Nova York (EUA) – Em excepcional fase técnica e física, o cazaque Alexander Bublik obteve mais uma vitória expressiva em sua grande temporada 2025 e barrou o norte-americano Tommy Paul para avançar pela primeira vez às oitavas de final do US Open. O número 24 do ranking avançou com parciais de 7/6 (5-7), 6/7 (4-7), 6/3, 6/7 (5-7) e 6/1, em jogo pouco mais de 3h36.
Seu adversário na segunda-feira será nada menos do que o número 1 do mundo e atual campeão do torneio, o italiano Jannik Sinner, a quem Bublik derrotou nas quadras de grama de Halle, em junho, dias depois de ter perdido para o mesmo Sinner nas quartas de Roland Garros.
Bublik chega a 11 vitórias consecutivas no circuito e a 20 triunfos de suas últimas 22 partidas, incluindo as quartas de final de Roland Garros – até aqui sua maior campanha de Grand Slam -, além dos títulos no 500 de Halle, sobre a grama, e de Gstaad e Kitzbuhel, no saibro.
Esta é também a terceira vez que ele vai disputar as oitavas de final de um Slam, somando-se a Roland Garros deste ano e a Wimbledon de 2023. Nas duas primeiras rodadas deste US Open, superou o croata e campeão de 2014 Marin Cilic e o britânico Tristan Schoolkate, ambos em sets diretos.
No duelo deste sábado contra um desgastado Paul, que vinha de maratona noturna contra o português Nuno Borges e sentiu cãibras e incômodos musculares, Bublik fez diversos lances espetaculares, sem falar nas deixadinhas e no saque por baixo já habituais. Terminou com 20 aces e 12 duplas faltas, tendo vencido 82% dos pontos com o forte primeiro saque, tendo salvado todos os seis break-points que encarou. Finalizou com 70 winners, diante de 39 do adversário, e 55 erros, frente a 32 de Paul. Também foi 41 vezes à rede e se deu bem em 71% delas.
Joga de mais bublik,será uma batalha com sinner
Esse Bublik dá gosto de assistir a uma partida dele, já era habilidoso, agora uniu isso com os resultados.
Jogador sensacional esse Bublik
Acho que o cazaque está mesmo jogando muito e em grande forma. Porém, penso que vencer o Sinner agora será tarefa quase impossível já que Sinner também está novamente em grande forma e joga no piso em que ele vem mostrando muita segurança e força. Dificílimo para o Bublik. Mas não impossível, é claro.
Fluminense foi semifinal do mundial de clubes. A Bia ganhou da Sakari de 6×2 e 6×1.
Então, parece que nada é impossível, por mais que pareça improvável.
Até agora foi o melhor jogo do us open, muito bom ver o bublik jogar
Concordo, jogo do torneio até agora. Foi um jogaço
Bublik e Sinner caminhando para ser o melhor jogo das oitavas…
Bublik tem jogo para vencer Sinner, tem um saque agressivo, bate forte dos dois lados, e como é um tenista fora da caixa, não se abala muito com o jogo ou adversário.
Sinner não está jogando bem, o aproveitamento do primeiro saque é baixo (quando coloca o primeiro serviço, é muito bom, mas a porcentagem é baixa).
O pessoal está colocando o italiano para bater na corrida (o que faz relativamente bem), aquela vantagem na trocação já não é tão absurda como antes (ontem, Shapo conseguiu vencer a maioria das trocas longas, enquanto teve gás), fisicamente parece frágil (ultimamente, sente algumas dificuldades durante os jogos).
Não é o mesmo tenista dominante de 2024.
Senti isso do Sinner. Aquele cotovelo n esta 100%. Dito isso ainda deve ganhar do Bublik. Mas vai passar apertado.
Que jogão esse do Bublik e Paul. Os dois jogaram muito.