Aliassime tira Zverev em sua maior vitória de Grand Slam

Foto: Ben Solomon/USTA

Nova York (EUA) – Com uma virada de alto nível, o canadense Félix Auger-Aliassime obteve na noite deste sábado sua mais expressiva vitória em torneios de Grand Slam, ao derrotar o atual número 3 do mundo Alexander Zverev de virada, com parciais de 4/6, 7/6 (9-7), 6/4 e 6/4.

Em sua terceira presença nas oitavas de final do US Open, o semifinalista de 2021 enfrentará agora o russo Andrey Rublev, que precisou de cinco sets para superar à tarde Coleman Wong. O canadense de 27 anos e atual 27º do ranking perdeu sete dos oito duelos diante de Rublev e vem de cinco derrotas consecutivas, incluindo duas nesta temporada, nas semis de Doha e de Hamburgo.

Aliassime marcou sua oitava vitória na carreira sobre um adversário de nível top 5 – e a quarta sobre um dos três primeiros, como fizera com Rafael Nadal e Carlos Alcaraz -, mas jamais havia feito isso em torneios de Slam, onde havia perdido todas as seis tentativas anteriores. Curiosamente, ele só tinha uma vitória em Slam sobre top 10 e era justamente sobre Zverev, em Wimbledon de 2021. Nesta temporada, seu principal resultado era em cima de Taylor Fritz, quarto colocado.

O canadense vinha de duas rodadas anteriores vencidas em sets diretos, mas cometeu erros na hora decisiva do primeiro set contra Zverev. A partir daí, no entanto, ficou cada vez mais consistente. Nenhum dos tenistas perdeu serviço ao longo de todo o segundo set e o tiebreak foi disputado palmo a palmo. Zverev teve set-point mas no serviço adversário e por fim cometeu erro que permitiu a Aliassime sacar para empatar a partida.

Daí em diante, o canadense dominou a partida, sempre mais eficiente nas trocas de bola e usando muito bem o forehand para definir os pontos. Também obteve ótimas variações com bolas curtas, o que pouco a pouco tirou a tranquilidade do adversário. Por duas vezes, Zverev lançou a raquete ao chão. A devolução foi outro ponto forte do canadense, que colocou sempre pressão no finalista de 2020. Com suporte claro do público, Aliassime obteve a quebra definitiva no sétimo game e aí sacou duas vezes para completar a grande atuação.

Subscribe
Notificar
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fábio Silva
Fábio Silva
1 mês atrás

Zé Verev nunca vai ganhar um grand slam.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Fábio Silva

Uma grande surpresa essa no tênis masculino, que é raro acontecer entre eles.

RenatoB
RenatoB
1 mês atrás

Muito bom ver o Félix jogando bem e vencendo novamente.

Davi Poiani
Davi Poiani
1 mês atrás
Responder para  RenatoB

Bem que o Aliassime podia ser um dos caras a subir de nível e quem sabe desafiar a hegemonia do Sinner e do Alcaraz. Ainda tem tempo em sua carreira.

Talento tem de sobra, baita de um tênis bacana de assistir! Precisa de mais consistência e mental pra chegar mais longe.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Davi Poiani

Verdade, pois tem boa técnica, tem tranquilidade só que é inconstante quem sabe ele se firme e ganhe confiança pós essa boa vitória.

Aguinaldo
Aguinaldo
1 mês atrás

Há um grande abismo entre Sinner e Alcaraz para o resto dos jogadores.
É incrível como o número 3 do ranking é tão fraco e inconsistente.
Zverev já foi chamado de pior número 2 da História.
Agora vai ser o pior número 3.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Aguinaldo

Desculpa cara, pois não acho Zverev fraco porque o currículum dele desmente isso, é que os dois melhores ranqueados estão acima do demais, veja que Zverev e Djokovic estão no degrau abaixo deles, no topo esta os 2 melhores e na base vem os demais, agora o Aliassime tem bons recursos técnicos só que a inconstância na carreira o prejudicou, por isso não consegue decolar como imaginaria.

João Silva
João Silva
1 mês atrás

Aliassime Jogou como top 10… Zverev perdeu uma grande chance contra o Dominic Tiem.

João Prates
João Prates
1 mês atrás

Jogando no nível de ontem, pode vencer qq um.

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás

Zverev é um jogador estranho, tem bons resultados, consegue se manter entre os primeiros, num bom dia consegue vencer qualquer jogador, mas não consegue subir na “prateleira” dos maiores do mundo.
Existe um componente além de seus bons golpes, a melancolia.
Jogador triste (meulio a hiena Hardy, acha que nada vai dar certo), um pouco soberbo (acha que não precisa de um técnico para agregar em seu jogo), está ficando ultrapassado (o estilo de consistência no fundo está com os dias contados, precisa ser agressivo sempre), joga muito (seu calendário é caótico, muitos torneios para manter a colocação no ranking, quando precisa não tem combustível para jogar).
O rapaz precisa de um bom técnico, alguém que organize seu calendário é bom preparador físico.
Ainda dá tempo de vencer um slam.

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Desta vez assino embaixo, Claudinho. Ele devia contratar Goran Ivanisevic ou alguém do mesmo calibre.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.