Rybakina fatura o título em Ningbo e fica mais perto do Finals

Foto: WTA Tennis

Ningbo (China) – A semana não poderia terminar da melhor forma para a cazaque Elena Rybakina, que além de conquistar o título no WTA 500 de Ningbo, neste domingo, batendo a russa Ekaterina Alexandrova de virada, por 3//6, 6/0 e 6/2, também se aproximou bastante de sua classificação para o WTA Finals.

Nona melhor da temporada, a cazaque está agora apenas 15 pontos atrás da russa Mirra Andreeva e precisa pelo menos chegar na semifinal do WTA 500 de Tóquio, na próxima semana, onde estreia direto na segunda rodada contra a vencedora do duelo canadense entre Leylah Fernandez, campeã de Osaka neste domingo, e Victoria Mboko.

Este é o segundo título de Rybakina na temporada, o décimo na carreira e o quinto em quadras duras. Ela vai levar para casa a premiação de US$ 164.000 e sairá da atual nona posição no ranking para a sétima. Já a vice Alexandrova faturou US$ 101.000 e seguirá como a número 10 do mundo, a melhor colocação da carreira.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Cabeça de chave número 3 na competição, a tenista de 26 anos entrou para a final contra Alexandrova ostentando um retrospecto negativo de 3 a 1 para a rival. Rybakina não apenas diminuiu a diferença no placar, mas também conseguiu derrotar a russa pela primeira vez em um duelo em quadras duras.

E o susto foi considerável, já que a russa fez um primeiro set muito consistente na base e foi ofensiva nas devoluções de segundo saque. Então a cazaque achou seu ritmo de saque e passou a ter facilidade para dominar os pontos com a segunda bola e ainda viu Alexandrova cometer erros da base.

Apesar dos games muito longos, a russa não conseguiu impedir as três quebras e viu ainda Rybakina abrir 3/0 no terceiro set. Rybakina teve oscilações no terceiro e sétimo games, permitindo break-points que a adversária desperdiçou com devoluções forçadas longas. Com 5/2, a cazaque se manteve agressiva e conclui o trabalho. Terminou a partida com 61% de acerto do primeiro saque, tendo vencido 88% desses pontos, incluindo 11 aces.

Subscribe
Notificar
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Mauro
Mauro
27 dias atrás

Ribakina, voltando a subir seu nivel. É uma adversária indigesta sempre. 2026 com ctz sera um ano prospero para Ribakina. Na torcida….rs

Fernando Venezian
Fernando Venezian
27 dias atrás

Ufa! Até que enfim a linda cazaque espantou a zica!

Edu Martins
Edu Martins
27 dias atrás

Maravilha, que 2026 continue a evoluir esta estabilidade, pois potencial, essa garota tem e muito!

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
27 dias atrás

No início deste ano com Iga n° 8 e Rybakina fora do top 10, escrevi que na virada do ano a polaca seria n° 2 e a casaque top 5.
Parece que os palpites foram certeiros!!!

Flávio
Flávio
25 dias atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

TOP 5? Essa você deve errar, agora pelo ano que teve, principalmente primeiro semestre, a acomodada e conformista indo ao finals não seria legal, mas como o tênis feminino atual é limitado acabou ajudando essa acomodada porque não apareceu outra para assumir a oitava vaga e também a Andreeva a ajudou com sua imaturidade ao perder, tudo inidcia, uma vaga de finals ganha, então por isso ela parece com essa chance de finals.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
23 dias atrás
Responder para  Flávio

Rybakina tem nível para vencer qualquer adversária, então, se tudo correr bem, ela pode ser top 5 com tranquilidade. Quem sabe ela assume o quarto lugar no ranking.

José alfredo
José alfredo
8 dias atrás

Torcendo p/ Elena kybakina, adoro seu jogo de corpo, é uma atleta fenomenal; linda, … Tem “sabalenka Osaka paoline” mas a minha preferida é Elena kybakina!!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.