Iga inicia bem a busca por título inédito em Madri

Foto: Mateo Villalba/MMO

Madri (Espanha) – Em sua centésima semana como número 1 do mundo, Iga Swiatek iniciou a busca por um título inédito no WTA 1000 de Madri. Finalista do torneio no ano passado, a polonesa superou nesta quinta-feira a chinesa Xiyu Wang, canhota de 23 anos e 52ª do ranking, com parciais de 6/1 e 6/4 em 1h17 de partida.

Este é o único grande torneio no saibro europeu que Swiatek nunca venceu. A jogadora de 22 anos é tricampeã de Roland Garros e bicampeã em Roma e Stuttgart. Já na capital espanhola faz sua terceira aparição, caindo nas oitavas em 2021, diante de Ashleigh Barty e superada por Aryna Sabalenka na decisão do ano passado. Ela não jogou em 2022 por lesão no ombro.

A adversária de Swiatek na terceira rodada em Madri será a romena Sorana Cirstea, experiente jogadora de 34 anos e 30ª do ranking, que derrotou a filipina de 18 anos Alexandra Eala, 170ª colocada, por 6/3, 6/7 (6-8) e 6/4. A número 1 do mundo venceu os três duelos anteriores contra Cirstea e cedeu apenas um set. Este ano, elas se enfrentaram em Doha, com uma tranquila vitória por duplo 6/1 da líder do ranking.

Superada pela número 1 do mundo nesta quinta-feira, Wang vinha de uma difícil virada na estreia. Ela ficou em quadra por 3h20 na última terça-feira e salvou um match-point na vitória sobre a romena Ana Bogdan por 6/7 (5-7), 7/6 (7-4) e 6/2. A chinesa atingiu o melhor ranking da carreira em janeiro, no 49º lugar, e conquistou seu primeiro WTA no fim do ano passado em Guangzhou. Já neste ano, também ficou com o vice em Austin.

A número 1 conseguiu cinco quebras e liderou com folga nos winners

A tranquila vitória de Swiatek começou a ser construída com uma quebra logo no game de abertura. E dois games mais tarde, ela conseguiu ampliar a vantagem para 3/0. A número 1 do mundo enfrentou apenas dois break-points no primeiro set, saindo e um 15-40 para abrir 4/0. E ela soube se aproveitar das condições mais rápidas de Madri para dominar os pontos, jogando de forma agressiva. Swiatek terminou o primeiro set com ampla vantagem nos winners, 13 a 2.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A diferença considerável no placar só aumentava no começo do segundo set e Swiatek continuava a dominar a partida. Com mais uma quebra de serviço, a polonesa saiu vencendo por 3/0 e seguiu pressionando os games de serviço de Wang. Mas ela não conseguia ampliar a diferença no placar e a acabou passando por um momento de oscilação, com dois games longos no saque e permitindo o empate à chinesa. O equilíbrio prevalecia, mas no último game da partida, Wang fez duas duplas faltas, que custaram-lhe uma nova quebra e a eliminação. Swiatek liderou com folga a contagem de winners por 20 a 5 e cometeu 22 erros contra 15 da chinesa. A polonesa conseguiu cinco quebras e só perdeu um game de saque.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.