Riad (Arábia Saudita) – A busca de Aryna Sabalenka por um título inédito do WTA Finals continua nesta semana em Riad. A número 1 do mundo conseguiu sua segunda vitória na competição e está muito próxima da classificação para a semifinal. Sabalenka superou nesta terça-feira a norte-americana Jessica Pegula, quinta do ranking, por 6/4, 2/6 e 6/3 em 2h02 de partida.
Embora tenha duas vitórias na competição, Sabalenka ainda não está matematicamente classificada para as semifinais, mas lidera o Grupo Steffi Graf em Riad. Ela poderia ter garantido essa vaga de forma antecipada se tivesse vencido em dois sets. Na próxima quinta-feira, enfrentará Coco Gauff. O histórico entre Sabalenka e Gauff é ligeiramente melhor para a norte-americana, 6 a 5.
Já Pegula, com uma vitória e uma derrota, enfrentará a italiana Jasmine Paolini, única tenista já eliminada. A norte-americana venceu todos os cinco jogos que fez contra a rival e nunca perdeu um set sequer.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A vitória desta terça-feira foi a nona de Sabalenka em 12 jogos contra Pegula, que havia vencido o duelo mais recente entre elas, na semifinal em Wuhan. A bielorrussa de 27 anos já garantiu a liderança do ranking até o fim da temporada, independentemente dos resultados que tiver no Finals.
Eye of the tiger ! 😤@SabalenkaA battles past Pegula in a three set match 6-4, 2-6, 6-3. #WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/OwCDYLcfQQ
— wta (@WTA) November 4, 2025
Sabalenka começou a partida impondo seu jogo agressivo e de muita potência nos golpes. Com pressão constante sobre o saque de Pegula, conseguiu a quebra após quatro break-points e chegou a liderar o primeiro set por 5/2. Ainda que a norte-americana tenha diminuído a diferença no placar, a número 1 do mundo voltou a quebrar na sequência para fechar a parcial. Ela fez 14 winners contra apenas 5 e, por ser mais agressiva, cometeu 17 erros contra 7.
Já na segunda parcial, a regularidade de Pegula nos ralis do fundo de quadra fez a diferença. Com apenas cinco winners de Sabalenka e 13 erros não-forçados, a norte-americana conseguiu duas quebras e escapou dos quatro break-points que enfrentou. Ela terminou a parcial com 12 bolas vencedoras e cometeu 7 erros após 32 minutos de set.
O terceiro set começou difícil para Sabalenka, que teve o serviço quebrado em quatro duplas faltas. Mas Pegula não soube aproveitar a vantagem momentânea que teve no placar e permitiu o empate na sequência. Pouco depois, a número 1 do mundo passou à frente no placar, explorando as subidas da rival à rede, e fez 3/2. Novamente em vantagem, Sabalenka retomou o domínio da partida para definir a vitória em três sets.












Pegula deu o sangue no segundo set, conseguiu realmente anular a sabalenka, deu aula, mas do outro lado tem a melhor né
Realmente jogou muito a americana. Caiu um pouco logo após o início do terceiro set. E contra a Sabalenka nao pode baixar a guarda.
Pois é, então no jogo equilibrado delas quem oscilar acaba perdendo, as partidas entre Pegula x Sabalenka atualmente estão sendo decididas no detalhe.
Exatamente. Partida bem.interessante, mas como você disse. Sabalenka está na prateleira de cima.
Minha sugestão para a final: Aryna e Elena.
Será lindíssimo e divertido!!!
Acho que a Pegula merece ir `a final, pois o jogo dela é técnico e bem distribuído e a Sabalenka quando a enfrenta usa habilidades também para vencer, vejo que a Sabalenka quando é enfrenta jogadoras de mais força como Anisimova, Iga, Ribakina ou Keys ela joga de maneira diferente, de fato, parece que é a única tenista atual que tem estratégias conforme a adversária que enfrenta e isso, a meu ver, é um fato positivo porque assim cria um leque de opções, ou seja, é um grande mérito do time e da própria Sabalenka, por isso que ela não é a número 1 a toa.
Mas ela sofre bastante contra a pegula, os.jogos contra a pegula que eu me lembre pelo menos foram pesadíssimos, desdo us open dk ano passado, pegula realmente parece que aprendeu a tentar anular a sabalenka, so que a sabalenka é a sabalenka né, joga mt tenis
Talvez no fim falte um pouco de físico para a Pegula suportar o jogo todo, mas se conseguir isso ficará mais difícil ainda para a Sabalenka.
Melhor jogo até agora delas, entre as 8 são as 2 melhores jogadores, tecnicamente, e o jogo poderia ter ido para Sabalenka ou Pegula. Pegula deve vencer a Paoline, que está eliminada e deve concentrar forças para dupla,e a outra vaga deve ficar entre Sabalenka ou Gauff.
Estou com a mesma impressão, a classificação ser decidida no saldo de sets.
Tô achando também que vai ser decidido assim.
Essa chave está bem interessante de acompanhar….estou apostando na vitória da Gauff sobre a Sabalenka. Pegula deve vencer a Paolini e se classificar.
Dalcim,
Nesta matéria consta que Sabalenka se classifica vencendo um set na próxima partida contra Gauff. Acredito que existe um equívoco na análise, conforme demonstrarei abaixo.
Suponho os seguintes resultados:
Gauff 2 x 1 Sabalenka
Pegula 2 x 0 Paolini
Com estes resultados Paolini estaria desclassificada e as demais teriam:
Matchs: 2 a 1
Sets: 5 a 3
O desempate vai para o saldo de games, ou seja, tudo vai depender de quanto a Sabalenka vai perder para a Gauff e do tamanho da vitória da Pegula sobre a Paolini.
Estou na torcida para que a final seja Aryna e Elena.
interessante isso. Valeu esse cálculo…
(eu torcendo,para Pegula x Elena)
Ok