Paris (França) – O canhoto cearense Thiago Monteiro conseguiu reagir após perder os dois primeiros sets, levou à quinta série salvando três match-points, mas não impediu que seu momento ruim na temporada prosseguisse.
Ele entrou diretamente na chave principal de Roland Garros por ocupar no momento da inscrição um lugar no top 100,e acabou eliminado pelo tcheco Vit Kopriva, 86º do ranking, por 6/4, 6/3, 4/6, 6/7 (6-8 e 6/1, com 4h16 de batalha.
Computando-se todos os tipos de torneios e qualificatórios disputados, esta foi a sexta derrota consecutiva de Monteiro, que venceu sua última partida na segunda rodada do quali do Masters de Madri. Em chaves principais, ele não ganha desde o vice no challenger de Assunção.
A sequência negativa levará Monteiro a perder mais posições no ranking, já que no ano passado ele ‘furou’ o qualificatório de Paris e marcou 40 pontos e desta vez somará apenas 10. Na lista atualizada deste domingo, ele aparece no 131º posto, mas deve cair ao menos mais três posições.
Monteiro ainda não está inscrito em qualquer torneio até o quali de Wimbledon, mas deve entrar em challengers europeus no saibro nas próximas semanas.
Este foi o 25º Slam de sua carreira, com total de sete vitórias, das quais quatro aconteceram em suas sete participações em Roland Garros. Em 2020, chegou a passar duas rodadas, o que permanece sua melhor campanha em qualquer Grand Slam.
Na partida deste domingo, Monteiro perdeu o saque ainda no terceiro game e não conseguiu se recuperar, tirando apenas seis pontos do serviço adversário em todo o set. Ele continuou a mostrar certa pressa nas trocas de bola na outra parcial e isso causou nova quebra, no quinto game. Pela primeira vez, teve então chance de tirar um serviço de Kopriva, mas não aproveitou o 15-40 e ainda voltou a não aproveitar o serviço no game final.
Enfim, Monteiro conseguiu achar melhor ritmo no terceiro set. Alongou mais os pontos e usou bem o forehand para deixar o tcheco mais defensivo. Boas devoluções no nono game enfim deram a quebra perseguida pelo brasileiro e ele fechou com autoridade em seguida.
Embalado, abriu 4/2 com 0-30, mas aí vacilou, permitiu a virada para 5/4 e salvou o primeiro match-point com bom saque. A decisão foi ao tiebreak e um erro permitiu 6-4 ao tcheco. Foi a vez de Kopriva se apressar e Monteiro ficou firme para levar ao quinto set.
o brasileiro no entanto perdeu o embalo e perdeu logo o primeiro serviço. Logo depois pediu atendimento para o braço esquerdo e nova série de erros levaram Kopriva a 4/1 e saque. E aí não houve mais reação. O brasileiro terminou com 78 erros não forçados.
Como entender Thiago Monteiro? O cara me salva 2 match points no 4o set, chega no 5o com a moral no teto, cede a quebra ainda no 1o game e toma 6-1 sem oferecer qualquer resistência. Ele é o tipo de jogador que se borra todo quando vê a vitoria perto.
Não sei o que aconteceu no braço, que pediu atendimento. Pode ter sido isso.
Ele certamente deve ter se machucado;
Lecionou… Não estava normal no último set…
Começou e terminou mal a partida,infelizmente essa má fase insiste em continuar
Bom demais!
Conseguiu ganhar 2 sets. Agora é pegar o cheque da primeira rodada e voltar para os Challengers.
Sera’ que o nosso Ceara’ pegou o ‘mau’ do rapaz do Parana’? Se for jogador mediocre, nao tem como vencer. Este oponente e’ jogador de Challenger. Em dez anos, ganhou dez vezes na elite (agora onze.) Embalou em Roma quando passou o classificatorio e bateu o Baez. So’. Este ranking top 100 dele e’ da semana passada. Com uma pequena estrategia que nao fosse porradao para fora, o Ceara’ ganharia. Mas, me pareceu que nao teve estrategia nenhuma. Nem vou falar onde ele estava para receber o segundo servico do rapaz, porque ja’ falaram aqui um milhao de vezes. Fiquei triste (mais uma vez) com o meu conterraneo. E pensar que ele tem tenis para top 100.
“Se for jogador mediocre, nao tem como vencer”… Parece que o Djokovic consegue.
Pena, vibrei muito quando o Monteiro salvou dois march points no quarto set e venceu o tie break. Mas no último set voltou muito mal e quase toma um pneu. Vai entender…
O importante é que pegou o seu cheque da primeira rodada!
