, dentro desse calendário tão esdrúxulo.
O italiano pode aproveitar as primeiras rodadas para recuperar ritmo. Apesar de bom sacador, Gabriel Diallo não tem consistência para ameaçá-lo em situação normal, enquanto Tommy Paul parece ter perdido o embalo. Seu quadrante prevê ainda quartas contra Lorenzo Musetti, Casper Ruud, Félix Aliassime ou Stefanos Tsitsipas, o que nem de longe soa problemático. E talvez venha um real desafio na penúltima rodada, caso Taylor Fritz, Alejandro Davidovich, Flavio Cobolli ou Frances Tiafoe estejam confiantes.
Do outro lado, só se prevê trabalho para o espanhol nas oitavas se der Jakub Mensik e quem sabe pinte quartas contra Alex de Minaur, Andrey Rublev ou Alexei Popyrin. E pode ser interessante uma eventual semi diante de Alexander Zverev ou Ben Shelton. Ou seja, no papel, a tarefa de Alcaraz parece mais exigente do que a de Sinner.
Sabalenka é quem não deve ter vida fácil. Sua provável sequência teria Marketa Vondrousova, Emma Raducanu, Liudmila Samsonova e Elena Rybakina ou Madison Keys para então aguardar Iga Swiatek ou Amanda Anisimova. Se a meta é se preparar da melhor forma para defender o título em Flushing Meadows, o sorteio de Cincinnati foi perfeito.
É bem curioso que a outra metade da chave tenha reunido muita gente que não anda lá muito confiável, casos de Coco Gauff, Jessica Pegula, Jasmine Paolini e Emma Navarro. Abre-se assim espaço para novidades, como Elina Svitolina, Clara Tauson, Karolina Muchova ou até McCartney Kessler.
O grande ausente será o sérvio Novak Djokovic, que segue jantando, dançando e andando a cavalo em terras gregas, para onde mudou residência. Dessa forma, ele vai sem preparatório algum para o US Open, sinal de que confia demais na sua experiência ou, quem sabe, esteja apostando todas as últimas fichas no Australian Open.
Fonseca e Bia em ação
Os brasileiros estão em chaves duras. João Fonseca começa já nesta quinta-feira contra Yunchaokete Bu e eu torcia para que os organizadores o colocassem lá na quadra 3, longe dos holofotes, mas novamente ele vai para o estádio principal. Se avançar, poderá ter pelo caminho Davidovich, Cobolli e Fritz, ou seja, um quadrante de alta qualidade.
Bia entra na segunda rodada e espera a perigosíssima Maya Joint, uma das revelações desta temporada. No caso de vitória, viria Ekaterina Alexandrova (ou Lulu Sun) e quem sabe Anisimova. A canhota vai ter de jogar bem melhor do que tem feito.
No próximo post, falo dessa reta final dos 1000 canadenses.
Bom dia!
Quem tu vês como o favorito na final do Canadá, Dalcim?
Shelton ou Khachanov?
Desculpe a falta de resposta, Paulo, mas tive um dia de seguidos compromissos. Eu apostaria (e torceria) pelo Shelton.
Sem nenhum problema!
Como visto, acertastes no favorito.
Essa atitude do sérvio só deixa claro o que falamos há bastante tempo, desde que ele zerou o tênis ano passado. Quer ganhar “só” mais um Grand Slam, o que é algo bem improvável aos 38 anos. Curioso ele se manter no top 10 com tanta tranquilidade. Desde que venceu o Ouro Olímpico, deixou disputar vários torneios de peso porque quis, incluindo o Finals do ano passado. Deve repetir a dose essa temporada.
Depois da “pausa” após Wb, a briga pelo topo do ranking realmente começa. Alcaraz na teoria deveria ter o favoritismo, visto que o Sinner ficou 3 meses fora do circuito. Na prática o espanhol vai precisar ter uma consistência que não teve ainda no segundo semestre ou contar com uma grande baixa técnica ou física do italiano, algo que parece distante no momento.
