* Atualizado no fim da rodada
Buenos Aires (Argentina) – Na semana em que aparece com o melhor ranking da carreira, ocupando agora o 222º lugar da ATP, João Lucas Reis conseguiu um ótimo resultado na rodada de estreia do challenger de Buenos Aires, em quadras de saibro. Reis superou o norte-americano Emilio Nava, cabeça 2 do evento e número 90 do mundo, por 4/6, 7/5 e 7/5 em 2h35 de partida nesta terça-feira.
Esta foi a segunda vitória contra top 100 na carreira de Reis, sendo que a anterior foi contra o argentino Francisco Comesana, então 84º do mundo, no fim do ano passado em Temuco, no Chile. O pernambucano também garante um duelo contra o paulista Matheus Pucinelli, que havia vencido o chileno Matias Soto por duplo 6/1 segunda-feira.
Os brasileiros são colegas de treinos e amigos próximos desde o juvenil. O reencontro será nesta quarta-feira às 11h (de Brasília). O histórico entre eles é de duas vitórias para cada lado. Um desses encontros foi uma final de challenger em Coquimbo, no Chile, vencida por Pucinelli em 2023.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A vitória na estreia em Buenos Aires vale 6 pontos na ATP para Reis, que pode somar 12 pontos se chegar às quartas. O torneio dá 75 pontos ao campeão, 44 para o vice e 22 para os semifinalistas. O bom resultado desta terça já pode ajudar o pernambucano de 25 anos subir mais sete posições, com chance de colar no 210º lugar se vencer mais uma. Há pouco mais de quatro meses, em abril, ele era apenas o 429º do mundo.
Superado por Reis nesta terça-feira, Nava vinha de título no challenger de Villa Maria, também na Argentina, e chegou ao melhor ranking da carreira nesta semana no 90º lugar. Ele subiu 10 posições em relação à semana anterior. O norte-americano já venceu quatro challengers no ano, todos no saibro.
Após início difícil, Reis passou passou a pressionar o saque do adversário
O início de partida foi difícil para Reis, que sofreu uma quebra logo em seu primeiro game de saque e saiu perdendo por 3/0. Nava chegou a liderar por 5/2, foi quebrado quando sacava para fechar, mas recuperou a vantagem na sequência.
O segundo set teve mais alternâncias no placar e cinco quebras de serviço. Reis abriu 5/3, cedeu o empate, mas voltou a quebrar no fim da parcial. Ele também abriu vantagem cedo no terceiro set e fez 3/1. Ainda que o norte-americano tenha buscado o empate, o brasileiro seguiu pressionando o saque do adversário com vários break-points até conseguir uma nova quebra no penúltimo game da partida e fechar o jogo.
Daniel Silva cai em três sets na estreia
Ainda nesta terça-feira, o paulista Daniel Dutra da Silva se despediu da competição. O canhoto de 37 anos e 353º do ranking vinha do quali e foi superado na estreia da chave principal pelo italiano Francesco Maestrelli, de 22 anos e 154º colocado, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/3. Maestrelli é o cabeça 7 do torneio e pode enfrentar o peruano Gonzalo Bueno ou o argentino Federico Gomez.
Parabéns, prezado João Reis!!! Estamos muito felizes por você, pela sua vitória sobre o perigoso (na minha opinião) norteamericano Nava!! Go, Reis, go, go!!!
Espero que não tenha sido uma ironia tipo FF ou o Realista.
Parabéns Reis rumo ao Austrália Open Qualy.
Não!! Nunca!!! Quando um tenista brasileiro vence, eu fico muito feliz. Ainda mais quando é o João Fonseca, o Monteirao da Massa, o o João Reis, o Wild, a Bia, os nossos valiosíssimos Junores,como a Victória, a Naná, o Guto Miguel, etc. Quando perdem, procuro deixar boas mensagens, incentivando-os. Ou então, nada escrevo de ruim, de depreciativo. Já disseram que sou woke, rsrs.
Grande João Reis, vitoria sobre top 100,se mantendo pro qualy de AO, vc merece. Parabens
A derrota na última semana foi surpreendente, a tendência é que o JLR consiga furar o top200 até o final do ano, considerando que tem conseguido consistentemente chegar a quartas em nível Challenger e a quantidade de torneios na América do Sul (principalmente no Brasil) e que não tem que defender muitos pontos até o final da temporada
Grande vitória do Reis! O Nava é o grande papa títulos nos Challengers da América do Sul este ano, inclusive vem de um. Sem dúvidas favorito contra o Puccinelli.
Parebéns João Reis
Parabéns Reis, vitória maiúscula
Há poucos meses atrás um destes “entendidos” em tênis (pode ser que trabalhem em lojas de calçados, vai saber) disse que o João ia ficar ali gravitando em torno de 250 no ranking e eu falei que ele certamente chegaria bem melhor do que isso já neste ano. Não sou especialista em tênis, longe disso, mas basta não ser hater para ver que o João pode alcançar o top 200.
E pode ser que isso aconteça ainda este ano, garantindo mais um Grand Slam no AusOpen 2026. Brilhante!
Trabalhamos com nomes. Seria o FF?
Kkkk
Que vitória do João Lucas Reis. Pra mim a maior da carreira, porque a vitória ano passado contra o Comesaña em Challenger no Chile não foi completa, veio com a desistência do argentino no 2º set. E de quebra garantiu um brasileiro nas quartas de final.