Indian Wells (EUA) – No reencontro entre Iga Swiatek e Linda Noskova, a número 1 do mundo conseguiu a revanche contra sua algoz do último Australian Open. Apesar de um início de partida equilibrado neste domingo, Swiatek logo embalou na partida e marcou as parciais de 6/4 e 6/0, chegando a vencer dez games seguidos em partida com 1h12 de duração.
Iga tem agora 16 vitórias e apenas duas derrotas na temporada, com destaque para o título do primeiro WTA 1000 do ano em Doha, há três semanas. A polonesa de 22 anos já foi campeã de Indian Wells há duas temporadas, e no ano passado foi semifinalista.
A próxima adversária da número 1 do mundo pode ser a norte-americana Madison Keys, 20ª do ranking, ou a cazaque Yulia Putintseva, 79ª colocada. Ela tem duas vitórias e uma derrota contra Keys e venceu os dois duelos anteriores contra a cazaque sem perder sets.
(Iga’s Version) ✨
The 🔝 seed @iga_swiatek is into the next round after defeating Noskova 6-4, 6-0.#TennisParadise pic.twitter.com/Kn6zfYWBV5
— wta (@WTA) March 10, 2024
“Estava um pouco tensa no começo do jogo, não estava aproveitando as primeiras chances de devolver a quebra. Tentei me manter positiva e calma porque novas chances iriam aparecer. E fico feliz porque, nos momentos importantes, eu consegui jogar bem”, disse Swiatek, durante a entrevista em quadra após superar Noskova.
Na coletiva de imprensa, a polonesa também falou sobre as lições aprendidas com o jogo da Austrália. “Depois daquela derrota, nós analisamos a partida e nos concentramos no que fiz de errado. Tivemos duas semanas de treino, antes dos torneios no Oriente Médio, e conversamos muito sobre essa partida. Mas, honestamente, desta vez foi muito mais inteligente pensar em como jogar apenas contra a Linda, em vez de focar nos meus erros daquele dia”.
“Mesmo assim, meu treinador assistiu ao jogo de novo, porque é o melhor material para basear as táticas. Mas eu não diria que isso me impactou de forma negativa. Fiquei motivada para jogar melhor, não cometer os mesmos erros, e também em melhorar meu jogo em alguns aspectos”, acrescentou a número 1.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Na partida que perdeu para Noskova em Melbourne, Swiatek havia falado bastante sobre a dificuldade para ler o saque da tcheca, que fez 10 aces naquele dia, e o comparou com o serviço de Elena Rybakina, especialmente pelas colocações de bola. E neste domingo, a polonesa demorou alguns games até efetivamente entrar nos pontos durante as devoluções.
Swiatek chegou a estar perdendo o primeiro set por 4/2 e ainda escapou de mais três break-points, incluindo um 15-40, no longo sétimo game da partida. Ao confirmar finalmente o serviço, a polonesa inicou sua reação na partida, devolveu a quebra na sequência e terminou o set vencendo quatro games seguidos. Em vantagem no placar e com ótimo tempo de bola para as devoluções, a polonesa passou a pressionar o serviço da tcheca com maior frequência, e conseguiu três novas quebras para aplicar um ‘pneu’ e definir a partida em sets diretos.
Bom jogo da número 1, está com o mental em dia, tanto que no segundo set não tomou conhecimento da adversária. Cheguei a pensar que a derrota para Noskova no AO poderia mexer com o mental dela, mas não. Vamos ver até onde ela vai.
Parabéns Iga Swiatec. Grande jogo, grande vitória e mais um pneu aplicado. Até agora em sua carreira, a Iga já aplicou pneu em várias adversárias de bom nível. Karolina Pliskova, Jessica Pegula, Anastasia Pavlyuchenkova e Naomi Osaka foram algumas de suas vítimas, além da Linda Noskova hoje.