Exato, Mestre Jonas. Desde que Zerou o Tênis ano passado ( escolheu a dedo 18 Torneios ATP) , Com Zero em conquistas, e as 18 derrotas não foram somente para N 1 e N 2 . Perdeu para vários jogadores de Rankings bizarros. Conseguiu se tornar o maior vencedor dos Torneios mais importantes: Wimbledon, USOPEN e Roland Garros rs . Pela ITF levou o Ouro Olímpico ( sem quebrar o Serviço de Alcaraz) . Para atingir a centésima conquista, foi a dois Tiebreaks contra o grande Saibrista Hurcakz, no portentoso ATP 250 de Genebra. Daí que ” goat ” realmente Zerou o Tênis. É reconhecido mundialmente, como uma Unanimidade. Na Grécia… Rsrsrs, Abs !
“Desde que Zerou o Tênis ano passado ( escolheu a dedo 18 Torneios ATP)”
Esse aí pode escolher, completou o tênis. É um grupo muito seleto, meu caro.
“Perdeu para vários jogadores de Rankings bizarros”
Já aconteceu com Nadal, Murray, Federer (tantas vezes)…
“Pela ITF levou o Ouro Olímpico ( sem quebrar o Serviço de Alcaraz)”
E qual a relevância dele quebrar ou não? No Australian Open Alcaraz não foi quebrado pelo Djoko?
“É reconhecido mundialmente, como uma Unanimidade. Na Grécia…”
Errado, reconhecido não só por fãs como por ex tenistas, como o Sampras. Haters como você realmente vão odiar e espernear mesmo, brigar com fatos rsrs, abs.
E qual o problema de não ter quebrado o Alcaraz na final olímpica?
O mesmo problema dos winners da final de W versus os 3 sets, ou seja, não ha problema algum. Agora vencer um evento, apenas um Golden Slam, deve ser balizado se o cara quebra ou não o serviço do outro. Nada como aprender tênis com os experts kkkkkkkkk. Aprendeu Paulo????
Quem lé essa colocação enviesada pensa que o ouro conquistado pelo Djokovic nem foi lá essas coisas kkkkk
“Apenas” passou pelo seu arqui-rival em seu lar e ganhou na final na mesma quadra do atual campeão de RG dias atrás.
Os 94 Winners na mais longa partida da história de Wimbledon , comprovam o equilíbrio da disputa . Uma atuação impressionante para um Atleta de 38 anos . Bastante reconhecimento de Djokovic no pós jogo, e sempre que fala sobre esta partida épica. Aquela tua ridícula postagem de que ” só a vitória interessa” , demonstra de forma inequívoca , teu profundo desconhecimento do Esporte. Não ter quebrado o Serviço de Alcaraz, na final Olímpica, comprova que a partida também poderia ter ido pra qualquer lado. Difícil para uma cabeça sem conteúdo como a tua entender , caríssimo diversão garantida kkkkkk. Abs !
Alcaraz foi atropelado nos dois tie-breaks por um jogador 16 anos mais velho. A derrota doeu tanto que o espanhol saiu para o Botic no US Open.
“Pela ITF levou o Ouro Olímpico ( sem quebrar o Serviço de Alcaraz) .”
Depois diz que os outros não acompanham o esporte e baboseiras infinitas.
Quem deveria quebrar era o espanhol, mas, ele nem queria o ouro. Chorou para não ficar de cara de tacho com seus compatriotas, pois havia prometido “nadar de braçada” na final.
E já ia me esquecendo: Mr. Federer fez 98 winners na final de Wimbledon, 2019.
Mr. Federer que não tem o ouro olímpicp em simples.
E isso que em 2012 teve a opirtunidade de ganhar jogando em seu lar, o AELTC.
Não valeu o ouro porque não quebrou o saque do espanhol rs.
O comentário para o ” diversão garantida” , serve para ti também. LF 1 e LF 2 , são do mesmo saco …kkkkk. Abs !
Somos sim, do mesmo saco que analisa sem sandices.
Desde que o tênis é tênis, se vence jogos sem quebras.