Bora agora pontuar nos Challengers e pagar as contas.
Força, Monteirão!!! Continue perseverando!! Estamos com você!!!!
Desejo que você, Monteiro, consiga passar pelo quali de Wimbledon!!! Estamos com você!!!
Grama não é a praia do Monteiro mesmo!
Não é a praia, mas pode ser o “jardim”, o tênis é dinâmico e acredito na evolução dos tenistas, inclusive na do Monteiro…
Monteiro mas uma vez cumpriu o que prometeu, buscou o cheque de primeira rodada. Missão cumprida. Parabéns
Que triste… Mas esperado do Monteiro, infelizmente…
É interessante como tem gente que espera a derrota do Thiago Monteiro e de outros brasileiros para vim aqui no fórum destilar ódio escondido na frustração de suas próprias vidas. Enfim, sobre o jogo, o adversário era favorito e o Thiago fez um bom jogo. Achei que venceu quem merecia embora esteja torcendo pelo brasileiro. Uma pena que perdemos.
Ambos devem ter saído esgotados. Duvido que o Kopriva, depois de 4 horas de jogo(!!!), consiga vencer na segunda rodada, seja qual for o adversário!!!
Pode sim
Pois quem joga no domingo tem 2 dias seguidos de folga, e só volta a jogar novamente na quarta.
E voltará aos Challengers no saibro depois da derrota na estreia, ao invés de treinar para jogar os três Challengers na grama, aí sim se prepararia para Wimbledon, mas não deve ser sua prioridade, onde pouquíssimas vezes na carreira jogou.
Onde é possível ver os próximos torneios que ele vai jogar?
Infelizmente o Monteiro continua sendo o jogador de um golpe só. Ele precisa treinar outros fundamentos. Agressividade sem regularidade não ganha jogo.
Um cara que consegue sair de 2×0 pra 2×2, é pra deixar o adversário psicologicamente derrotado. Já aconteceu com Djoko algumas vezes. É aí onde está a diferença entre um diferenciado e um jogador mediano. Talvez tenha sido a última chance dele em um Grand Slan, sem precisar disputar quali. A tendência é que caia muitas posições, porque depois dessa, vai faltar motivação até nos chalengers. Não é sobre ganhar dinheiro, é sobre ter um país inteiro apaixonado pelo tênis, torcendo pelo cara, e ele cada vez mais decepciona.
Toda vez é a mesma história , lutou lutou mais não ganhou , vai ficar traumatizado ficar só no quase
Eu falei, se colocar uma criança de 7 anos para jogar com ele a criança ganha. Esse é igual ao meligeni só corre, corre mas nunca ganhou nada. Agora é aguardar as próximas derrotas.
Aproveitou suas 4h em quadra para curtir sua última main draw na carreira em RG
Parabéns Morteiro
Já vem o derrotado de Boston perturbar nosso Monteiro.
Gente, pra que tantos comentários de hate pra ele, ele é o rank 131 e o kopriva é 80, ele jogou mt bem até, vamos ser mais positivos, o problema dele claramente é nos momentos decisivos, no último ano do circuito a gente viu isso, mas tudo bem segue para próxima, vamos ver se em wimblendon ele consegue furar o qualy
Pelo ranking até que não, pouco tempo atrás Monteiro era top 100.
E é apenas um jovem iniciando a carreira, certamente no futuro, com mais experiência, lidará muito melhor com esses momentos decisivos..
Perai. Nos momentos decisivos, ele salvou 3 match points. O 5º set claramente não serve de referência, ele sentiu o físico. Se tivesse tomado uma virada na reta final, concordaria. Mas nesse jogo, não foi o caso.
Monteiro sabe exatamente quem é. Está desde 2018 entre 70 e 120 do mundo, subindo ou descendo dessa faixa por pouco em raras vezes. Isso deve deixá-lo extremamente feliz e realizado. Faz o que gosta, ainda é pago para isso, sabe qual é o seu lugar nesse meio e vida que segue. Não tem ilusões de grandeza e tem plena consciência do que consquistou. Agora, quem o assiste esperando mais do que isso, vai sofrer. Ele já venceu Alcaraz, Tsitsipas, Rune, Ruud, Machac, Monfils, Tsonga, dentre outros. E já perdeu para um monte de bagre. Monteiro é isso aí.
Monteiro, e guerreiro. Mas, a fase não está boa. Torço para que ele encontre o equilíbrio.
Força Monteiro.
Parece que falta preparo físico para os brasileiros, chega num momento do jogo que eles (falo todos) arriam e o adversário fecha a partida.