Monte Carlo (Mônaco) – Após conceder o primeiro convite ao francês Richard Gasquet, o diretor do Masters 1000 de Monte Carlo, David Massey, revelou nesta quinta-feira os nomes dos outros três. Entre eles estão dois nomes de peso, o suíço Stan Wawrinka e o italiano Fabio Fognini, e um tenista da casa, o número 1 monegasco Valentin Vacherot.
Eles se juntam a um grupo excepcional que inclui 42 dos 45 melhores jogadores do mundo, incluindo nove membros do top 10. Em contrapartida, o primeiro Masters 1000 da temporada no saibro teve uma baixa importante. O tcheco Jakub Mensik, recém campeão em Miami, acabou desistindo de sua participação no torneio.
Wawrinka, Fognini e Gasquet possuem histórico interessante em Monte Carlo. O suíço levantou o troféu em 2014, derrotando Roger Federer na final. O italiano levantou a taça em 2019, com direito a uma vitória sobre Rafael Nadal na semi. Por sua vez, o francês obteve grandes vitórias na competição, onde venceu seu primeiro jogo de ATP com apenas 15 anos e 10 meses.
O sorteio da chave principal de Monte Carlo será feito na sexta-feira às 12h (horário de Brasília). A fase de qualificação será disputada entre sábado e domingo e a disputa principal já começa também no domingo. As finais de simples e duplas estão marcadas para o domingo seguinte e a premiação total do torneio é de 6.128.940 euros, dos quais 946.610 euros indo para o campeão.
Muita justiça nos convites. Um tenista da casa, um tenista francês se despedindo do circuito e dois tenistas ex-campeões .
Gostei muito do convite aos Campeões de Monte-Carlo ainda em atividade: FOGNINI e WAWRINKA… Porém, lamento a ausência do jovem talento Mensik, é uma pena… Mas creio que ele não queira sobrecarregar seu calendário…
Lembrando que ele estaria jogando o qualy, até por isso que acredito que ele tenha desistido.
Muito Obrigado pela informação Calebe! Se realmente ele tiver que julgar qualy, é melhor desistir mesmo e se poupar para torneios que ele entre direto na chave…
Fognini tem muita torcida em Monte Carlo e com a ausência do Sinner o torneio estava precisando de um tenista carismático como o Fabio para se juntar aos outros top italianos. O torneio é em Monaco mas eu diria que 70-80% do publico é italiano, quase que nao se escuta falar francês.
É porque a “CASA GRIMALDI”, que é Família Real de Mônaco, é uma antiga nobre família que se originou em Gênova na Península Itálica. Fundada no século XII pelo cônsul genovês Grimaldo Canella, a família se tornou o principal expoente do Comércio Marítimo e da Indústria Naval da região. Monegascos e italianos compartilham laços familiares, por isso que um italiano pode sentir “em casa” jogando em Mônaco…
Djokovic se sentirá em casa também.
Fognini é de San Remo, de lado de Mónaco
Esses dias comentei em alguma notícia ou post do Blog do Dalcim que dificilmente o Fonseca seria convidado para esse torneio e que os WCs iriam justamente para esses quatro. Muito previsíveis.
A menos que Fognini e Wawrinka se aposentem neste ano, não vejo sentido nesses convites, pois há tempos que ambos vêm se arrastando em quadra. Poderiam dar para o Zizou Bergs e o Goffin, ou talvez ao Bublik, que costuma proporcionar partidas divertidas.