Em sua resposta ao Luiz Fernando, tu tentou relativizar o efeito do jogo ter sido sem quebras, dizendo que mostrou equilíbrio e que poderia ir para qualquer lado. Isso sim é sensato, mas já há mais de um ano que você insiste em dizer que Djokovic ganhou sem quebrar.
Não!
Ganhou porque Alcaraz não conseguiu quebra-lo.
E, passe bem.
Relativizar coisissima alguma , caríssimo Rolando Lero. Uma vitória em dois Sets , indo ambos para o tie-break, comprova um imenso equilíbrio. Vitória Olímpica poderia ir para os dois lados. Daí o choro do garoto. Diferente do AOPEN do mesmo ano, em que Jannik Sinner não permitiu uma Única chance de quebra na Semi , para o dono da casa Novak Djokovic. Sei que é muito ” confuso” para ti e para ele , entender algo tão claro. Abs !
Não se coloque nesse bolo, Fabriciano. Eu te acho bem melhor do que isso.
Vc pode mesmo afirmar que caras tribais como Paulo Sérgio e Paulo F. dos bordões ” Messias Alpino e tocaio”, analisam tênis sem sandices? kkkk
Quer debater ideias ou vai ficar atacando o interlocutor?
Obrigado pela consideração Rodrigo.
O lance é que SR tenta sempre criar uma realidade que não existe, do tipo, Djokovic não quebrou Alcaraz, como se essa fosse a regra ou o enfadonho 94 winners. Federer foi vice e ponto final.
Quando aos dois kombistas citados, exceto pelos apelidos, não sou adeptos também, mesmo que ultimamente tenho me referido a Roger Federer como Mr. Federer, porém, só quando respondo a determinados comentaristas. Mas, tocaio é o mesmo que xará, por isso o Paulo se dirige assim ao outro Paulo e com todo respeito a sua opinião, eles são bem melhores analistas que o intransigente SR, quando o assunto é um fato e não uma opinião.
Saudações.
Eita. Quanta inveja.
Puro tessentimento.
Quem lê o Ribeiro, pe sa que o Federer sempre quebrava seus adversários, que o Federer nunca disputou tie-breaks na carreira. Hahahaha
Inveja imensa. O cara é o mais eficiente Tenista da Era Profissional, e roga para ser ” amado” e considerado ” goat” do Esporte. Até agora não aconteceu. Esperemos sua aposentadoria, caríssimo Paulinho. A Estátua parece que mudou da Sérvia para Grécia…kkkkk. Abs!
Você descambou de vez hein, Sérgio Ribeiro!?
Alguém que conhece bastante de tênis (não sei se joga), da história do tênis…
Ficar com essa conversinha de “goat”, com ironia, etc.
É ÓBVIO que ele é o goat. Eu queria que Nadal fosse, torcia por ele, mas aceito a realidade.
Você no fundo sabe disso também.
Ironizar o fato de ele ter quase todos os recordes de vitórias em cada Grand Slam…Ora essa, esse é sim um recorde de altíssimo valor. E ele já tem tantos, nem precisa desse.
E daí que ele não quebrou o saque do Alcaraz na final olímpica?
Ganhar no tie-break não tem valor?
Deve saber que seu amado Federer é um dos jogadores que mais jogaram tie-breaks na história, né? Ou seja, tinha alguma dificuldade em quebrar serviços, não?
Lembra da final de Wimbledon 2009?
Ganhou dois tie-breaks de Roddick e só foi quebrar o serviço do americano no 16-14 do quinto (afinal uma hora alguém ia perder o saque no quinto set, né?).
Se fosse pelas regras atuais, teria havido o tie-break no quinto. O que quer dizer que não teria quebrado o saque dele também.
É lógico que vai responder coisas como “sem essa de…”, “acompanhas mesmo o circuito?”, “sabes de nada…”, etc.
Isso porque, como pensa que ter a última palavra é ter a razão, fica sempre desmerecendo as opiniões alheias.
Uma pena, um desperdício…poderia fazer comentários bem melhores.
