Riad (Arábia Saudita) – Não deu para a paulista Luisa Stefani e a húngara Timea Babos na final de duplas do WTA Finals. Neste sábado, elas fizeram uma boa partida contra a belga Elise Mertens e a russa Veronika Kudermetova, mas as rivais foram mais consistentes e ficaram com o título ao marcar parciais de 7/6 (7-4) e 6/1.
O vice-campeonato do Finals levará a brasileira para a 14ª colocação no ranking da próxima segunda-feira, duas acima da que ocupa atualmente. Já sua parceria Babos subirá do 15º para o 13º lugar. Do outro lado, Mertens voltará ao top 5 saindo de sétima para quinta, enquanto Kudermetova do décimo posto para o sexto.
Stefani e Babos saem de Riad com 800 pontos no ranking e uma premiação de US$ 543 mil. Já as campeãs levam para casa 1,067 milhão e uma pontuação de 1.300 pontos, já que perderam uma das três partidas da fase de grupos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A partida foi dividida em dois sets distintos, o primeiro muito equilibrado e definido apenas no tiebreak, ao passo que o segundo foi dominado por Mertens e Kuderemetova, que conquistaram o bicampeonato do Finals, repetindo o título de 2022. Esta foi a segunda taça que elas levantaram em 2025, junto com a de Wimbledon.
O começo do jogo foi duro para quem estava sacando, com chances de quebra nos quatro primeiros games. Mertens e Kuderemetova levaram a melhor neste momento, salvaram quatro break-points, dois no segundo game e mais dois no quarto, e conseguiram bater o saque das rivais no terceiro para abrir 3/1.
Through the legs 😅@elise_mertens finds a way!#WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/om94OTuSA5
— wta (@WTA) November 8, 2025
Só que Luisa e Timea não se abateram e seguiram lutando. Bastante agressivas, elas devolveram o break no oitavo, quebrando as rivais de zero, para em seguida a húngara sacar demais e deixar tudo igual. Mertens e Kuderemetova voltaram a ter um break de vantagem e sacaram para fechar em 6/5, mas perderam dois set-points e foram quebradas de volta.
A definição foi para um equilibrado tiebreak, no qual Babos teve uma leve queda de rendimento, que foi suficiente para que ela e Stefani amargassem um único mini-break que definiu a parcial.
No segundo set, a húngara seguiu um pouco abaixo e logo de cara ela e Luisa saíram atrás com 3/0. As duas não tiveram forças para buscar uma recuperação e foram dominadas na reta final, sofreram mais uma quebra, no sexto game, e viram Mertens e Kuderemetova garantir a vitória ao marcar 6/1.
O próximo compromisso de Stefani será a disputa dos playoffs da Billie Jean King Cup, na Austrália, na próxima semana. O Brasil enfrentará Portugal no sábado, 15 de novembro, e a australianas no domingo, dia 16. Apenas o primeiro do grupo permanece no Qualificatório Mundial em 2026, enquanto as demais equipes caem para as seletivas regionais do Grupo I.
Queens of the Court 👑
Veronika Kudermetova & Elise Mertens stand tall in Riyadh, etching their names among the greats for the second time 🙌#WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/q6nE55bbUt
— wta (@WTA) November 8, 2025













Não deu! Mas Parabéns Stefani !
Valeu meninas, mantenham a dupla pra 2026. Parabéns e sucesso de sempre. Perderam pra uma dupla melhor, faz parte.
Parece que Timea irá pendurar as raquetes ano que vem…
Quase deu no primeiro set… No segundo set, a excelentíssima Senhora Elise Mertens fez muita diferença, então, parabéns às 4 tenistas envolvidas neste belo espetáculo de tênis. Mertens, ao meu ver, foi a MVP do torneio.
Segundo o André Ghem que fez a diferença foi a Verônica Kudermetova.
A dupla da Luísa foi competitiva somente enquanto a Babos estava segurando as pontas.
As 2 jogaram bem, Mertens e Kudermetova, mas valorizei mais a inteligência tática” de Mertens no jogo, entendeu amigo Samuel?
Ok
Parabéns às duplas,quase deu para a brasileira,mas não desistam,ano q vem tem mais
Valeu muuuito sim!!!!
Parabéns a Luísa e Babos!!!!
O cansaço ficou evidente, intensidade caiu. As adversárias foram mais sólidas. Vitoria justa! Parabens a Stefani e Babos.