Procure saber o que o cara para ser considerado” GOAT” , em qualquer Esporte, precisa agregar ao mesmo além de Títulos . Federer e M. Jordan , podem ser ultrapassados neste quesito, mas terão sempre uma legião de apreciadores os considerando acima de todos, e o Sr respeite se quiser, que nada muda . Não vou discutir com alguém que não sabe nem que tie-break , é um game desempate , devido a um grande equilíbrio , nada a ver com incapacidade de quebrar ou não. . Ou seja , és um sujeito com argumentos fraquíssimos e sem noção , caríssimo Sr Marcelo F. Abs !
Eis abaixo o significado como consta no dicionário Cambridge. Não é você que dá sentido a palavra.
Greatest Of All Time: used to refer to or describe the person who has performed better than anyone else ever, especially in a sport:
Tie-break é um game desempate. OK.
Até aqui tudo certo.
E se o set se desenrolou com 6 quebras para cada lado, forçando o tie-break, também indicou um equilíbrio?
Só se for na incapacidade de fechar seu game de saque.
Perfeito, kkkkk.
Tenho a leve impressão que o Ribeiro não fará nenhuma crítica ao Federer, em tom jocoso, por ter tido dificuldades em quebrar o saque de Roddick nesta final de W.
Caraca!
Duvido que essa tenha réplica.
Sua última frase é a mais importante: conhecimento sem compartilhamento, de nada serve.
Zverev perdeu, a eterna nextgen mais uma vez fora da final, num torneio sem Alcaraz e Sinner, será q eu consigo dormir hj???????
Errado: Já ouvistes falar em Karen Khashanov ? . Sabes nada ” diversão garantida” kkkkkkk. Abs !
“O grande ausente será o sérvio Novak Djokovic, que segue jantando, dançando e andando a cavalo em terras gregas, para onde mudou residência”
kkkkkkkkkkkkkkk, Nole em terras gregas, kkkkkkkkkkk
O” guerreiro dos Balcãs” que morava em Mônaco desde os 19 anos . Ex-fundador da PTPA ( não assinou em cima da hora ” , transferiu seu ATP 250 de Belgrado para a …. Grécia rsrs. Abs !
Dalcim. O ATP de Cincinnati começou e o de Toronto ainda não terminou.
Já aconteceu isso alguma vez de ter dois ATPs 1000 sendo realizados ao mesmo tempo (mesmo que por apenas 1 dia).
Não, nunca. Isso ficou por conta desse aumento de tamanho dos Masters, mas espero que a ATP ache uma solução em 2026.
E curiosamente, há pessoas falando que os tenistas não podem reclamar do calendário e duração dos Masters etc…
Ou seja, olhando atentamente, percebe-se que os tenistas tem razão em reclamar do calendário e mais ainda da constante mudança de bolas a cada torneio.
Pra que está de fora, só nota a discrepância de 2 semanas agora, com a sobreposição de 2 torneios ao mesmo tempo…um acabando e o outro já iniciou…olha só, que coisa mais sem sentido…!
De repente, me pergunto se essa situação, não é motivada por deixar de pagar o bônus aos tops por participar de todos os ATPs obrigatórios ao longo da temporada…
A ATP, não faz tudo por seus tenistas, isso aí é mais que certo…!
Tá enxuto demais esse calendário do Nole. Assim fica difícil pegar ritmo.
Ele quer mais um Slam? Acontece que todo mundo quer.
Eu também quero. Só não tento porque os organizadores se negam a me oferecer convite.
Vou te falar….
Ficar escutando o JF, gritando ao bater uma bola, achando que é a bola do ponto !???
Ahhh, abaixo o volume na hora…..e o outro chinês tambêm, nos berros, ah para né macho, e para piorar o chato do Silvio Bastos comentando, baixei o volume todo, kkkkkkkkkkk, bora JF, sem berrar, que vc ganha, kkkkkkkkkkkkk
Calma o menino só tem 18 anos o corpo ainda está em formação tenha paciência kkk(contém ironia ) abraços
Sempre torci pela Bia, agora diante dos resultados perdi o ânimo e me lembrei de um ditado do Rui Grande do Sul: gastar chumbo grosso em chimango magro
Boa vitória do JF. Mas agora ele vai ter q subir o seu nível de jogo. Fokina vem jogando bem e tem boa potência dos golpe, na torcida…
A vitória foi boa, mas não consigo vê evolução no João. A tendência é ser superado pelo Fokina.
Esse calendário maluco onde um torneio já começou e outro não terminou ainda tá muito ruim.
Pois é!
Ia comentar isso.
Não me lembro de já ter acontecido isso.
Se JF estivesse na final de Montreal, como seria?
O calendário esdrúxulo dito por Dalcim, talvez explique.
Bizarro.
Nesta final Osaka x Mboko, destaco um ponto em especial. Osaka sacando com placar desfavorável 1/5, 40-15. Osaka dá uma “curtinha” e Mboko chega toda desequilibrada, quase a bola quicando 2 vezes, e consegue um “lob” todo desajeitado. Engraçado que a japonesa já tinha virado as costas, achando que tinha ganhado o ponto. Quando ouviu a reação da torcida, aí que se deu conta que tinha se ‘lascado’.
Aos 18 e sacando deste jeito – e apesar das duplas faltas – a canadense vai longe.
Chegou a ser também chamado de ” bagre” ano retrasado, aos 20 aninhos, neste espaço , pelo sumido Piloto da “Turbinada” . Somente evoluiu a partir daí , e Ben Shelton aos 22 , vence o MASTERS 1000 de Toronto. Com um saque infernal de Canhoto, assume o TOP 6 com inteira justiça. Mais um jovem da ON dando ar de sua graça. Não tenho dúvidas que JF nesta mesma idade , será TOP 10 . Aguardemos. Abs!
A ON tem Mr. Federer como sócio, certo?
Exato . Daí apostar em jovens com grande potencial. Excessão a Iga Swiatek, que recebeu uma bolada em 2023 . Mas ainda aos 22 aninhos. Abs !
Só venceu porque os 3 melhores da temporada não disputaram, incluindo o GOAT dos esportes Djoko, Sr. SR organizador da Cabofolia. Rsrs, abs!
Errado: A prefeitura corrupta , bota a Cabofolia em janeiro. Carnaval fora de época no mês mais forte do Comércio ? . Este Sr é um forasteiro, ganhando muita grana , não dando a mínima para Restaurantes , Bares e etc , mesmo tendo outros Dez meses pra fazer sua festinha . Vem gente de tudo que é lugar , mas deixam pouco no Balneário e na alta temporada. Shelton como está no Post , está em ascensão. Olho !!!. Abs !
Engenheiro de obra pronta. Só lembro de Dalcim mostrando a evolução de Shelton.
Tu entrou definitivamente no grupinho das groselhas. Quem manda ficar postando tantas no Site , se igualando literalmente aquele bando de fanáticos. Falei N vezes do Canhoto Shelton, principalmente por ser da ON . Até mesmo do seu encontro com Roger Federer. Parece que até agora , que eu saiba , JF não esteve com o Suíço. Teu problema é não assistir jogo algum, Sr Paulo Sérgio. Pior é tua leitura dos comentários rsrs. Abs !
Leitura de bot é assim mesmo, Sergião rs
Foi contratado como defensor do Sr. Ribeiro?
Não.
Inclusive já bati boca com ele várias vezes.
O legal de não ter pagar pedágio de torcidinha é isso. Me deixa livre para criticar quem eu quiser.
Vc deveria tentar algum dia…
Os colegas não falam groselhas como o Sr. Ribeiro porque eles se mantêm atentos aos fatos. Análise baseada nos fatos não deve ser criticada.
Bom Domingo Dalcim tô Sumido sem o Federer na ATP kkk ,Dalcim acho vc tava no Uol comentando Parabéns,Abraço
Bem-vindo de volta, Luís. Não temos mais o Rei Federer, mas há muita gente jogando belíssimo tênis!